quinta-feira, 1 de abril de 2010

Taça das Bolinhas: Um grande rolo dos nossos dirigentes

A Taça das Bolinhas foi criada com o propósito de ser dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas. O que era para ser apenas uma bonificação para uma equipe supercampeã, acabou virando motivo de brigas e muitas discussões no futebol brasileiro.

Mas, finalmente, parece que esta história irá acabar. A CBF finalmente se tocou e decidiu mexer seus pauzinhos através de seu presidente. Ricardo Teixeira confirmou que encomendou um estudo ao departamento jurídico da entidade para decidir o futuro e o destino do troféu. A decisão definitiva deve sair em meados de abril.

Primeiramente, vamos explicar a história por completo, onde e quando ela teve início. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União (que seria a Série A) e o Sport venceu o módulo amarelo (a Série B). O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Internacional, vice-campeão do módulo verde, se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF então declarou o time de Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. A Confederação Brasileira de Futebol considera o Sport campeão brasileiro de 87, resultado que persiste até hoje. Mas, o Flamengo, com o título do ano passado, se considera hexacampeão brasileiro, enquanto a CBF o considera penta.

É aí que entra o São Paulo. O tricolor já tem no currículo seis títulos do Campeonato Brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008). Na teoria, então, o clube já deveria ter ganho a taça das bolinhas, certo? Mas o Flamengo, que se considera penta primeiro que o São Paulo, não deixou a taça ir para o Morumbi. E o rolo já se tinha feito. O time carioca até já levando a taça, quando ganhou o Brasileirão de 1992, mas não ficou com ela em definitivo. Se a CBF acha que o Flamengo é só penta e não hexa, então o troféu teria que ter ido para o São Paulo, já que o tricolor ganhou o pentacampeonato antes (no caso, em 2007). Mas, como nós todos sabemos, o futebol no Brasil é uma bagunça geral, onde organização é uma palavra que não consta no dicionário dos nossos dirigentes, que parecem querer complicar as coisas. E são os torcedores que pagam o pato, não podendo dizer se seu time é penta ou hexa, e assim vai. E ainda teremos uma Copa do Mundo aqui. Meu Deus do céu...

Tomara que esse impasse seje resolvido o mais breve possível, porque já não aguentamos mais ficar ouvindo essa história que, vira e mexe, acaba aparecendo e ganhando espaço na mídia esportiva. Agilidade, altoridades.

6 comentários:

  1. Reparte no meio a taça e pronto! jeje


    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah e so fazer pesquisa das torcida p quem q q vá e pronto!Vai dar Flamengo entao deixa assim q nos ja nos conseideramos nossas msm hehe!
    www.nickolasblog.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Vou adorar se o Flasbosta perder a Taça. Assim, a maior torcida do país vai chorar pelo título perdido. E lembram que quando o Flabosta foi hexa, a imprensa pernambucana falou que é penta por causa dessa treta com o Sport?

    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel

    Belo post! Essa taça das bolinhas é uma verdadeira novela, isso já tinha que ter acabado a muito tempo.

    É impressionante como uma taça, criada para ser um motivacional, algo totalmente interessante, se torna uma briga judicial.

    Realmente lamentável!

    Grande abraço, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente já encheu o saco, da uma para o São Paulo e outra para o Flamengo, pronto.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vamos ser sinceros, o grande problema aqui é um só a CBF defende os times do Rio, a questão é bem simples.
    Para o Flamengo ser Exacampeão ele TEM que ter ganho o Campeonato de 1987, se a o campeão oficial é o Sport
    então logo a Taça é do São Paulo e não tem discussão.
    Palhaçada é a CBF e a FIFA deixar os times se auto proclamarem o que quiserem.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!