segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O domingão do Brasileirão

Neste domingo tivemos o complemento da rodada do Campeonato Brasileiro com seis partidas. No Beira-Rio, o Avaí conseguiu uma importante vitória para cima do Internacional e segue vivo na disputa contra o rebaixamento. Patric, logo aos 15 segundos de jogo, e Batista anotaram 2 a 0 a favor dos catarinenses ainda no primeiroa tempo. Mas o colorado reagiu na segunda etapa e empatou, com Leandro Damião e Rafael Sóbis. Porém, Robinho recolocou o leão da ilha em vantagem e garantiu a vitória. O Avaí agora fica na porta de saída da degola, com 37 pontos. Dois a menos do primeiro fora do Z-4, o Vitória, que foi até o Brinco de Ouro e apenas empatou com outra equipe ameaçadíssima, o Guarani. Os gols saíram todos no segundo tempo. Adaílton marcou para os baianos e Geovane, com um gol olímpico, igualou para o bugre, que permanece na zona, com os mesmo 37 pontos do Avaí, e ainda luta contra o descenso.

No Serra Dourada, outro ameaçado pelo Z-4, o Atlético-GO, conseguiu mais uma vitória e vai se afastando. Os goianos venceram com facilidade os reservas do Palmeiras por 3 a 0. Gilson, no primeiro tempo, e Robston, com dois gols na segunda etapa, decretaram o triunfo, que deixa o dragão na 13ª colocação, com 40 pontos, mas ainda não salvo da degola. E, no Engenhão, o Fluminense entrou em campo para recuperar a liderança, perdida no sábado para o Corinthians. Mas tinha pela frente outro time que luta contra o rebaixamento, o Goiás. E a vida do Flu não foi fácil. No primeiro tempo, além de esbarrar no excelente esquema defensivo dos goianos, que anularam todas as jogadas cariocas, o tricolor ainda sofreu com as investidas ofensivas. E, num delas, tomou o gol. Rafael Moura anotou de cabeça, para desespero da torcida, que lotou as dependências do Engenhão. Na segunda etapa, o Fluminense era todo ataque, mas sofria com a marcação e com o próprio nervosismo. Muricy liberou o time inteiro para atacar, fez substituições, e o gol finalmente veio. De pênalti, com Conca, já no final do jogo. Não deu tempo para buscar a vitória. O empate tira o tricolor carioca da primeira posição na tabela, ficando agora a um ponto do timão. Pontos perdidos não computados na contra carioca. Os goianos ficam em situação muito complicada, mas ainda sonham. A disputa pelo título continua, assim como a saga contra a degola.

Em São Januário, Vasco e São Paulo também ficaram no empate. Depois de um primeiro tampo com várias chances de gol para ambos os lados, na segunda etapa os gols vieram. Éder Luiz acertou um lindo chute de fora da área, no ângulo de Rogério Ceni, e abriu o placar para os cariocas, aos 15 minutos. Dez minutos mais tarde, mais um bonito gol, desta vez dos paulistas, que igualaram o marcador com um gol de letra de Lucas Gaúcho. O resultado deixou o Vasco ainda na 11ª posição, e o cruzmaltino não almeja mais muita coisa. Já o São Paulo permanece na nona colocação, a cinco pontos do G-4, vendo agora a situação de chegar a Libertadores ficar bem mais difícil. Quem ficou muito bem na parada em relação ao G-4 foi o Atlético-PR, que de forma dramática bateu o Grêmio Prudente na Arena da Baixada e assumiu a quarta colocação, empatado com o Botafogo. Paulo Baier abriu o placar no primeiro tampo. Mas, na segunda etapa, Willian José empatou para os paulistas. Até que aos 47 minutos, novamente Paulo Baier fez o gol da vitória rubro-negra, que vê a chance de voltar a Libertadores ainda vivo. A derrota deixa o Grêmio Prudente como o primeiro time matematicamente rebaixado para a Série B de 2011.

Briga pelo título, pela Libertadores e contra o descenso. As emoções do Campeonato Brasileiro continuam, e devem durar até a última rodada, para a alegria (e aflição) de todos os torcedores do Brasil. E que assim seja.

5 comentários:

  1. O brasileirão está muito emocionante, gostei muito da vitória do Avaí, estou torcendo muito para que escapem da Série B. Prudente e Goiás rebaixados.

    Espero mesmo que o Coritnhians não seja campeão e o Grêmio fique no G4.

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Triste é verificar que teremos, pela enésima vez, um campeonato "decidido" pela arbitragem. Terrível para um futebol que deveria zelar por sua reputação!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. "Erros" estranhos desses péssimos árbitros. Mas num país onde reina a impunidade não podemos esperar por justiça. Se a máfia do apito estivesse na cadeia, junto com os dirigentes que corromperam os árbitros certamente teríamos arbitragens decentes.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  5. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!