quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Resumão da quarta-feira do Brasileirão

Nesta quarta-feira foi aberta a primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro com sete jogos. Começamos pelas partidas das 19h30. No Serra Dourada, depois de seis derrotas seguidas, o Goiás se reencontrou e fez as pazes com a vitória. Contra o Guarani, a equipe fez dois gols na primeira etapa, um com Felipe e outro co Rafael Moura, de pênalti. No segundo tempo, o bugre tentou algumas alterações, mas em vão. Os donos da casa marcaram mais um, novamente com Felipe, em outra penalidade. Mário Lúcio diminuiu para o time de Campinas, mas já era tarde. Com o resultado, o bugre agora é o 10º colocado, com 26 pontos. Já o Goiás, mesmo com a vitória, continua na lanterna do Brasileirão, somando 16 pontos, se igualando ao Grêmio Prudente. Vamos ver se os goianos emplacam desta vez. No Ipatingão, o Cruzeiro continuou sua ótima fase e bateu o Internacional por 1 a 0. Melhor no primeiro tempo, a raposa fez o gol único aos 14 minutos, num belo sem pulo do garoto Everton. Na segunda etapa, os mineiros controlaram a partida e garantiram mais uma vitória, triunfo que deixa o time celeste no terceiro lugar, com 34 pontos, ficando a apenas quatro pontos do vice-líder Corinthians. O Internacional, com o revés, cai para o quinto lugar, permanecendo com seus 31 pontos. Olho em ambos, principalmente no Cruzeiro, que vem crescendo muito de produção e irá encomodar os líderes.

No Olímpico, o Grêmio conseguiu vencer o Atlético-GO, se afastou um pouco da zona da degola e deixou o dragão ainda mais firme nela. Comandado pelo meia Douglas, o tricolor gaúcho abriu o marcador com o próprio meio-campista, aos sete minutos, numa bela cobrança de falta. Depois de ainda Jonas perder um pênalti, e o rubro-negro encomodar na segunda etapa, os gaúchos carimbaram o triunfo aos 40 minutos, numa arrancada de Borges, que botou para as redes, fechando o placar em 2 a 0. O Grêmio agora é o 14º colocado, com 23 pontos. Já o Atlético-GO está em 18º lugar, com 17 pontos. Renato Gaúcho parece que está botando o qualificado elenco gremista nos eixos. O time pode bem mais. Não podendo jogar mais no Maracanã, o Fluminense foi jogar no Engenhão e nem se sentiu bem a vontade em sua "nova casa". Em mais uma excelente atuação do meia Conca e do goleador Washington, o time bateu o Ceará por 3 a 1 e conseguiu abrir mais vantagem na liderança, graças também aos revés do Corinthians. No primeiro tempo, o tricolor já havia marcado seus três gols. Aos seis minutos, Mariano tentou cruzar e a bola acabou morrendo no fundo das redes. Aos 22, Washington recebeu ótimo passe de Conca e deu um leve toque tirando do goleiro Michel Alves. E aos 30, mais uma vez Conca, desta vez cruzando rasteiro da esquerda, encontrando Washington na área, para empurrar pro gol. Agora, o atacante é um dos artilheiros do Brasileiro, com oito gols. Na segunda etapa, o tricolor administrou o resultado, e acabou tomando um gol já no final do jogo, com Geraldo marcando o de honra para o Ceará, que com a derrota, fica na 11ª colocação, com 25 pontos. O Fluminense, mais líder do que nunca, botou fim a um período de quatro jogos sem vitória e agora aparece com 41 pontos, abrindo três de vantagem para o Corinthians. Depois de tropeços, o time de Muricy Ramalho voltou a mostrar um bom futebol, vencer e convencer.

Nos jogos das 21h50, tivemos dois empates por 1 a 1. Um deles aconteceu no Barradão, onde Vitória e Palmeiras não saíram da igualdade, resultado que foi ruim para ambas as equipes. Elkeson, num chute cruzado, abriu o placar para os baianos. Com o Palmeiras mais uma vez jogando mal, e com dificuldades no ataque, Felipão então colocou Valdívia, que estava no banco, em campo. E as coisas mudaram. Dando mais volume de jogo e movimentação ao ataque palmeirense, o chileno fez o alviverde chegar com mais perigo ao gol. E aos 26 minutos, veio o empate, depois de um chute de Edinho, que Viáfara rebateu e Tadeu aproveitou o rebote. O empate deixou o Palmeiras na 12ª posição com 25 pontos, e já a três partidas sem vitória. Já o Vitória, agora a cinco rodadas sem vencer, está na 15ª colocação, com 23 pontos. O Palmeiras de Felipão ainda mostra muitas deficiências, e a equipe ainda mostra um velho problema, que também atrapalhou na competição do ano passado: a falta de peças de reposição, com um elenco abaixo da média.

No Morumbi, o São Paulo obteve sua terceira vitória seguida, bateu o Flamengo por 2 a 0 e subiu na tabela. No jogo comemorativo dos 20 anos de clube de Rogério Ceni, o goleiro tricolor nem trabalhou muito na primeira etapa. Com os paulistas com mais volume de jogo, posse de bola e oportunidades, não demorou muito para o gol surgir. Aos oito minutos, Marlos foi lançado por Marcelinho, driblou Marcelo Lomba e marcou o primeiro. Errando muitos passes no seu meio-de-campo inoperante, o Flamengo não conseguia encomodar a defesa são-paulina, enquanto o adversário tomava conta do jogo. As coisas se complicaram ainda mais para o lado rubro-negro quando Diogo, depois de simular um pênalti, recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. Logo depois ao lance, Jorge Wagner cruzou para a cabeçada certeira de Fernandão, ampliando o marcador. Para a segunda etapa, o Flamengo voltou mais em cima, tentando atacar o tricolor, que se aproveitava dos espaços e saía nos contra-ataques. Os cariocas até tentaram, tiveram oportunidades de marcar, mas ainda com muitos passes errados e sem criatividade, não conseguiu marcar. Os paulistas poderiam ter ampliado, mas desperdiçaram os contra-golpes. Com o resultado, o São Paulo subiu e agora é o oitavo colocado, com 28 pontos. Já o Flamengo afunda ainda mais e está na boca do rebaixamento, no 16º lugar, com 22 pontos. Ainda sofrendo com seu ataque, que ainda não desencantou, o rubro-negro tenta se recuperar. O tricolor segue seu rumo, e promete chegar ainda mais perto dos primeiros colocados, com o seu elenco super qualificado, o que conta demais neste campeonato tão longo e disputado, que o time conhece muito bem.

Para fechar, na Arena da Baixada, o outro empate por 1 a 1, entre Atlético-PR e Corinthians. Controlando o jogo na primeira etapa, o timão chegou ao seu gol aos 35 minutos, depois de um cruzamento de Ronaldo, interceptado com o braço por Wagner Diniz. Pênalti no mínimo duvidoso, e para muitos (inclusive para mim) não existente. Na cobrança, Ronaldo voltou a marcar depois de muito tempo, o seu segundo gol no Brasileirão. Na segunda etapa, o Corinthians continuava melhor, anulando as principais peças dos paranaenses e seguro na marcação. Até que aos 23 minutos, o mesmo Wagner Diniz, que fez o pênalti na primeira etapa, simulou uma penalidade, marcada pelo árbitro Jailson Macedo Freitas, que caiu na farça do lateral, que já tem um certo histórico de simulações, nas suas passagens por São Paulo e Vasco. Bruno Mineiro não desperdiçou e empatou o jogo. O furacão seguiu no ataque, mas sem incomodar Júlio César. O Corinthians deixa o líder Fluminense escapar um pouco, agora ficando três pontos atrás, e com um jogo a menos, com 38 pontos. O Atlético-PR permanece na sétima colocação com 28 pontos ganhos. Carpegiani chegou e conseguiu arrumar a casa atleticana, que agora sonha com vôos mais altos na tabela de classificação, e o timão continua na sua caça ao tricolor das laranjeiras, sob a batuta de Adílson Batista, que vem fazendo um belo trabalho. Esta foi a abertura do returno do nosso Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira tem mais.

3 comentários:

  1. E ai Gabriel, blz.
    dos princiapis jogos a vitória do FLU foi importante para a fastar os cavalos paraguaios que rondavam as laranjeiras. O São Paulo venceu com méritos o decadênte Fla, que agora só visa fazer 45 pontos, faltam 23, mas o assoprador de apitos tbm deu uma judinha....
    No PR o juizão tbm prejudicou ambas equipes, mas o empate foi justo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, eu acho que foi uma rodada sem novidades, pois todos os resultados foram os que eu já imaginava. Mesmo assim, o campeonato continua disputadíssimo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel,acho que a redoada foi dentro do previsto,empate do Corinthians fora sm novidade,todos sabemos que o time fora não faz a mesma campanha de quando joga em São Paulo,vitoria do Flu era nescessaria e jogandoem casa não desperdiçou, São Paulo vencer o Flamengo em casa também não é novidade se fosse o Flamengo vencendo no Rio também seria normal,empate do Palmeiras, que alias joga melhor fora do que em casa em minha opinião,como sempre nosso campeonato pegando fogo.
    Abs!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!