terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jogos Inesquecíveis - Palmeiras 3x4 Vasco - Final Copa Mercosul 2000

Começo hoje uma nova série do blog. Começarei a publicar de vez em quando aqui a série "Jogos Inesquecíveis", que vão trazer alguns dos jogos que marcaram época e que não foram esquecidos pelos apaixonados pelo futebol, tando do Brasil quanto do Mundo.

E nada melhor do que começar com uma partida que com certeza marcou muita gente, principalmente do torcedor vascaíno, em especial, como eu. O ano era 2000, virada do século. Final da já extinta Copa Mercosul. Dois clubes brasileiros decidiam o título. Palmeiras e Vasco no Palestra Itália. Jogão de bola, esperado por muitos. Dois timaços. O Palmeiras de Arce, Galeano, Taddei e Tuta e o Vasco de Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Euller e Romário, entre outros grandes craques.

Uma vitória para cada lado e a decisão definitiva da taça num terceiro jogo no Parque Antártica. E que jogo. Até então uma partida equilibrada se transformou nos quinze minutos finais do primeiro tempo. Arce (de pênalti), Magrão e Tuta marcaram gols "relâmpagos" que desmontaram a defesa e o time vascaíno, abrindo uma vantagem mais que considerável no placar. O 3 a 0 parecia irreversível. Parecia.

Não para o time da virada. O Vasco não se abateu e começou uma das reações mais impressionantes da história do futebol. Tudo teve início aos 13 minutos, quando Romário, cobrando penalidade máxima, diminuiu o marcador para 3 a 1. Aos 24, outro penalti convertido por Romário e o placar já estava em 3 a 2. A expulsão de Júnior Baiano parecia que iria freiar a reação vascaína. Mas não foi isso que aconteceu. Aos 40 minutos, Juninho Paulista empatou a partida, e os ares favoráveis se mudavam de lado. E o impossível aconteceu. Aos 48 minutos, de novo ele, Romário virou o jogo e deu o título ao Vasco. Inacreditável, impressionante.

FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 3 x 4 VASCO

Local: Estádio Palestra Itália (São Paulo)

Data: 20 de dezembro de 2000

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)

Gols: Arce, aos 36, Magrão, aos 37, e Tuta, aos 45 minutos do 1º tempo (Palmeiras); Romário, aos 14, 23 e 48, e Juninho Paulista, aos 40 minutos do 2º tempo (Vasco).

Cartões amarelos: Flávio e Juninho (Palmeiras); Hélton, Odvan, Jorginho Paulista e Nasa (Vasco).

Cartão vermelho: Júnior Baiano (Vasco), aos 32 minutos do 2º tempo.

PALMEIRAS

Sérgio, Arce, Gilmar, Galeano e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Taddei e Flávio; Juninho e Tuta (Basílio). Técnico: Marco Aurélio.

VASCO

Helton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho (Paulo Miranda); Nasa (Viola), Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana.

Abaixo, a reportagem do Globo Esporte da época sobre o inesquecível jogo, a Virada do Século:

7 comentários:

  1. E ai Gabriel, blz.
    Realmente foi um épico.
    Lembro-me que assisti o jogo em uma lanchonete chamada Moinho Bar, a grande maioria era palmeirense, pra falar a verdade deveria ter uns 2 ou 3 vascainos(aqui, do rio, só o mengo tem torcida realmente grande, os paulistas são maioria). Um amigo meu chmado Sidnei Correa, locutor sertanejo e palmeirense fanático tomou um litro de whishy no segundo tempo, rsrsrsrs.
    Acho que foi a maior virada que eu já vi em uma final, espetacular e ainda fora de casa.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha Gabriel, já postei esse jogo no meu blog, para mim foi o jogo mais incrivel e emocionante que já vi na minha vida... putz até arrepia. Que vitória vascaína.

    Abraços!!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. No dia seguinte a este jogo; um jornal paulista saiu com esta manchete: Enfim; batalha encerrada....Vasco "Campeão da Copa Mercosul"....Os jogadores vascaínos, pareciam que estavam com o "diabo no corpo"!....Virada histórica; dentro do alçapão alvi-verde.

    ResponderExcluir
  5. Um outro jornal da época disse: Uma vitória-espírita ( algo sobre-natural ); não há outra explicação!....O impossível aconteceu -- 4 x 3....O time cruz-maltino pisou na cabeça do porco, e o esmagou....Foram quatro chibatadas no lombo dos esmeraldinos.

    ResponderExcluir
  6. Um outro jornal da época disse: Uma vitória-espírita ( algo sobre-natural ); não há outra explicação!....O impossível aconteceu -- 4 x 3....O time cruz-maltino pisou na cabeça do porco, e o esmagou....Foram quatro chibatadas no lombo dos esmeraldinos.

    ResponderExcluir
  7. No dia seguinte a este jogo; um jornal paulista saiu com esta manchete: Enfim; batalha encerrada....Vasco "Campeão da Copa Mercosul"....Os jogadores vascaínos, pareciam que estavam com o "diabo no corpo"!....Virada histórica; dentro do alçapão alvi-verde.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!