sexta-feira, 14 de maio de 2010

A onda da terceira camisa

Não é de hoje que o marketing se faz presente no futebol. Esse artifício já virou prioridade entre quase todos os clubes do Brasil e do mundo. E a onda das terceiras camisas invadiu de vez os bastidores do futebol. Fora das quatro linhas, essa novidade rende um bom dinheiro aos clubes, que se beneficiam muito com essa ideia. E cada vez ela se faz mais presente no futebol.

A onda da terceira camisa começou em 2007, com o Barcelona, lançando naquela oportunidade uma camisa laranja, fugindo totalmente dos padrões do clube. Quem esperava um fracasso viu a até então novidade render uma bela receita ao clube, e despertou as outras equipes do futebol mundial. E desde então essa artimanha não parou mais, não somente nos clubes europeus, mas também nos brasileiros, que aderiram a ideia. Se fizermos uma análise, veremos que os principais clubes do Brasil lançaram, a maioria a pouco tempo, algum terceiro uniforme, que ajuda bastante na arrecadação das equipes no balanço mensal das despesas.

O Corinthians, na onda do fanatismo, pelo rebaixamento do clube, em 2008, começou com a novidade no Brasil. A camisa roxa fez o maior sucesso por parte dos corintianos, que aderiram e ajudaram o clube nas receitas. Em 2009, o Palmeiras também lançou seu terceiro uniforme, azul, em homenagem as "raízes" do clube, vindas da Itália. Ainda antes, em 2007, outro paulista, o Santos, também havia lançado uma camisa azul como terceiro uniforme.



E neste ano os clubes brasileiros entraram de vez na onda da terceira camisa. O primeiro foi o Vasco, que lançou sua terceira camisa no início do ano, que está sendo um sucesso entre os torcedores curzmaltinos. O Atlético-MG foi o mais ousado. Lançou um uniforme rosa, mas sendo este para treinamentos, e que causou reações diferentes entre os atleticanos. O Botafogo também entrou na onda e escolheu o cinza para botar em sua terceira camisa. E, neste mês, Flamengo e Cruzeiro entraram no clima da Copa do Mundo e botaram o amarelo em seus respectivos terceiro e quarto uniformes.

Por estas e outras o marketing está mais do que nunca presente no futebol de todo o mundo, gerando muitas receitas aos clubes lançadores e das marcas esportivas que fabricam o produto. E as terceiras camisas nas equipes são a onda da vez, que estimulam o consumo e por que não, uma competição particular entre as equipes, esta fora das quatro linhas.

8 comentários:

  1. uma correçãozinha a Camisa amarela do Cruzeiro e a 4 e não a 3 pq a 3 e a do palestra italia

    ResponderExcluir
  2. Valeu Mateus, são tantos uniformes! Correção feita.

    ResponderExcluir
  3. Brother, destas camisas três da postagem, a do Vascão da de 10 a 0 em todas elas.

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  4. Na boa, não sou fã de terceiras camisas. Uma ou duas ainda escapam, mas a maioria é muito feia e muito nada a ver com as cores tradicionais do clube.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A moda da terceira camisa pegou mesmo nos clubes Brasil afora. Além de gostar da terceira camisa do Vascão, gostei também do Corinthians e do Cruzeiro. Já a do Flamengo, daria um bom pano de chão. Achei horrenda, nada a ver com as cores do clube.

    Abraços e saudações vascaínas.
    Visite- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Camisas 3 são usadas em questões de Markiting e outro fatores.Mais quem derá que esse fosse o problema geral,problema mesmo é que grande parte fica muito inadequada ao clube e ficam muitos estranhas.Abraços e blog novo.
    http://futebolporai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fala Gabriel blz? Pois é cara a onda das terceiras e até mesmo quartas camisas pegou, e acho que os clubes tem mais que aproveitar mesmo, o Grêmio deve lançar logo logo o 3° uniforme, abraço.


    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  8. É verdade o Marketing a cada dia está sendo mais importante nos clubes.Podemos colocar a conta no capitalismo também, com a falta de dinheiro os clubes estão investindo em idéias, uma dessas idéias são novas camisas.

    Não se eskeça de escutar o DEBATSPORTS. Hoje temos um convidado especial, ANDRÉ ROCHA do GLOBO ESPORTE(Blog Olho tático), inperdível.

    debatsports.blogspot.com


    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!