quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Os "Fiéis da Balança" do Brasileirão

Campeonato Brasileiro nas suas últimas rodadas. Clubes ponto a ponto disputando o título, vagas para a Libertadores e para escapar do descenso. Como todo ano acontece, há também aquelas equipes que não buscam mais nada na competição, não almejam muita coisa ou estão priorizando outras competições. Estamos falando dos "fiéis da balança".

Os clubes chamados desta maneira que, de uma forma ou outra, podem acabar ajudando (ou atrapalhando) na decisão de um campeonato. E, num Brasileirão tão disputado, as rivalidade surgem a todo momento, e já não é surpresa nesta reta final surgirem boatos de malas brancas e favorecimento para determinadas equipes. O "corpo mole", o apelo da torcida, a "entrega" de uma partida.

Por mais que muita gente negue, esta história pode existir. Campeonatos passados já mostraram que esta prática pode acontecer. E exemplos este ano não faltam, principalmente na disputa pelo título. O Fluminense, líder, encara São Paulo e Palmeiras, faltando três rodadas para o encerramento do Brasileiro. O tricolor paulista, depois de maus resultados, viu a chance de Libertadores quase sumir. E o verdão, no meio da tabela, prioriza a Copa Sul-Americana. O Corinthians está ponto a ponto brigando com o Fluminense, assim como o Cruzeiro. As evidências estão aí. Haveria um favorecimento por parte dos rivais paulistas contra o timão? Apelos dos torcedores é o que não falta.

Malas brances também podem surgir nestas últimas rodadas. Gente que ainda está brigando no Brasileirão podem enfrentar equipes que já pensam na próxima temporada, que não dão muito valor a esta reta decisiva da competição, pois não fará diferença. Para eles, pois estes clubes podem decidirem o futuro do campeonato, mesmo que indiretamente falando.

Pois é, eis a importância dos "Fiéis da Balança" no final do Campeonato Brasileiro. Mesmo com todas as especulações existentes, esperamos que todas as equipes atuem de forma cordeal e principalmente profissional, porque ninguém quer entrar para perder. Que sempre haja um bom senso por parte de todos, e que o lado digno do futebol prevaleça. Que assim seja nesta grande reta final de Brasileirão.

8 comentários:

  1. Gabriel, esse é um tema complicado, depende muito de que lado vc esta, se do lado de quem esta na briga ou do lado dos "fiéis da balnça", e acredite em um praça véio, todo ano é mesma polêmica, é aquela coisa , se não é meu time a ser beneficiado então é errado, imoral, injusto.....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pd ser até delicado, mas acontece néh?!
    Digue lá o Grêmio em 2008!!! É uma pena pro futebol, mas acontece, acho que isso desvaloriza o trabalho do adversário. É o que eu penso!!!
    Mas pra terminar, um grande abraço do magro!!!

    BLOG DO RÔ DUTRA
    www.rodrigodutraa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu caro Gabriel Campi, toda reta final de Brasileirão é sempre a mesma história: os jogadores dando aquele migué ou a torcida pedindo para entregar o jogo só para ver o rival não se ascender no torneio.
    No caso deste último tópico, as torcidas do São Paulo e do Palmeiras estão torcendo para o Florminense ganhar o título só para não verem o Corinthians ganhar. Ah, isso não é coisa de torcedor. Quem é assim, não gosta do seu time. Torcedor que é torcedor, sempre apoia o time nos bons e nos maus momentos.
    Tomara que essa maldita mala branca não apareça, pois vai ser uma mancha no futebol brasileiro, já não basta o mando e o desmando das Organizações Globo em tudo.

    Abraços, saudações vascaínas e parabéns pelo seu blog.
    Visite e comente- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel,

    não sei se vc sabe, mas saí do Gol de Placa www.golplacafc.blogspot.com e agora estou no Maníacos do Futebol www.maniacosdofutebol.blogspot.com e gostaria que neste meu novo blog pudessemos manter a parceria que tinhamos no outro.

    O seu banner já está em meu blog. Para colocar meu banner em seu blog, acesse http://maniacosdofutebol.blogspot.com/p/parceria.html

    Obrigado pela oportunidade de reatar as relações e em breve estarei em seu blog comentando os posts. E já sou seguidor também.

    Vire nosso seguidor também!

    Forte Abraço,
    Carlos Danziato Junior

    ResponderExcluir
  5. Gabriel,

    tive problemas ao linkar seu banner. Ele só é uma imagem. Não dá para linká-lo. Entao linkei somente seu url.

    ResponderExcluir
  6. Espero que o campeonato termine de uma forma mais honesta e honrada do que o de 2009, quando Corinthians e Grêmio, sob pretexto de tirar as chances de seus maiores rivais, entregaram seus jogos para o Flamengo. Foi muito feio para o futebol e, por que não dizer?, para a cidadania.

    Parabéns pelo blog. Está ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Acho que vai rolar muita mala branca, pretas, vermelha, azul... hehehehe

    só espero que fique por ai e não aconteça brigas e coisa pior.

    É GRÊMIO NA LIBERTADORES 2011!

    Abraço catarinense

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Todo ano isso sempre acontece. Isso de uma forma desvaloriza o trabalho do rival, porém temos que ver o outro lado. Se um time não teve competência de brigar pelo título, ele atrapalha o rival, ambos morrem sem ganhar nada. Uma forma de evitar esse negócio de entrega seria colocar os cla´ssicos para a última rodada, o que evitaria os times de entrarem em campo com o time reserva e sem vontade alguma de vencer. Também evitaria essa dependência de vitória do rival.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!