sábado, 19 de junho de 2010

O primeiro classificado e o primeiro eliminado no nono dia da Copa

Abrindo o nono dia do Mundial, Holanda e Japão jogaram em Durban. As duas seleções haviam vencido suas partidas na primeira rodada do Grupo D. O início do primeiro tempo foi marcado por um jogo de ataque contra defesa. A Holanda tinha a grande maioria da posse de bola e criava chances, pressionava os japoneses, que defendiam muito bem e não deixavam os principais craques holandeses jogarem. Com extrema disciplina tática, o Japão contia as investidas holandesas sem tomar grandes sustos. Vendo sua defesa muito bem postada, os japoneses então começaram a se arriscar no ataque, e conseguiram criar mais que os holandeses (na primeira etapa, tivemos oito chutes a gol, cinco do Japão). O primeiro tempo foi morno. A Holanda então voltou mais ligada e fazendo suas jogadas com mais velocidades, coisa que faltou no primeiro tempo. E, aos 10 minutos, Sneijder acertou uma bomba de fora da área, e o goleiro japonês aceitou, espalmando para dentro do próprio gol. O Japão não se abalou e conseguiu criar duas boas chances de empate na partida, fazendo o goleiro Stekelenburg trabalhar. Mas, com medo de subir muito ao ataque e deixar a defesa exposta, os japoneses diminuíram o ímpeto. A Holanda administrava, e no final do jogo as chances de gol voltaram. Aos 39 e 42 minutos, o atacante holandês Afellay, que havia entrado no lugar de Sneijder, teve duas boas bolas na frente do goleiro, que conseguiu evitar o gol por duas oportunidades. E, aos 45 minutos, Okazaki recebeu dentro da área, mas chutou por cima, acabando com a chance de empate dos asiáticos. Mesmo sem show, a Holanda consegue uma vitória importante, que garantiu sua classificação. Por sua vez, o Japão ainda briga pela vaga, com três pontos no Grupo E.

Gana e Austrália fecharam a segunda rodada do Grupo D. Na primeira etapa, os australianos começaram melhor e abriram o placar aos 11 minutos, numa cobrança de falta de Bresciano, onde o goleiro Kingson bateu roupa e deu de presente para Holman, que empurrou para as redes. Depois do gol, os australianos recuraram e permitiram Gana crescer no jogo. E, aos 25 minutos, Mensah soltou de dentro da pequena área e Kewell, em cima da linha, evitou o gol com o braço. Pênalti e expulsão do australiano. Na cobrança, Gyan deslocou o goleiro Schwarzer e empatou a partida. Com um a mais, os ganeses pressionaram e tiveram chances de virar o jogo, mas desperdiçaram. Na segunda etapa, a Austrália equilibrou as ações mesmo com um homem a menos, e Gana, apesar de ter maior posse de bola, jogava com muita lentidão e não aproveitava a vantagem. A partir dos vinte minutos finais, o jogo melhorou, com as duas equipes tentando o gol e criando oportunidades. Mas a igualdade não saiu do placar. Gana agora lidera o Grupo D com quatro pontos. Já a Austrália, com o resultado, praticamente está eliminada do Mundial.

No último jogo do dia, Camarões e Dinamarca se enfrentaram pela sobrevivência na Copa no estádio Loftus Versfeld. Precisando da vitória, os camaroneses começaram o primeiro tempo pressionando, assim como os dinamarqueses, já que as duas seleções precisavam do resultado. E aos 10 minutos, numa saída errada da zaga europeia, Eto'o marcou seu primeiro gol no Mundial e da seleção de Camarões. O gol deixou os africanos mais soltos no jogo, que arriscaram jogadas de efeito e abusaram do enfeite nas jogadas, e viram os europeus melhoraram na partida. Tanto é que a Dinamarca conseguiu o empate aos 33 minutos, com Bendtner. O final do primeiro tempo foi emocionante, com chances de gol para ambos os lados, mas o empate persistiu. A segunda etapa começou com um ritmo mais lento, e aos 15 minutos, os dinamarqueses viraram o jogo. Em um contra-ataque, Rommedahl driblou um marcador e chutou de canhota, acertando o canto do goleiro camaronês. Desesperados, os africanos se lançaram com tudo ao ataque, tiveram boas chances, mas os europeus seguraram o ímpeto dos leões, que voltaram mais cedo para casa. A "Dinamáquina" entra de vez na briga pela vaga as oitavas-de-final, que decidirá contra o Japão na última rodada do grupo.

Já com eliminados e classificados, a Copa do Mundo segue seu caminho. Amanhã tem a nossa seleção entrando em campo contra a Costa do Marfim, no Soccer City. Vamos torcer muito pelo Brasil, que precisa do resultado.

2 comentários:

  1. Meu caro Gabriel, que pena que a Copa sendo realizada no continente africano, já tem uma seleção do próprio continente a ser eliminada. Isso que é realmente uma baita falta de sacanagem.

    Abraços e saudações vascaínas.

    ResponderExcluir
  2. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!