sábado, 13 de março de 2010

E os Suplentes?


Ontem (sexta-feira, dia 12) a CBF divulgou a programação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, que terá início dia 11 de junho, na África do Sul. A tão esperada convocação definitiva para o Mundial acontecerá na primeira quinzena de maio. O técnico Dunga vai convocar 23 jogadores, como é de praxe, e também apresentará uma lista de suplentes, que terá sete vagas, em caso de contusões dos primeiros selecionados.

É aí que entramos numa boa questão. Digamos a provável lista dos 23 nomes para a Copa:

Goleiros: Júlio César, Victor e Doni; Laterias: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto; Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva; Volantes: Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kleberson; Meias: Elano, Ramires, Júlio Baptista e Kaká; Atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Adriano.

Até aí, nenhuma surpresa, como Dunga já tinha avisado, que não teríamos. Mas e as outras sete vagas para suplentes? Podemos pensar: “Nem vão servir para nada, só para fazer número”. Mas, se recordarmos os dois últimos Mundiais, veremos que este tipo de lista não é inútil. Oito anos atrás, em 2002, na Copa da Coréia/Japão, o volante Emerson, hoje já veterano, quebrou o braço jogando de goleiro num rachão e ficou fora da competição, e foi substituído por Ricardinho. Quatro anos mais tarde, em 2006, na Copa da Alemanha, outro volante se machucou na preparação. Edmílson se lesionou e foi cortado. Está aí a importância.

Mas quem seriam os donos dos postos de suplentes, só esperando ou “secando” os outros jogadores selecionados para abocanharem o passaporte para a África? Ainda acho que seria um pouco cedo para falar, pois há ainda muita água para rolar. Mas, se for para citar nomes, seriam mais ou menos estes: Para o gol, a posição menos provável, Gomes. Para a zaga, Miranda, que sempre foi a quinta opção de Dunga. Na lateral-esquerda, Kleber ainda corre por fora e disputa vaga com Gilberto. No meio, Hernanes, mesmo não vivendo grande fase, é lembrado. Com poucas chances, mas ainda sonhando, Cleiton Xavier também seria uma alternativa. E tem Diego, que vem reencontrando seu bom futebol na Juventus. Para o ataque, Ronaldinho, que muitos (inclusive eu) botariam na lista principal, Pato, que vive ótimo momento no Milan, mas como o Gaúcho sofre com a forte concorrência, e Grafite, que vem marcando muitos gols no Wolfsbrug, e foi convocado no último amistoso, contra a Irlanda. E ainda tem Neymar, precoce, mas que está voando no Santos. Mas só existem sete vagas. Quem botar? Isso é problema de Dunga. Mas ele não pode reclamar da carência de jogadores, porque opções é o que não faltam.

3 comentários:

  1. Cara tomara que o Dunga chame o Ronaldinho Gaúcho e o Neimar, ele vai se arrepender se não o fizer.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. É oito ou oitenta: ou ele leva o Ronaldinho ou nem coloca na lista de espera. Isso é certo, porque o Dengoso é muuuito orgulhoso! (rimou..kkk)


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala, cara!

    Já virei seguidor do seu blog também!

    Pensando com a (ridícula) cabeça do Dunga, imagino: Gomes, Miranda, Kléber, Grafite, Alexandre Pato, Sandro e... É, não sei o sétimo, é difícil pensar como ele, me sinto mal. Ronaldinho tem dois dígitos em gols e assistências na temporada, mas prefere o Elano, o J.Baptista...


    Abraços!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!