sábado, 19 de junho de 2010

A zebra continua solta no Mundial

As seleções consideradas favoristas continuam com dificuldades nesta Copa do Mundo. No oitavo dia de Mundial, nesta sexta-feira. A começar pela Alemanha, que enfrentou a Sérvia em Durban. Na primeira rodada, os alemães haviam goleado a Austrália por 4 a 0 e mostrado o melhor futebol até então, junto com a Argentina. Impondo seu ritmo, os germânicos tinham a mairo posse de bola, mas criaram poucas chances. A Sérvia se limitava em se defender. A Alemanha até conseguiu um gol, com Klose, mas acabou sendo anulado. E aos 36 minutos o atacante, na tentativa de ajudar a marcação, fez falta dura em Stankovic, e como já tinha cartão amarelo, acabou sendo expulso. Dois minutos depois, Jovanovic, sozinho dentro da pequena área, marcou o primeiro gol dos servos. A Alemanha então criou um blitz para tentar o empate ainda no primeiro tempo, mas não fez o gol. Na segunda etapa, o panorama não mudou, e os alemães continuavam em cima e criando várias oportunidades do empate na partida. Na melhor delas, aos 14 minutos, Vidic pôs a mão na bola dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e marcou o pênalti. Na cobrança, Podolsky bateu muito mal e Stojkovic defendeu com facilidade. Na tentativa de colocar o time mais a frente, o técnico Joaquim Low colocou no jogo o brasileiro Cacau, mas não conseguiu nenhum resultado, ainda deixando espaços para os contra-ataques da Sérvia, que poderia até ter ampliado. O resultado embola o grupo. A Alemanha tem vantagem pelo saldo de gols. Os germanicos foram prejudicados pela expulsão infantil de Klose, e a Sérvia soube aproveitar e agora tem chances reais de classificação.

No jogo das 11 horas, pelo Grupo C, Estados Unidos e Eslovênia se enfrentaram no Ellis Park. Melhor em campo, a seleção europeia abriu o placar logo aos 12 minutos, num lindo chute de Birsa. Os EUA não tinham criatividade na armação das jogadas e esbarravam na zaga da Eslovênia, que estava sólida e saia nos contra-ataques. A partir dos 35 minutos, os norte-americanos acordaram na partida e pressionaram, criando oportunidades de gol. Mesmo melhorando dentro de campo, os Estados Unidos acabaram tomando o segundo gol aos 41 minutos, num rápido contra-golpe, onde Novakovic tocou na saída de Howard. As substituições para a segunda etapa deram certo, e os americanos diminuíram o placar logo aos 2 minutos, com o craque do time, Donovan, acertando uma bomba sem ângulo. A partida então se tornou um jogo de ataque contra defesa, com os EUA pressionando muito os europeus. De tanto insistir, aos 35 minutos, conseguiram o empate, como o filho do técnico norte-americano, Bradley. Aos 40, os americanos viraram o jogo, mas, inexplicavelmente, o bandeira marcou um impedimento inexistente. A Eslovênia tinha a vaga nas mãos, deixou escapar a vitória, mas ainda segue com chances de classificação. Os Estados Unidos brigarão com a Inglaterra e com a própria Eslovênia pela vaga as oitavas-de-final.

No outro jogo do Grupo C, Inglaterra e Argélia. mediram forças na Cidade do Cabo. Para quem esperava um goleada inglesa, viu um jogo completamente diferente. A Inglaterra tomava a iniciativa da partida, mas esbarrava na boa marcação da Argélia, que levava a melhor em quase todas as jogadas. Com nove jogadores defendendo, os argelinos, quando tinham a bola, se mandavam, mas não conseguiram criar boas chances. Por sua vez, os ingleses erravam passes bobos e faltava criatividade por parte dos seus meias, principalmente Lampard e Gerrard, que ainda não foram bem. Na única oportunidade do primeiro tempo, Lampard acertou chute de fora da área e o goleirão africano esplamou. Também num chute forte de fora, a Argélia teve sua chance, mas não aproveitou. E só. Para a segunda etapa, os argelinos adiantaram a marcação e conseguiam intercepatar as bolas, mas faltava qualidade na hora de criar. A Inglaterra insistia nas jogadas pelo meio, e facilitava a vida da zaga da Argélia. Sonolento, os ingleses não criavam, irritando seu torcedor, e seus principais jogadores continuavam apagados na partida. Fábio Capello ainda não conseguiu transformar um bando de craques numa equipe de verdade. Agora, a classificação da Inglaterra, que parecia fácil, está complicada. Os ingleses terão que vencer a Eslovênia para garantir sua vaga. A Argélia já ganhou sua Copa, conseguindo um empate heróico. Pelo jeito, a zebra continua solta da África do Sul.

4 comentários:

  1. Esse oitavo dia de Copa todo mundo se deu mal nos bolões, que é tradicional nesse período. Foram três grandes zebras, realmente, a maior delas, claro, é a vitória da Sérvia sobre a Alemanha, que mesmo com um a menos, tem um time melhor e deveria vencer.


    Add seu blog na lista de favoritos do meu blog...add o meu aqui também.

    Abraço.

    Confira cobertura da copa no meu blog: http://esportetotalbh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fala, cara!

    Sobre o Klose: achei a expulsão exagerada. Somando as duas faltas que ele fez, era pra um amarelo só, no máximo. Acompanho bastante o Camp. Espanhol, o nível dos árbitros de lá são piores que os daqui.

    Eslovênia e Estados Unidos fizeram um baita jogo! E nossa, esse gol anulado dos EUA foi ridículo, a arbitragem, que vinha muito boa até aqui, teve um péssimo dia ontem. E no primeiro tempo ele já tinha dado um inexplicável cartão amarelo pro Findley, tirando-o da decisão contra a Argélia.

    O Capello ganha o dobro do Marcello Lippi, segundo técnico mais bem pago da Copa, pra fazer merda. É RIDÍCULO o cara escalar o Heskey, e ainda por cima, por causa disso, jogar o Gerrard pra meia esquerda, posição que ele NUNCA faz no Liverpool. Eu realmente espero que classifiquem Eslovênia e EUA, ambos jogaram mais bola.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Não era mesmo o dia da Alemanha. Impressionante como deu tudo errado. A Eslovênia está de parabéns. Mostrou que não é só uma figurante, mas os EUA merceiam ter ganhado. Erro feio do juíz. A Inglaterra se não abrir o olho vai se dar muito mal. Seria vergonhoso o time inglês ser eliminado tão rápido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Gabriel, que pena que a Copa sendo realizada no continente africano, já tem uma seleção do próprio continente a ser eliminada. Isso que é realmente uma baita falta de sacanagem.

    Abraços e saudações vascaínas.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!