sexta-feira, 11 de junho de 2010

Esperança e Alerta na estreia da Copa do Mundo

Finalmente a Copa do Mundo teve início nesta sexta-feira, para alegria geral dos amantes do futebol. E como já é costume, a seleção anfitriã abriu as honras do Mundial. África do Sul e México abriram mais uma Copa no estádio Soccer City, em Johannesbrugo. No primeiro tempo, os mexicanos começaram melhor, tendo oportunidades de abrirem o placar no início da partida. Com mais posse de bola e domínio do jogo, o México ditava o ritmo da partida, mas tocava demais a bola e não arriscava chutes. Aos poucos, os sul-africanos foram se soltando da ansiedade da estreia e começaram a chegar no campo de ataque, também criando chances de gol. A primeira etapa acabou sem gols, com domínio mexicano, em relação a posse da pelota.

Na segunda etapa, o México continuava com a grande maioria da posse de bola, mas continuava tentando entrar na área adversária tocando, e acabava muitas vezes sendo desarmada. Até que aos 8 minutos, num contra-ataque, com belos passes, bem na característica dos bafana-bafana, Tshabalala acertou um belo chute no ângulo do goleiro Pérez, abrindo o placar, marcando o primeiro gol da Copa e enlouquecendo a torcida local. Os mexicanos sentirão o gol, continuavam tocando a bola, e sofriam com os contra-golpes rápidos da seleção anfitriã, que teve pelo menos mais duas chances de ampliar e um pênalti não marcado pela arbitragem. Mesmo sem muita objetividade, o México conseguiu o gol de empate, aos 33 minutos, com o zagueiro Rafa Márquez, num erro da linha burra dos sul-africanos. Então, os mexicanos partiram para cima, tentando a virada, e continuava deixando espaços atrás. Tanto é que no último lance do jogo, o atacante Mphela teve a grande chance para os anfitriões, mas parou na trave. O empate mostra o equilíbrio entre as duas equipes. O México, mostrando muita qualidade técnica e no toque de bola, mas pecando na objetividade, querendo enfeitar muito suas jogadas, e a África do Sul mostrando uma gande evolução, tendo uma meio-de-campo e um ataque veloz, principalmente nos contra-ataques, mas tendo que melhorar sua defesa, e adquirir ainda uma certa "malandragem".

Na outra partida do Grupo A, Uruguai e França prometiam um grande jogo. Só prometiam. Porque o que se viu foi uma partida abaixo da média, até certo ponto melancólica, pela história que as duas seleções já tem em Mundiais. Na primeira etapa, a França teve as melhores chances de abrir o marcador (poucas, é verdade), sendo criadas pelos meias de criação Gourcuff, Ribery e Govou. O Uruguai se resumiu a tentar ligações diretas no ataque com seus dois homens de frente, Suárez e Forlán, que teve até uma oportunidade. No segundo tempo, a celeste tentou trabalhar mais a bola, mas esbarrava na própria falta de qualidade de seus jogadores, vivendo dos lampejos de Forlán, que teve a melhor chance uruguaia na segunda etapa. Mesmo com a expulsão de Lodeiro, aos 17 minutos, os franceses pouco criaram na partida, não se aproveitando da vantagem numérica em campo. Num jogo fraquíssimo tecnicamente, o alerta fica aceso. Uruguai e França precisaram mostrar muito mais se quiserem almejar alguma coisa de mais alto nesta Copa do Mundo.

Com estes dois empates, o Grupo A fica embolado, tendo todas as seleções com chances de passarem as oitavas-de-final até a última rodada, prometendo uma briga acirrada pelas duas vagas a próxima fase.

4 comentários:

  1. Valei irmão!
    se puder divulga meu blog entre seus amigos ae que to divulgado o seu aki!

    http://comenteinacopa.blogspot.com

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu na verdade achei os dois jogos ruins, mas o da África do Sul aos poucos foi melhorando. acho que os bafana-bafana não mereciam levar o empate. Já o jogo da França e do Uruguai, um dos piores que já vi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro Gabriel, enfim começou a Copa do Mundo pra valer e para a minha alegria, a Band voltou a transmitir o Mundial.
    Bom, sobre os primeiros jogos que rolaram, pena que os anfitriões não ganharam, pois eles mostraram que a África do Sul não vive só de Nelson Mandela e vuvuzelas.
    Quanto ao outro jogo, queria que o Uruguai ganhasse, pois estava um pouco me lixando pra França.

    Não sei se você e os seus leitores do blog concordam comigo, caso o Brasil não chegue a final do Mundial, pelo menos qualquer seleção do continente africano levaria a taça.
    Isso é que eu penso.
    Que ocorra tudo na santa paz durante os 30 dias de Copa.


    Abraços e saudações vascaínas.
    Visite sempre- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!