terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil vence na estreia, mas não convence ninguém

A estreia da seleção brasileira no Mundial era muito aguardada por todos. Ela aconteceu nesta terça-feira, no estádio Ellis Park, em Johannerburgo. Os torcedores esperavam uma partida com dificuldades, é claro, muito por se tratar de uma estreia, e não do adversário sem expressão nenhuma no futebol.

Mas os misteriosos norte-coreanos, quem diria, deram trabalho a nossa seleção. Vamos falar do jogo. Na primeira etapa, como já era de se esperar, o Brasil mostrou um certo nervosismo, errando passes, mas tendo a bola nos pés. Tudo normal até então, se tratava do primeiro jogo na Copa. Mas a ansiedade demorou mais que o esperado para passar. Mais precisamente só na segunda etapa. Durante todo o primeiro tempo, a seleção mostrou um futebol burocrático, com passes e mais passes (muitos deles errados, é verdade), sem chegar no gol adversário, não oferecendo nenhum perigo a Coreia do Norte, que impôs velocidade quando tinha a bola no ataque e tentava assustar a defesa brasileira, mas também não obteve sucesso. Encurralada na retranca asiática, o Brasil tentava de todas as formas, mas não conseguia sequer acertar uma bola ao gol adversário. Somente Maicon fez o goleiro norte-coreano trabalhar, em um chute cruzado. Além do lateral-direito, Robinho foi o mais ativo da seleção no primeiro tempo, caindo pelas duas pontas e pelo meio, mas também parava na forte marcação. Kaká errava quase todos os seus passes, assim como Elano. Luís Fabiano, isolado, não conseguia jogar. Apreensão por parte de todos no fim do tempo.

Veio a segunda etapa. O Brasil voltou sem alterações, mas com uma postura diferente. Mais ligada e objetiva, logo no ínicio sufocou os norte-coreanos no seu campo de defesa, finalizou, mas sem aquela qualidade desejada e precisa para sair o gol. De tanto tentar, a seleção foi premiada aos 10 minutos. Numa das inúmeras passadas de Maicon pela direita, o lateral recebeu em velocidade, e sem nenhum ângulo, chutou cruzado, num chute seco e forte, enganando o goleiro, que saiu na tentativa de interceptar um possível cruzamento, e foi enganado pela bola, que foi para o fundo das redes. Com o 1 a 0 no placar, os brasileiros se soltaram um pouco, tentaram algumas jogadas de efeito, e continuavam em cima da Coreia, que não oferecida perigo nenhum e mal passavam do meio-de-campo. E aos 26 minutos, Robinho fez excelente passe para Elano chutar cruzado, rasteiro, para marcar o segundo da seleça. Dunga então promoveu as entradas de Daniel Alves, Ramires e Nilmar, nos lugares de Elano, Felipe Melo e Kaká, respectivamente. Com as substituições, o time ganhou em velocidade e criava mais chances, mas perdeu em marcação. E aos 42 minutos, Ji Yun Nam aproveitou o cochilo da zaga brasileira e marcou o de honra dos norte-coreanos. Não dava tento para mais nada. Mesmo sem brilho, o Brasil conseguiu passar com uma importante vitória na primeira partida na Copa do Mundo e lidera o Grupo G.

Ainda falando do jogo, analisando os jogadores da seleção. Júlio César, voltando de contusão, não foi exigido. Maicon, o melhor da partida, atacou muito bem, como sempre, e foi decisivo. Cochilou no gol da Coreia assim como toda a zaga brasileira. Lúcio e Juan, quase perfeitos nos desarmes, terão mais dificuldades daqui pela frente. Michel Bastos, contestado, foi bem no apoio ao ataque, mas ainda falha e deixa espaços na marcação. Gilberto Silva, discreto, bem na defesa, ainda deixando alguns buracos, e muito bem no passe. Felipe Melo, muito bem nos passes e inversões de jogo, mas falho nos desarmes. Elano, mal na primeira etapa, subiu de qualidade no segundo tempo e foi decisivo. Kaká, nossa principal estrela, errou quase todos os seus passes no primeiro tempo, apareceu mais no segundo, correu muito, mas precisa melhorar muito. Robinho, jogou quase como um meia no segundo tempo, criou, sassaricou e foi muito bem. E Luís Fabiano, preso na marcação, tentou, teve sua chance, mas não aproveitou para tirar sua seca de gols. Dos que entraram no segundo tempo, Daniel Alves entrou bem, deu velocidade e criatividade ao time. Nilmar idem. E Ramires pouco apareceu no jogo, ainda tomando um cartão amarelo. Sabemos que essa só é a primeira partida no Mundial, difícil analisarmos apenas por um jogo. Poderam haver evoluções, mas já temos uma noção de nossos jogadores.

Dunga reconheceu que a seleção precisará melhorar para as próximas partidas desta primeira fase, contra Costa do Marfim e Portugal, adversários bem mais qualificados do que a Coreia do Norte. Não haverá moleza. O Brasil ainda foi beneficiado com o empate entre portugueses e marfinenses, e saiu na frente. Mas diante da velocidade dos africanos e da individualidade dos europeus, nossa seleção poderá sofrer para vencer as partidas. Esperamos que seje apenas pela estreia. A seleção brasileira venceu, mas não convenceu ninguém.

7 comentários:

  1. Olá meu caro Gabriel, eu não assisti a estreia do jogo do Brasil porque estava dormindo, mas eu percebi os gols pelas gritarias.
    Não adianta descer o pau na seleção ainda, esperem até o jogo do dia 25 para aí sim, descer a lenha na seleção.

    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, venceu e não convenceu ninguém! Confesso que me decepcionei com o que vi, esperava muito mais, na real, acho que todo mundo esperava muito mais. Menos mal que ganhou, neh? Mas se o Brasil quiser trazer o hexa, vai ter que fazer muito mais, vai ter que entrar no jogo de verdade! ;)

    Gostei bastante daqui, viu???
    Estou seguindo!!! :D

    Afim de parceria???
    Passa lá no Gigante Colorado!!! :D

    Beijoooo (Gabriela)

    ResponderExcluir
  3. - O Brasil foi o time que mais atacou, segundo os critérios da Fifa, que não sei quais são (19 vezes).
    - Também foi o time que mais finalizou: 26 vezes, 10 delas no gol, também o maior número, junto com a Alemanha
    - Até o jogo do Brasil, a França era o time que mais tentou jogadas individuais: 26. Pois o Brasil tentou nada menos que 40.
    - O Brasil foi apenas o 3o time que mais conseguiu passes na área do pênalti: 8, o que mostra a dificuldade para penetrar. Outra estatística que corrobora tal dificuldade é o número de finalizações bloqueadas: 7, maior número junto com Coréia do Sul.
    - O time de Dunga foi disparado o time que mais trabalhou a bola: 584 passes, 110 a mais que o 2o lugar, a Alemanha, com o belo índice de 83% de acerto, 3% a mais que a vice, Holanda.
    - Também lidera na número de cruzamentos: 31.

    Um grande ataque contra defesa.
    Fonte: FIFA, postado no blog: http://estrategianofutebol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estreia do Brasil decepcionante,mais em alguns sentidos,será isso,não teremos um meio campo habilidoso e o Kaka,nunca que fará essa função e a esperança disso,será com o Robinho.

    ResponderExcluir
  5. Fala, cara!

    Bom, o atenuante é que até agora só a Alemanha realmente convenceu. Mas é ridículo ver o Brasil levar 50 e poucos minutos pra fazer um gol na Coreia do Norte.

    O rapaz lá, que atende como técnico da seleção, diz que o Brasil enfrenta dificuldades contra retrancas, e ele tem G.Silva e F.Melo de volantes, algo me diz que isso está 'ligeiramente' ligado ao fato do Brasil enfrentar dificuldades com retrancas.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!