segunda-feira, 31 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010 - Argentina

A quinta análise das principais seleções da Copa do Mundo é sobre nossos hermanos argentinos. Sempre apontada como uma das favoritas para o mundial, a Argentina chega a África do Sul digamos mais cautelosa. Motivo: a suada classificação nas eliminatórias sul-americanas, conquistada somente na última rodada, e algumas trapalhadas do técnico-mito Diego Armando Maradona.

Brigas internas e um futebol pouco empolgante levaram os argentinos a quase ficarem de fora desta Copa. Empates inesperados contra Peru, Paraguai e Uruguai, e derrotas para Colômbia e Bolívia (esta última por um 6 a 1 histórico) deixaram dúvidas no ar sobre a capacidade de Maradona conduzir a seleção. Mesmo assim, El Pibe chega com moral na África, mas pode muito bem virar vilão, se a Argentina não fizer uma boa campanha. Esquemas táticos meio malucos, surpresa nas convocações e com rivalidades dentro da própria AFA. É assim que Diego leva a seleção, meio que aos trancos e barrancos, sempre confiando no "Barba" lá em cima.

Vamos falar da seleção propriamente dita. A Argentina caiu no Grupo B, e pegou um grupo teoricamente fácil, e não deve ter problemas em avançar. A não ser que Nigéria, Coreia do Sul ou Grécia resolvam aprontar. Provavelmente, nossos hermanos vencem as três partidas sem muitas dificuldades. A segunda vaga deve ficar entre Nigéria e Grécia. O cruzamento das oitavas-de-final será com o Grupo A. Poderá vir pela frente um México (repetindo 2006) ou uma França, ou até um Uruguai. Convenhamos, nenhum bicho papão muito grande, mas que é claro, exigirá muito mais dos comandados de Maradona. A pergunta que fica é: essa Argentina terá bala na agulha para bater de frente com os "leões" da Copa? Messi terá que jogar como joga no Barcelona, e a defesa terá que colaborar. E Dom Diego terá que ser mais racional na escalação e no comando da equipe, não agindo como amador. Podemos esperar tudo dessa Argentina no Mundial. Pode ser campeã pela terceira vez na história, como pode tambpem protagonizar um grande fiasco. Esperança? Sempre confiando no "Barba", não é Maradona?

Ponto forte: O ataque, com certeza. O setor conta com um vasto potencial individual. Messi, Aguero, Tevez, Milito e Higuaín estão acostumados em decidir em seus clubes, e são muito perigosos. Ainda no banco fica Palermo, que também tem poder de decisão. Um grande poder de fogo na frente. Maradona só tem que saber usá-los bem.

Ponto fraco: A defesa. É comum ver a Argentina tomar gols de bolas paradas, até por ter jogadores baixos na posição, além de cobrirem mal a saída de laterais e volantes.


O cara: Messi - Vem de uma grande temporada no Barcelona, onde vem sendo comparado até mesmo com seu comandante Maradona. Atual melhor do mundo, porém, nunca mostrou seu melhor futebol na seleção. Essa é a sua grande chance de provar que joga bem também na Argentina.






A surpresa: Di María - O jovem meia fez excelente temporada pelo Benfica e vem ganhando destaque. Veloz, é a principal arma da seleção pela esquerda, jogando como ponta e fazendo gols. Olho nele.







Escalação: Desde que assumiu, Maradona tem mudado bastante o estilo da seleção jogar. Mas vem tendo suas melhores atuações no 4-4-2 tradicional, sendo Gutierrez, na direita, e Di María, pela esquerda, armando para Messi e Higuaín ou até Milito concluírem. Tévez e Aguero também são ótimas opções, dependo do estilo de jogo. Atrás, Mascherano e Verón são a alma do time, segurando as pontas na subida dos laterais.

Romero, Burdisso, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Verón, Gutierrez e Di María; Messi e Higuaín (Milito).
Técnico: Diego Armando Maradona.

Uniformes

4 comentários:

  1. A Argentina no papel é a melhor seleção ao meu ver, tem tudo para levar essa copa ou no mínimo chegar a final, só o Maradona não inventar.

    Abraços !!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    debatsports.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Embora tenha feito uma campanha pífia nas eliminatórias e o Maradona tenha feito a burrice de não levar o Cambiasso, acredito que a Argentina pode se dar melhor que muitas seleções por aí. Quem sabe, melhor até que o Brasil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. nao acho que a aregtnina venha a ganhar a copa pela maldição do melhor do mundo + acho q vai da trabalho e talvez chegue as finais

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem vejo a seleção Argentina muito bem cotada pra ganhar essa Copa, acho que sobretudo pela gana que eles estão pra esse Mundial, e Messi sendo o cara junto com Milito e outros é só dar liga que eles levam a Copa, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!