domingo, 20 de junho de 2010

Paraguai vence e se aproxima da vaga; Itália empata e se complica

Abrindo o décimo dia de Copa do Mundo, o Grupo F teve a sua segunda rodada. Paraguai e Eslováquia jogaram em Bloemfontein. O time sul-americano não tomou conhecimento dos europeus e durante todo o primeiro tempo dominou o jogo. Jogando com três atacantes, o Paraguai pressionou e criou várias boas chances de abrir o marcador, e não deixava a Eslováquia jogar. Aos 28 minutos, saiu o primeiro gol dos paraguaios, com Vera. Os eslovacos erravam muitos passes e finalizaram apenas uma vez no primeiro tempo. Na segunda etapa, os europeus voltaram mais ligados, conseguiram ter maior posse de bola e insistiam nas jogadas aéreas, mas a técnica não ajudava. O Paraguai, jogando nos contra-ataques, marcou o segundo aos 41 minutos, com Riveros. Com o resultado, os sul-americanos ficam com quatro pontos na tabela e ficam bem próximos da vaga, ficando na primeira colocação, e provavelmente evitando um confronto contra a Holanda nas oitavas-de-final. Já a Eslováquia fica numa situação bem difícil, precisando vencer a Itália na última rodada para seguir sonhando com a vaga.

Em Nelspruit, Itália e Nova Zelândia jogaram pela primeira vitória no Mundial. Para quem esperava um passeio italiano, viu a Nova Zelândia abrir o placar aos quatro minutos de jogo. Em cobança de falta, a bola passou por toda a zaga italiana, Cannavaro se atrapalhou e Smeltz aproveitou e fez 1 a 0. Depois do gol, os neozolandeses se fecharam no campo de defesa, com todos os jogadores atrás da linha do meio de campo, e seguraram a pressão italiana. Mas não por muito tempo. Com o domínio de posse de bola quase total dos italianos, aos 28 minutos, De Rossi foi puxado dentro da área. Pênalti que Iaquinta cobrou bem e empatou a partida. A postura da Nova Zelândia não mudou. A seleção permaneceu no campo de defesa, esperando a Itália, que mostrava deficiências na criação das jogadas e não levava muito perigo. Na segunda etapa, o técnico Marcello Lippi tentou mudar a cara italiana, colocando no jogo Camoranesi e Di Natale. A qualidade dos passes melhorou, a pressão continuou, mas faltava aquele último passe, um armador de verdade. Sem essa inteligência na meia-cancha, o jeito foi apelar para os chutes de fora da área, lances que levaram mais perigo ao gol da Nova Zelândia, que permanecia totalmente na defesa, também sem levar perigo nos contra-ataques. Desorganizada em campo, a Itália tentou mas não conseguiu a vitória. Com o empate, ambos os times vão com dois pontos para a última rodada, e as duas seleções ainda em chances de classificação. Os atuais campeões do mundo ainda não mostraram a que vieram nesta Copa do Mundo.

Daqui a pouco tem Brasil em campo contra a Costa do Marfim. Pra frente, Canarinho!

Um comentário:

  1. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!