domingo, 13 de junho de 2010

Eslovênia e Gana vencem nos primeiros jogos de domingo

Terceiro dia de Copa do Mundo. O domingo foi aberto com a conclusão da primeira rodada do Grupo C, com Eslovênia e Argélia, no estádio Peter Mokaba, não totalmente lotado, também pela proporção do jogo, que não prometia muita coisa. E foi assim. Na primeira etapa, as duas seleções entraram com posturas muito cautelosas, com muitos meias e poucos atacantes (um para cada lado). Tivemos três chances de gol no primeiro tempo de jogo, duas da Argélia, sempre nas bolas paradas, e uma da Eslovênia, num chute da intermediária. Primeiros 45 minutos morno. Para a etapa final, ambos os treinadores mexeram na parte ofensiva das equipes, mas as mudanças pouco surtiram efeito, e a partida continuava muito lenta e com quase nenhuma oportunidade de abertura do placar. O atacante argelino Ghezzal teve a proeza de conseguir ser expulso 15 minutos depois de entrar em campo, por conta de um carrinho em seu primeiro lance e num toque de mão, na tentativa de dominar uma bola. O jogo tinha poucas emoções, num nível técnico baixíssimo para os padrões de uma Copa. Se aproveitando da vantagem numérica dentro de campo, a Eslovênia partiu para o ataque e conseguiu marcar o gol da vitória, com o capitão Koren, contando com uma grande ajuda do goleiro Chaouchi, que tentou encaixar a bola na cobrança de falta e viu a pelota morrer no fundo das redes. Mesmo sem qualidade alguma, num jogo bizarro, os europeus eslovenos obtiveram sua primeira vitória em Mundiais e agora lideram o Grupo C com três pontos, mas não devem encomodar ingleses e norte-americanos, assim como os africanos argelinos.

Na abertura do Grupo D da Copa do Mundo, Sérvia e Gana prometiam um jogo equilibrado em Pretória, quase que um "confronto direto" logo no primeiro jogo das duas seleções. A partida começou agitada, com a Sérvia tendo uma chance com um chute de fora da área, e Gana respondendo da mesma forma. Melhores na partida, os africanos criaram chances de abrirem o placar, com bolas alçadas na área para seus atacantes. Assim chegou mais duas vezes a área adversária. Os europeus começaram a melhorar a partir do final do primeiro tempo, e com toque de bola, chegou a criar boas oportunidades, não concluídas com sucesso. Jogo equilibrado, como o esperado. Na etapa final, a partida continuava igual, com chances para ambos os lados. Gana foi se soltando e ficando mais com a bola, chegava ao ataque com perigo, mas pecava nas finalizações. Melhor em campo, os ganeses ainda foram beneficiados com a expulsão de Likovic, pelo segundo cartão amarelo. Mas foi a Sérvia que criou três chances seguidas de abrir o marcador, obrigando o goleiro Kingson a trabalhar. Mas o lance crucial da partida aconteceu aos 37 minutos. Em bola cruzada na área, Kuzmanovic meteu o braço na bola para interceptá-la e acabou fazendo pênalti. Na cobrança, Gyan deslocou Stojkovic e fez o gol da vitória de Gana, o primeiro triunfo de uma equipe africana no Mundial. O mesmo Gyan poderia ter ampliado no final da partida, acertando a trave. Os ganeses começam com o pé direito e agora estão com grandes chances de abocanharem a segunda vaga do Grupo D, teoricamente falando. A Sérvia pecou na objetividade e foi castigada no final, mas ainda está no páreo.

Fechando o domingão da Copa, teremos a finalização da primeira rodada do mesmo Grupo D, com Alemanha e Austrália, em Durban. Favoritismo todo alemão, vamos ver como os bávaros vem para este Mundial.

4 comentários:

  1. Excelente análise dos jogos de hoje!!
    Pois sim, favoritismo todo alemão, está superando com muita facilidade a estreia na Copa.
    Grande abraço desde Buenos Aires!!
    Sebastián

    ResponderExcluir
  2. Gana fez o seu gol no momento em que a Sérvia era melhor. A primeira vitória de uma seleção africana no mundial. Já o jogo da Eslovênia, era de se esperar um jogo ruim entre duas zebras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel, eu não estou acompanhando os jogos da Copa do Mundo muito não, mas quero te parabenizar pela cobertura de cada rodada diária da Copa do Mundo.

    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!