quarta-feira, 24 de março de 2010

Messi ou Maradona: Clube ou Seleção?

As últimas atuações de Lionel Messi pelo Barcelona, que vem arrasando tanto no Campeonato Espanhol quanto na Liga dos Campeões, fizeram fazer ressurgiu uma questão: Ele já superou “El Pible” Maradona?

Para a comparação, que é válida para alguns e absurda para outros, podemos usar números. La Pulga, como Messi é chamado na Argentina, já marcou 25 gols em 24 jogos somente esta temporada, que é a melhor de sua carreira. Já conquistou tudo com o Barcelona, três títulos do Campeonato Espanhol, dois da Liga dos Campeões e um do Mundial de Clubes, sem contar a Copa do Rei e as Supercopas da Europa e Espanha. Além dos títulos coletivos, foi o primeiro jogador argentino a ser eleito o melhor jogador do mundo, no ano passado. No clube catalão, ele parece perfeito e intocável. Mas aí é que entra outra questão.

Se em seu clube Messi faz a diferença, já na seleção argentina não podemos dizer o mesmo. Ele sempre foi contestado por suas atuações apagadas nos jogos, tanto amistosos quanto decisivos, em que não aparece. Já disputou uma Copa do Mundo, a de 2006, quando era reserva e ainda não muito conhecido. E, se fizermos a comparação com Maradona no quesito seleção argentina, já podemos dizer que a vantagem é de El Pible. Maradona, mesmo com os feitos nos clubes que passou, principalmente no Boca Juniros, foi considerado um jogador mais de seleção nacional, que decidi e aparece nas horas que se precisa dele. Ganhou a Copa no México em 1986 quase sozinho, onde nas quartas-de-final fez o famoso gol da “Mão de Deus”, que deu a vitória naquela oportunidade aos hermanos. Messi ainda não demostrou o futebol extraordinário que joga no Barça na seleção argentina, para o azar dos nosso rivais.

Lionel seria o chamado jogador de clube, como diversas vezes já chamaram Ronaldinho Gaúcho na seleção brasileira. E, quando conseguir ir bem com a Argentina em uma competição e ganhar títulos, podemos começar a levar esta comparação com Don Diego mais a sério. E nada melhor que começar a mostrar sua bola num Mundial tão aguardado por todos, aonde a Argentina vem sem muita confiança. Eis a grande oportunidade de Messi.

3 comentários:

  1. Até hoje so vi ele arrebentar no Barça,e com ele outro jogador que arrebenta bem mais no clube é o Gaúcho,mais Messi tem tudo pra jogar muito tb na seleção.
    www.nickolasblog.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de comparar jogadores de épocas muito diferentes. Principalmente quando se fala em Pelé. Eu defendo a tese que o futebol na epoca de Pelé era semiprofissional, queria vê-lo jogando hoje na Premier League e saber se ele faria todos aqueles malabares. Hoje o futebol é muita mais profissional e técnico do que naquela época.


    http://futebolarisca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que Maradona ainda está muito acima de Messi, mas o camisa dez do Barça joga muito, espero que não jogue bem na seleção, continue assim, sem jogar bem na seleção...

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!