domingo, 28 de novembro de 2010

Definições ficam para a última rodada

Neste domingo tivemos todos os jogos da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Todos as partidas tinham alguma importância para a competição. Começaremos então com os jogos que envolviam a disputa pelo título brasileiro.

Inciamos com o líder do campeonato, o Fluminense, que foi até a Arena Barueri e venceu o Palmeiras. O verdão, que colocou seus titulares em campo, não tomou conhecimento do rival Corinthians e marcou aos quatro minutos, com um golaço de Dinei. A reação da torcida alviverde foi diferente, ainda machucada com a eliminação da Sul-Americana, xingou o atacante e também Felipão. Depois disso, o Palmeiras parou em campo e viu o Fluminense empatar, com Carlinhos, e perder inúmeras chances de gol. Somente no segundo tempo a aflição tricolor teve fim, com o gol salvador de Tartá, que deixou os cariocas ainda na liderança. Simultaneamente, o Corinthians, segundo colocado, não precisou fazer muita força para bater o desmotivado Vasco por 2 a 0. Bruno César e Danilo marcaram os gols, que deixaram o timão ainda brigando pelo título, mas dependendo de tropeço do Flu na última rodada. Ainda na briga pela taça, o Cruzeiro venceu o Flamengo de virada em Volta Redonda. Depois de sofrer o gol de Diego Maurício no ínico de jogo, a raposa fez com Roger, de falta, e, na segunda etapa, com Thiago Ribeiro. Os mineiros permanecem na terceira colocação, a dois pontos do Fluminense e a um do Corinthians. Estas três equipes ainda duelam pelo título.

Agora vamos as contas. Na última rodada, o Fluminense, para não depender de nenhum resultado, precisa vencer o Guarani, já rebaixado, no Engenhão. O Corinthians precisa bater o Goiás, fora de casa, e torcer para que o Flu não vença. Por fim, o Cruzeiro necessita vencer o Palmeiras, na Arena do Jacaré, e torcer para que nem Corinthians nem Fluminense vençam seus jogos. O campeonato aidna continua aberto, e como já esperado, a definição da taça ficará mesmo para a última rodada. Mas, convenhamos, o Fluminense está bastante perto do título brasileiro, por depender somente de si e por enfrentar um adversário que já está rebaixado em casa.

Vamos falar também da disputa pela última vaga para a Libertadores. Três partidas envolveram a briga pelo G-4. Em Campinas, o Grêmio conseguiu nova vitória, agora sobre o Guarani. André Lima, Jonas e Diego marcaram nos 3 a 0 do tricolor gaúcho, que segue numa incrível crescente e permanece na quarta colocação. Um ponto na frente do Botafogo, que venceu o Grêmio Prudente por 3 a 1 no Engenhão. Antônio Carlos, Edno e Marcelo Cordeiro marcaram para o Bota, enquanto William José diminuiu para o Prudente. Tanto Grêmio como Botafogo venceram seus jogos sem muitas dificuldades e se imporam na disputa pelo quarto lugar do Brasileirão. Briga que o Atlético-PR saiu. Jogando no Castelão, o furacão acabou cedendo o empate ao Ceará e viu o sonho da Libertadores acabar. Depois do gol de Rafael Santos, o outro zagueiro alvinegro, Manuel, acabou marcando, só que contra, e eliminou de vez as chances de os paranaenses chegarem no G-4. O Ceará, por sua vez, se garantiu na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Com os paranaenses fora, a briga fica exclusivamente entre Grêmio e Botafogo, que se enfrentam na última rodada, no Olímpico. Para ficar com a vaga, o tricolor gaúcho necessita de apenas um empate na última partida, contra os próprios cariocas, que por sua vez, precisam da vitória para ganharem a vaga. Vale lembrar que, mesmo com a definição do quarto lugar, a equipe que obter a vaga terá que esperar o término da Copa Sul-Americana para garantir em definitivo a presença na Libertadores de 2011. Assim, tanto gremistas como botafoguenses torcem para que o Goiás não vença a competição.

Por fim, a disputa para escapar da segunda divisão. Começaremos com as equipes que conseguiram escapar do Z-4. O Atlético-MG, empurrado pela "massa", venceu o Goiás por 3 a 1. Diego Souza marcou o primeiro, mas Everton Santos empatou para os goianos. Mas Renan Oliveira e Diego Tardelli acabaram com o sofrimento da torcida atleticana e afastaram de vez o fantasma do rebaixamento. Uma bela arrancada do galo desde a chegada de Dorival Júnior, que garantiu a permanência na elite. Como já foi citado, o Flamengo perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 no estádio Raulino de Oliveira. Mesmo com a derrota, o rubro-negro carioca se livrou da segundona, sendo beneficiado com os tropeços dos rivais diretos. Mesmo passando sufoco, o mengão se livrou, mas a bronca da torcida continua. E, num dos jogos mais emocionantes da rodada, o Avaí conseguiu uma virada espetacular na Ressacada e garantiu sua permanência. Contra o Santos, os catarinense tomaram dois gols, com Keirrisson e Neymar, mas obtiveram o empate ainda na primeira etapa, com dois gols de Caio. Mas a virada e o alívio da torcida do Leão só veio no final da partida, com outro gol do meia e herói Caio. Êxtase da torcida avaina, assegurada na primeira divisão do ano que vem.

Tivemos também mais uma equipe rebaixada. Com a derrota para o Grêmio por 3 a 0, o Guarani matematicamente já está na Série B de 2011. Mas a disputa segue para duas equipes. Vitória e Atlético-GO decidiram na última rodada quem cai e quem fica. Os baianos foram até o Beira-Rio e empataram por 1 a 1 com o Internacional, gols de Adaílton e Rafael Sóbis. Mesmo placar para Atlético-GO e São Paulo, com gols de Rogério Ceni e Elias. A situação é a seguinte: bainos e goianos se enfrentam num jogo de vida ou morte, semana que vem, no Barradão. O Atlético-GO joga pelo empate para permanecer na Série A, enquanto o Vitória precisa vencer para evitar o rebaixamento.

As definições ficam para a última rodada. Tanto títlo como as últimas vagas para a Libertadores e para o rebaixamento ainda faltam serem definidas. Então, ficamos a esperar a última rodada do Campeonato Brasileiro, que promete ser de opostos e grandes emoções para jogadores e torcedores.

3 comentários:

  1. Esse Caio arrasou com o Santos, só golaço!
    Gostei que o Avaí ficou, ano que vem teremos clássico CATARINENSE na 1ª divisão! Ai da orgulho do estado né Gabriel?

    Fluminense, apesar do sufoco, será campeão.

    Grêmio e Botafogo vão fazer uma guerra na última rodada no Olímpico!

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vou dar destaque para o jogo Grêmio x Botafogo, na próxima rodada. Vai ser um jogo pegado, quente e nervoso. Bom de assistir e testar o coração de qualquer torcedor.

    Vamos esperar e torcer.

    Abração e espero você lá,

    Luís
    porforadogramado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já era mesmo de se esperar que as definições viessem mesmo para a última rodada e o mais legal que vai ser esta 38ª Rodada é que teremos cinco jogos que poderão definir rumos no campeonato. Dois de enorme de destaque que é Grêmio x Botafogo e Vitória x Atlético - GO .

    Fazia tempo que não víamos uma rodada tão disputada que será está 38ª.

    Forte Abraço
    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!