segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fim do primeiro turno. A emoção tende a continuar

A última rodada do primeiro turno foi finazilada neste domingo com mais sete partidas. Começaremos pela Ressacada, onde o Avaí acabou sendo derrotado no final de jogo pelo Atlético-PR. Maikon Leite marcou o único gol da partida aos 49 minutos do segundo, resultado que colocou o furacão no sétimo lugar, com 27 pontos, encostando no G-4 e continuando a ascenção da equipe. Já o Avaí segue decaindo, e já é o 13º colocado, com 23 pontos. É bom o delegado Antônio Lopes abrir o olho. No Pacaembu, parecia que o Palmeiras conseguiria mais uma vitória na sua luta para subir na tabela, mas acabou dando tudo errado para o verdão. Contra o Cruzeiro, o jogo começou como o palmeirense queria. O alviverde abriu 2 a 0 no placar ainda na primeira etapa, com gols de Kleber, de pênalti, e Maurício Ramos. Mas veio o segundo tempo e a coisa desandou. A raposa voltou com outra postura e, com Roger vindo do banco, a equipe melhorou consideravelmente e conseguiu a incrível reação. O próprio meia diminuiu o marcador. Depois, ele deu passe para o argentino Montillo empatar, e outro estrangeiro, Faraís, virar o jogo e dar a vitória aos mineiros, que estão na sexta posição, com 31 pontos, e só não está no G-4 por critérios de desempate. O Palmeiras perdeu mais uma e continua no meio da tabela, na 12ª colocação, com 24 pontos.

No último jogo no Maracanã antes da interdição total do estádio para as obras para a Copa do Mundo de 2012, Flamengo e Santos não saíram do empate sem gols. Na estreia da nova dupla de ataque, Deivid e Diogo, que pela primeira vez atuaram juntos, o rubro-negro criou as melhores chances da partida, pressionou, mas não conseguiu botar a bola na rede. O Santos, sem Neymar, não criou muito na primeira etapa, equilibrou o jogo no segundo tempo e conseguiu um pontinho fora de casa. Mesmo sem gols, a torcida carioca reconheceu a melhora de qualidade no ataque do Flamengo e aplaudiu o time ao final da partida. Agora, o time da gávea permanece na parte de baixo da tabela, na 14ª posição, com 22 pontos. Já o Santos permanece no G-4, com 31 pontos. Outro carioca que entrou em campo, só que fora de casa, foi o Fluminense, que foi até Campinas enfrentar o Guarani. Líder do Brasileirão, mas ameaçado pelo Corinthians, o fluzão abriu o placar com Emerson. Mas não conseguiu segurar o Guarani, que chegou ao empate com Baiano, de falta. O bugre, melhor em campo, com mais volume de jogo e posse de bola, e criando as melhores chances, chegou a virada em mais um cobrança de falta, desta vez convertida pelo zagueiro Fabão, contando com a colaboração da barreira. Com o resultado, o alviverde de Campinas fica na nona colocação, com 26 pontos, já flertando a zona da Libertadores. O Fluminense interrompeu uma série invicta de 15 jogos, já com quatro partidas sem vencer, mas segue líder, com 38 pontos, um a mais que o vice-líder Corinthians. Alerta aceso nas Laranjeiras para o segundo turno.

Nos jogos das 18h30, no Serra Dourada, o Atlético-GO conseguiu importante vitória contra o Vitória, goleou os baiano e retomou sua recuperação no Brasileiro. Mais uma vez o meia Elias foi decisivo para o triunfo do rubro-negro goianiense, marcando dois gols, assim como o atacante Juninho, que entrou na segunda etapa e também deixou sua marca em duas oportunidades. Elkeson descontou para os baianos, fechando o placar em 4 a 1 para os donos da casa, que sobem uma posição, e agora estão na 18ª posição, com 17 pontos. Já o Vitória fica perto do Z-4, com 22 pontos. No Ipatingão, Atlético-MG e São Paulo se enfrentaram, com as duas equipes precisando da vitória. E os tricolores não se importaram com o jogo fora de casa e abriram o placar com o meia Casemiro. Mas a reação do galo não demorou. Com duas penalidades máximas convertidas por Obina, os mineiros viraram a partida a pularam na frente do marcador ainda no primeiro tempo. Mas as coisas mudaram mais uma vez na segunda etapa. Logo nos primeiros 15 minutos, o São Paulo já tinha passado a frente do placar novamente. O tricolor voltou com outra postura e empatou com gol do jovem meia Marcelinho. E virou a partida com Fernandão. Resultado mais do que importante para os são-paulinos, que finalizam o primeiro turno bem no meio da tabela de classificação, no décimo lugar, com 25 pontos. Já o Atlético-MG fica em situação mais difícil ainda, e permanece na zona de rebaixamento com 17 pontos. Tome cuidado, Luxa. E, para finalizar, o jogo no Beira-Rio, onde o Internacional venceu o Grêmio Prudente, permaneceu no G-4 e mantém a caça junto aos líderes. Depois de um primeiro tempo sonolente, na segunda etapa o Inter se impôs e, sob a batuta do lateral Kleber, marcou 2 a 0 no placar, com gols de Rafael Sóbis e Leandro Damião. Agora, o colorado tem 31 pontos e é o quarto colocado. O Grêmio Prudente, com a derrota, acabou sendo ultrapassado pelo Atlético-GO, e é o penúltimo colocado com 16 pontos.

Metade do campeonato já se foi. Ou quase. Pois temos ainda duas partidas a realizar, jogos adiados de rodadas passadas. Santos x Internacional e Vasco x Corinthians. No fim (ou quase fim) do primeiro turno, o Brasileirão continua totalmente aberto, tanto pela disputa do título, pelas tão cobiçadas vagas na Libertadores, da Sul-Americana e pela tão temida zona de rebaixamento. No campeonato mais disputado do planeta, a emoção não para. Boa sorte para todas as equipes neste segundo turno que se inicia, e que, mais do que nunca, promete não faltar com emoção, para os corações dos apaixonados torcedores brasileiros, que, assim como eu, com certeza amam este campeonato tão fascinante e emocionante.

4 comentários:

  1. Gabriel, os grandes derrotados da rodada são o Atlético MG e o Palmeiras que permitiram a virada dos adversários.
    Enquanto o Avaí vai descendo o Atlético GO vai subindo.
    E o líder Fluminense que apesar do grande reforço Deco, há três rodadas que não ganha!

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderExcluir
  2. E ai Gabriel, blz.
    Sera que o coelho tricolor vai virar cavalo paraguaio?????
    Esse primeiro turno mostrou oque todos já previam, a surpresa fica por conta do Gremio e do Atlético-MG, todos imaginavam melhor campanha.
    Esssas 3 ou 4 rodadas seguintes, para eu, já vai dar as cores de quem vai brigar pelo o que, pode até ter alguma surpresa, uma arrancada inesperada, ou uma queda igualmente inesperada, mas eu não acredito muito, devemos ter uma semelhança do que foi o primeiro turno, com algumas mudançãs é claro, mas nada que seja tão fora do comum.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Faaaaaaaaalaa Gabriel !!! Blz ?

    Cara, tomara que o nosso Vascão continue subindo na tabela. PRA CIMA DELES VASCÃÃÃO.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel!

    Fim do primeiro turno,mas ainda não conhecemos seu vencedor,mesmo que esse seja simbolico,o nosso campeonato ainda continua com velhos vicios,vamos começar o segundo com defice de duas partidas ainda pelo primeiro,não deveria ser assim,mas com um calendari apertado isso ocorre,não é a primeira e nem será a ultima.

    Agora sim o campeonato vai pegar fogo,cada rodada será uma decisão,para aqueles que sonha com o titulo,e também para sair da zona da degola,vamos ter grandes jogos com certeza.

    Abs!

    http://papodebolap.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!