terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Centenário de um gigante

Nesta quarta-feira, dia 01 de agosto de 2010, o Sport Club Corinthians Paulista completa 100 anos de existência. Um clube com uma história magnífica, assim como sua imensa torcida, uma das maiores do Brasil, e que arrasta multidões por onde passa, sempre deixando suas marcas de tradição.

Passando pelo ano de fundação, em 1910, inspirado por um clube inglês, que deu o nome de origem ao Timão. Surgindo entre os grandes paulistas, a rivalidade desde cedo com a Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras), com o surgimento dos primeiros títulos paulistas e Rio-São Paulo. Em 1954, passando pela "Era Rivelino", quando começava a era do sofrimento corintiano, ficando 23 anos sem conquistar competições oficiais, até a final épica do Campeonato Paulista de 1977, onde o jejum foi quebrado com o título sobre a Ponte Preta.

Da Era da "Democracia Corintiana", comandada por Sócrates, Casagrande, Wladimir, Biro-Biro e Zenon, com o bicampeonato paulista e a luta pelas "Diretas Já". Nas décadas de 1990 e 2000, conquistando seus títulos de maior importância: Tricampeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), Tricampeão Paulista(1995, 1997 e 1999), Campeão da Copa do Brasil (1995) e da Supercopa do Brasil (1991). Dentre estas décadas, ídolos como Marcelinho Carioca, Dinei, Vampeta, Viola, Rincón, Neto, Ricardinho, Dida, Ronaldo, Gamarra, entre muitos outros. E nos anos 2000, vindos mais três paulistas (2001, 2003 e 2009), Bi da Copa do Brasil (2002 e 2009) e o tetra do Brasileirão, em 2005. Em 2007, o clube viveu um de seus momentos mais difíceis em toda sua história. Terminando o campeonato nacional daquele ano em 17º lugar, acabou rebaixado pela primeira vez para a Série B. Porém, no ano seguinte, com a chegada de Mano Menezes e com o apoio da imensa torcida alvinegra, a equipe subiu e conquistou brilhantemente a segunda divisão e fez renascer o clube. Agora, em 2010, a equipe busca a conquista de mais um Campeonato Brasileiro, para coroar o ano do centenário e dar um presentão para a massa.

As passagens históricas a vitoriosas do Corinthians merecem destaque, assim como sua imensa torcida, que nunca deixou o time na mão, não é a toa que é chamada de Fiel. O Time do Povo, o Timão, o Coringão, o Todo Poderoso, o Alvinegro do Parque São Jorge, merece a comemoração pelo seu centenário. Parabéns ao Sport Club Corinthians Paulista.

Imagem: Futebol - Paixão e Profissão

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um giro pelo Velho Continente

Com o início dos Campeonatos Europeus, as notícias e novidades no Velho Continente não param. Novas contratações agitam o mercado europeu, com os clubes buscando os últimos reforços para a disputa efetiva de toda uma temporada que vem pela frente.

Vamos começar pela Espanha, que teve o começo de seu campeonato nacional neste final de semana que passou. Aliás, no primeiro jogo do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol,no empate contra o Mallorca, o craque Cristiano Ronaldo machucou o tornozelo o ficará por três semanas de molho, desfalcando os merengues na primeira rodada da Champions League, no Espanhol e a seleção portuguesa, nas eliminatórias da Eurocopa 2012. Já no arqui-rival Barcelona, que estreiou com goleada, foi apresentado o volante argentino Mascherano, que veio do Liverpool e assinou por quatro anos com os catalães, que já estimularam uma multa recisória astronômica: 200 milhões de reais. Finalizando o giro espanhol, o atacante brasileiro Luís Fabiano, em meio as especulações de sua saída, acabou com os boatos e assinou contrato por mais duas temporadas com o Sevilla.

Na Itália, a Internazionale, atual pentacampeã italiana, estreiou com um modesto empate sem gols contra o Bologna. O Milan, que goleou por 4 a 0, com dois de Alexandre Pato, um de Thiago Silva e atuação de gala da Ronaldinho Gaúcho, apresentou no domingo a mais nova contratação: o seuco Zlatan Ibrahimovic, que foi adquirido por 375 milhões de reias, vindo do Barcelona. Ainda no rubro-negro italiano, o presidente Silvio Berlusconni não descartou o interesse do clube em ter mais um brasileiro em seu elenco: Robinho estaria na mira. Ainda na Itália, o volante Hernanes continua jogando bem com o seu Lazio, que acabou sendo derrotado pela Sampdoria. E quem diria, o atacante francês Trezeguet, ex-Juventus, foi parar no Hércules, da Espanha.

Pelas bandas da terra da Rainha, o volante brasileiro Sandro, campeão da Libertodores pelo Internacional, chegou a Inglaterra para realizar exames, e se juntar ao restante do grupo do Tottenham para a temporada. Boa sorte a ele. O Liverpool, que venceu o West Bromwich por 1 a 0, anunciou o volante Raúl Meireles para o lugar do argentino Mascherano, que partiu para o Barcelona. O Manchester City perdeu para o Sunderland por 1 a 0, com Tevez perdendo chance incrível para os sky blues, que já vêem Robinho partindo para a Itália. Já os rivais, o Machester United, passou fácil pelo West Ham por 3 a 0, com golaço de voleio de Berbatov e a volta dos gols de Rooney. E o Chelsea, único com 100% de aproveitamento na Premier League, jogou para o gasto e derrotou o Stoke City por 2 a 0, em Stanford Brigde, na estreia do brasileiro Ramires.

Na Alemanda, o Werder Bremen apresentou o zagueiro fracês Silvestre, ex-Manchester United e Arsenal. No Bayern de Munique, que acabou perdendo para o Kaiserslautern, o holandês Robben continua fora da equipe, machucado, não tendo uma boa recuperação. Já outro holandês, Van Nistelrooy, pelas boas atuações no Hamburgo, acabou voltando para a seleção holandesa, para a disputa das eliminatórias da Euro. Outras zebras aconteceram no fim de semana. O Bayer Leverkusen, de Renato Augusto e Ballack, acabou tomando um 6 a 3 do modesto Borussia Monchengladbach. E o Wolfsburg, agora do meia Diego, abriu 3 a 0 contra o Mainz, com um gol do brasileiro, e, incrivelmente, acabou tomando a virada. Inexplicável. E um tanto bizarro.

Em Portugal , o atual campeão Benfica acabou se recuperando das duas derrotas nas primeiras duas rodadas do Campeonato Português e venceu o Vitória de Setúbal, com gol de Luisão. Já o Porto, o brasileiro Hulk também brilhou, marcou duas vezes e deu a vitória de 2 a 0 contra o Rio Ave. E faltou falar de Liédson. O luso-brasileiro marcou e o Sporting bateu o Naval por 3 a 1. Os brasucas em alta em Portugal. Para fechar, o técnico da seleção portuguesa Carlos Queiróz acabou sendo suspensou por seis meses, por atrapalhar atletas em exames anti-doping antes da Copa do Mundo. Que papelão...

Isso é só o começo da temporada europeia que vem pela frente. Ainda teremos a estreia da Champions League e da Liga Europa, além da continuação dos Campenatos Nacionais. A nova temporada na Europa está aí. Aprecie sem moderação.

domingo, 29 de agosto de 2010

Silas é a bola da vez

E o novo comandante do Flamengo já está decidido. Silas acertou com o rubro-negro neste domingo e comandará a equipe no Campeonato Brasileiro. A reunião que decidiu a ida do treinador para a Gávea aconteceu em Campinas, onde o time enfrentará o Guarani. Diante da recusa de Carlos Alberto Parreira, que era o preferido de Zico e da diretoria carioca, o plano B foi apostar em Silas, que fez ótimo trabalho pelo Avaí em 2009, chegou ao Grêmio este ano, mas acabou sendo demitido, deixando o time na zona de rebaixamento do Brasileirão. Silas não é muito rodado, não tem muita experiência, e o rubro-negro aposta mais uma vez num treinador jovem para obter sucesso no restante da temporada.

Silas assinou contrato por um ano e será apresentado na terça-feira, na Gávea. Agora, a torcida rubro-negra espera que o treinador fique no comando da equipe pelo resto do Brasileirão, e colocar o time nas primeiras posições. Mais uma aposta está feita. Silas é a bola da vez.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Variadas escolhas para o comando do Flamengo

E Rogério Lourenço não aguentou a pressão e de adeus ao comando técnico do Flamengo. Depois do empate contra o Atlético-MG, na quinta-feira, com mais um jogo onde o rubro-negro não marcou gols e não agradou a torcida, o treinador veio a deixar o clube carioca. Muito mais pelo apelo popular do que por opiniões internas na Gávea. A pressão já era grande a rodadas atrás, com o baixo rendimento da equipe, e a posição mediana na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Ainda, Rogério não era e nunca foi hunanimidade no Flamengo, que optou por sua opção no cargo de técnico por apostar mais uma vez, como fez no caso de Andrade, num treinador sem experiência. Desta vez, a escolha não deu certo, e Rogério Lourenço saiu pelas portas do fundo, sendo considerado pelos torcedores como fraco, sem muitos conhecimentos táticos e sendo xingado de "burro" no seu último jogo no Maracanã. Realmente um furada da diretoria carioca.

Saindo Roagério Lourenço, agora a diretoria corre atrás de um novo técnico. E opções não faltam. Existem hoje vários treinadores disponíveis no futebol brasileiro e fora do país também. Leão foi demitido do Goiás junto com Rogério no Flamengo, mais o nome não soa bem na Gávea, até pelo passado pouco glorioso do técnico. A diretoria já soltou uma pista. Vai querer um treinador já rodado, sem maiores apostas, como fez ultimamente. O nome de Carlos Alberto Parreira soa como um ótimo pretendente dentro do clube, e Zico já disse que é o seu nome preferido. Até o nome de Zagallo surgiu. A volta de Andrade, Silas e Dunga. Mas estes, segundo a própria diretoria, por serem trenadores mais jovens e com menos experiência, não devem se confirmarem. Paulo Altuori também é opção.

Cabe agora a diretoria do Flamengo fazer um bom trabalho e escolher um nome adequado para o comando do rubro-negro para o resto do Campeonato Brasileiro, que agrade sua imensa torcida e faça o clube subir na tabela do Brasileirão e honrar sua bela história, defendento seu título brasileiro. As opções estão ai, e são variadas. Resta saber o nome que se encaixe nos padrões da equipe.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Definidos os grupos da primeira fase da Liga dos Campeões

A Uefa realizou nesta-quinta-feira o sorteio que definiu os oito grupos da primeira fase da Liga dos Campeões. Como sempre, as equipes jogam entre si em dois turnos e classificam-se para as oitavas-de-final as duas melhores campanhas de cada grupo.

Os cabeças-de-chave foram definidos conforme o rendimento nas competições da Uefa nos últimos anos. Assim, no caso do Real Madrid, que apresentava apenas o décimo melhor coeficiente entre todas as equipes, ficou no pote 2, não sendo cabeça-de-chave. Os merengues caíram no grupo mais equilibrado da primeira fase desta Champions. Como no ano passado, os espanhóis novamente já encaram os italianos do Milan de cara, além do tradicional Ajax, que já têm quatro títulos da Champions, e o Auxerre, da França. Este é o Grupo G da Liga.

Dos outros grupos, a coisa já ficou mais ou menos definida para os clubes grandes. Exceto no caso da Internazionale, atual campeã, que caiu no Grupo A, junto com Werder Bremen, Tottenham e Twente. No Grupo B, outro grupo equilibrado, com times mais medianos da Europa. Lyon, Shalke 04, Benfica e Hapoel-ISR. No C, o poderoso Manchester United encara Valencia, Rangers e Busaspor-TUR. No D, o Barcelona se deu bem e enfrenta Panathinaikos, Copenhague e Rubin Kazan. No Grupo E, os grandes Bayern de Munique e Roma encaram Basel e Cluj-ROM. No F, os ingleses do Chelsea enfrentaram Olympique de Marselha, Spartak de Moscou e Zilina-EVQ. E no Grupo H, o Arsenal encara o Shaktar Donetsk, Sporting Braga e Partizan. Muitas zebras. Vamos ver se podem aprontar para os quase soberanos gigantes europeus.

Também na oportunidade, foram premiados os campeões da edição passada da Champions. Campeã, a Internazionale foi a maior premiada, emplacando todos os prêmios individuais da Uefa: Júlio César, o melhor goleiro; Maicon, o melhor defensor; Sneijder, meia destaque; e Diego Milito, melhor atacante e melhor jogador da última temporada europeia. A primeira rodada da fase de grupos acontecerá no dia 14 de setembro. Esperamos pelo começo de mais uma temporada da maior competição de clubes do mundo.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os último classificados para a fase de grupos da Champions League

Nesta quarta-feira foram definidos os últimos times que disputaram a fase de grupos da Liga dos Campeões, ou Uefa Champions League, como desejarem. Quatro jogos apontaram os últimos classififacos dos playoffs. Em Amsterdã, o Ajax venceu o Dinamo de Kiev (dos brasileiros Danilo Silva, Betão, Guilherme e André) por 2 a 1, com um gol de Suárez, e garantiu sua vaga depois de um empate no jogo da ida, na Ucrânia. Já em Londres, o Tottenham, depois de um susto no jogo da ida, onde havia perdido por 3 a 2, goleou o Young Boys, com três gols do grandalhão Peter Crouch e também se qualificou.

Nos outros jogos de hoje, Auxerre, da França, derrotou o Zenit, da Rússia por 2 a 0 e passou de fase. Também o Copenhague venceu o Rosemborg por 1 a 0, mas não passou, já que havia perdido o jogo de ida por 2 a 0, e o Zilina derrotou o Sparta Praga e entrou na fase de grupos da Champions.

Confira todos os resultados e os classificados dos playoffs da Liga dos Campeões. Em negrito os classificados para a fase de grupos da Champions:

Hapoel Tel-Aviv 1 x 1 RB Salzburgo (4 x 3)
Sheriff 0 x 3 Basel (0 x 4)
Anderlecht 2 x 2 Partizan (4 x 4)
Sevilla 3 x 4 Braga (3 x 5)
Sampdoria 3 x 2 Werder Bremen (4 x 5)

Copenhague 1 x 0 Rosenborg (1 x 2)
Zilina 1 x 0 Sparta Praga (3 x 0)
Tottenham 4 x 0 Young Boys (6 x 3)
Auxerre 2 x 0 Zenit (2 x 1)
Ajax 2 x 1 Dínamo de Kiev (3 x 2)

O sorteio dos grupos acontece nesta quinta-feira, às 13 horas (horário de Brasília). Já está prestes a começar a nova temporada da melhor competição de clubes do planeta: a Liga dos Campeões da Europa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Para afastar a zica

Nesta segunda-feira o Flamengo apresentou seus dois reforços para o ataque da equipe para o restante do Campeonato Brasileiro. Zico deu as boas vidas para dois atacantes repatriados da Europa pelo rubro-negro. Deivid e Diogo chegaram na gávea e prometeram muito empenho para ajudar o time a melhorar a posição na tabela do Brasileirão.

Deivid, com um vasto currículo de títulos e passagens por grandes clubes brasileiros (como Cruzeiro, Santos e Corinthians), estava atualmente no Fenerbahçe, da Turquia. Nas quatro temporada no clube turco, foi campeão nacional e foi treinado pelo próprio Zico. Teve seu contrato assinado até 2012, com todos os seus direitos federativos agora pertencendo ao Flamengo.

Diogo, mas jovem e menos conhecido que Deivid, se destacou em 2007 pela Portuguesa e desde então estava no Olympiacos, da Grécia, mas não teve muito contato com Zico nos quatro meses que o galinho permaneceu no clube grego. O clube da gávea desembolsou cerca de 2,3 milhões de reias para ter o atacante.

Com o segundo pior ataque do Brasileirão, o Flamengo enfim tenta se livrar deste estigma, começar a marcar mais gols e subir na tabela, focando as primeiras colocações. Apostando em dois atacante repatriados e com características diferentes. Deivid, um jogador mais de área, centrovante, marcador de gols e artilheiro por onde passou. Diogo, rápido e hábil, deve ser o "motorzinho" da linha ofensiva rubro-negra. Esta nova dupla tem motivos para dar certo, e tirar de vez a zica do ataque flamenguista, que ainda não se encontrou depois da saída do "Império do Amor".

Ficha técnica:

Nome: Deivid de Souza
Naturalidade: Nova Iguaçu, RJ
Idade: 30 anos
Clubes: Nova Iguaçu (1998-1999), Joinville (1999), Lecce-ITA (1999), Santos (1999-2001), Corinthians (2001 –2003), Cruzeiro (2003), Bordeaux-FRA (2003-2004), Santos (2004-2005), Sporting-POR (2005-2006), Fenerbahçe (2006-2010).

Nome: Diogo Luis Santo
Naturalidade: São Paulo, SP
Idade: 23 anos
Clubes: Portuguesa (2006-2008) e Olympiacos (2008-2010).

domingo, 22 de agosto de 2010

Corinthians atropela São Paulo, e Fluminense e Vasco empatam

O complemento da 15ª rodada do Campeonato aconteceu neste domingo, com destaque para dois grandes clássicos regionais. Em São Paulo, Corinthians e São Paulo se enfrentaram no Pacaembu. Precisando da vitória para encostar no líder Fluminense, o timão não perdeu tempo, e desde os primeiros minutos de partida pressionou o tricolor, com a velocidade de seu ataque, e só não marcou pelas belas intervenções de Rogério Ceni, que via seu time ser encurralado, e tomou o primeiro gol aos 21 minutos, quando Elias avançou com liberdade e soltou a bomba no canto esquerdo do capitão são-paulino. Com o gol, o alvinegro diminuiu o ritmo, mas não deixou de controlar a partida, e o São Paulo não fazia por merecer o empate. E, aos 44, o timão ampliou. Jorge Henrique cruzou da linha de fundo e Elias apareceu no meio da marcação para marcar o segundo. Para a segunda etapa, o técnico Sérgio Baresi promoveu mudanças para tentar chacoalhar a sua equipe, que estava aceitando o domínio dos donos da casa. Quando o São Paulo se soltava, siando mais do campo defensivo, saiu o terceiro gol alvinegro. E de mais um volante. Desta vez não Elias, mas Jucilei. Na cobrança de escanteio, aos 25 minutos, ele subiu mais do que a zaga tricolor e testou no canto esquerdo de Rogério. Então, o Corinthians matou qualquer possibilidade de reação do São Paulo, passou a tocar a bola, ainda dando trabalho a Ceni, e esperar o fim da partida e a garantia de três pontos muito importantes, que deixam o timão com 31 pontos na tabela, e agora a apenas dois pontos do Fluminense. O alvinegro enfrenta na quarta-feira o Cruzeiro, fora de casa, tentando se aproximar ainda mais do tricolor carioca. Já o outro tricolor, o paulista, segue em situação complicada, a dois pontos da zona do rebaixamento, com 17 pontos. Na quarta, encara o Vasco, no Morumbi.

No clássico carioca da rodada, Vasco e Fluminense, no Maracanã. O tricolor, buscando abrir ainda mais vantagem na ponta do Brasileirão, começou a partida melhor, pressionando o Vasco, que não conseguia se acertar. E, aos sete minutos, veio o primeiro gol. Após cobrança de escanteio de Conca, Gum subiu mais que a defesa vascaína e testou para a bela defesa de Fernando Prass. No rebote, o próprio zagueiro tricolor colocou a bola para o fundo das redes, abrindo o placar. Depois do gol, o Fluminense dimiuiu o ritmo e deixou o cruzmaltino crescer na partida, se acertar, e chegando perto de empatar a partida. Carlos Alberto perdeu chance incrível, mas logo se redimiu aos 37 minutos. O capitão puxou o contra-ataque e, alinhando velocidade e força, se livrou da marcação de dois zagueiros e lançou bola açucarada para Éder Luis chutar rasteiro no canto de Fernando Henrique, empatando o jogo. Se mudanças em ambas as equipes, a segunda etapa começou como foi todo o primeiro tempo: eletrizante. O Fluminense tentou se impor, se lançou ao campo de ataque. Mas, no primeiro contra-golpe do Vasco, aos dois minutos, veio a virada. Mais uma vez Carlos Alberto arrancou, ganhou a disputa pelo meio e serviu o lateral Fágner, que apareceu livre entre os três zagueiros tricolores, tocar no cantinho de FH, virando a partida para o cruzmaltino. Então, o tricolor se lançou mais ainda no ataque e conseguiu a igualdade aos 14 minutos. Emerson roubou a bola de Felipe dentro da grande da área, e cruzou. Zé Roberto foi dominar a bola e acabou sendo desarmado por Júlio César, que tocou no canto esquerdo de Fernando Prass. Tanto PC Gusmão quanto Muricy Ramalho promoveram mudanças nas equipes. PC sacou Felipe e pôs Carlinhos, e Muricy tirou Diguinho e promoveu a estreia de Deco. E logo na sua primeira partida, o luso-brasileiro teve a oportunidade de dar a vitória ao Flu. Depois de cruzamento da esquerda, o meia, livre na área, isolou a bola. E, no último lance da partida, Carlos Alberto fez ótima jogada individual, passou por três marcadores, invadiu a área, chutou cruzado e viu sua bola raspar a trave tricolor. Num jogão de bola, com várias chance de gol, o clássico carioca não saiu da igualdade. O resultado deixa o Fluminense ainda na ponta da tabela, com 33 pontos, mas agora a apenas dois do vice-líder Corinthians, e agora enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. Já o Vasco permanece no nono lugar, agora com 21 pontos, e encara na quarta-feira o São Paulo, no Morumbi. São as emoções do Campeonato Brasileiro.

Botafogo e Ceará vencem e estão no G-4; Prudente sai do sufoco

A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro foi aberta no sábado com três partidas. No Serra Dourada, o Goiás não conseguiu segurar o Grêmio Prudente e foi derrotado em casa. Depois de perder três pontos na classificação pela escalação de um jogador irregular, o Prudente se recuperou e voltou a vencer depois de cinco jogos. Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas sem chances reais de gol, Wanderley, aos 7 minutos do segundo tempo, abriu o placar para os visitantes. Logo em seguida, aos 12, Everton Santos empatou para o esmeraldino. Mas Anderson Luis pôs o time de Prudente novamente em vantagem no marcador. Aos 42 minutos, pênalti para o Goiás, que o goleiro Giovanni defendeu, e penalidade e o rebote de Romerito, garantindo a primeira vitória fora de casa do Grêmio, que com o resultado foi aos 15 pontos e saiu da zona da degola, agora ocupando a 15ª posição. Agora, o time encara o Atlético-PR, naquarta-feira, no Prudentão. Já o Goiás, com mais uma derrota, vê sua situação se complicar bastante, permanecendo na penúltima colocação, com 13 pontos, e enfrenta o líder Fluminense, no Serra Dourada, na próxima rodada.

No Castelão, o Ceará venceu o Grêmio e fez as pazes com a vitória depois de dois meses. A partida já começou eletrizante. Logo aos 40 segundos de jogo, o volante Willian Magrão marcou contra, fazendo o primeiro gol do Vozão e complicando ainda mais o Grêmio. Apostando nas bolas paradas, o tricolor gaúcho chegou ao empate aos 25 minutos, com mais um gol contra, que desta vez foi a favor, do zagueiro Anderson. No final da primeira etapa, um pênalti a favor dos donos da casa. Mas Fabrício foi para a cobrança e Victor espalmou, evitando o segundo do Ceará. Um primeiro tempo bastante movimentado. Na segunda etapa, o técnico estrante Mário Sérgio promoveu mudanças no Vozão, que surtiram efeito, e os donos da casa sufocavam os gaúchos. De tanto pressionar, o alvinegro foi premiado aos 36 minutos, quando Geraldo marcou o gol do triunfo cearense, que volta ao G-4, agora com 24 pontos, e encara o Botafogo, na quarta, no Engenhão. A derrota deixa o Grêmio ainda muito ameaçado, na boca da zona do rebaixamento, com 15 pontos ganhos. Os gaúchos enfrentam o Santos, na próxima rodada, no Olímpico.


E no Engenhão, o Botafogo continuou sua ótima fase, venceu o Avaí e está na zona da Libertadores. O alvinegro carioca era melhor na partida, mas ambas as equipes tinham dificuldades na criação das jogadas, errando muitos passes. Apostando nas bolas aéreas, o Botafogo conseguiu fazer o seu gol aos 31 minutos, com o zagueiro Fábio Ferreira. O Avaí então tentou partir para cima dos donos da casa, criando duas boas chances de empatar o jogo, com o fogão também assustando tentando ampliar o marcador. Na segunda etapa, tanto Antônio Lopes quanto Joel Santana mudaram suas equipes, mas a partida seguiu num ritmo lento, com os avaiano tentando timidamente partirem para o ataque, mas com os cariocas tendo mas volume de jogo, também tendo oportunidades de ampliar, mas não tendo sucesso nas conclusões. O fogão segurou o resultado e roubou a terceira colocação dos catarinenses. Agora, o alvinegro têm 24 pontos na tabela, e encara na próxima rodada o Ceará, em casa. Já o Avaí cai para a quinta posição, permanecendo com 22 pontos, perdendo seu posto no G-4. Os catarinense enfrantam o Internacional, na próxima quarta-feira, na Ressacada, em busca da reabilitação.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A América mais uma vez é vermelha

A América do Sul é vermelha novamente. O Internacional venceu o Chivas Guadalajara por 3 a 2 no jogo de volta e conquistou pela segunda vez na sua história a Libertadores da América. Com uma avalanche de torcedores no Beira-Rio, a festa foi completa, e agora o colorado espera o final do ano para disputar mais uma vez o título mundial.

O jogo da quarta-feira foi parecido com a partida de ida da final. Pelo menos o primeiro tempo. O Internacional jogando melhor, mas muito nervoso, e não conseguindo criar grandes chances de gol, e o Chivas marcando mal, mas aparecendo no ataque com perigo. Errando passes bobos e se afobando no toque de bola, o colorado sentiu a pressão da decisão, não segurou a onda e acabou sofrendo o gol. Aos 42 minutos, Fabián girou bonito em cima do zagueiro Índio e, com um belo chute, abriu o placar, calando o lotado Beira-Rio, deixando um ar de apreensão na parte brasileira da final.

Mas, novamente como no jogo no México, Celso Roth mexeu com os brios dos jogadores e o Inter voltou mais ligado na segunda etapa, pressionando o adversário, que não conseguia mais criar, e chegando com perigo em busca do gol de empate, que não demorou muito para vir. Surgiu aos 16 minutos. Bela trocas de passes do meio-de-campo gaúcho, até que a bola chegou na esquerda para Kléber cruzar rasteiro e Rafael Sóbis botar o pé e desviar para as redes, e recolocando a taça novamente nas mãos do colorado. Euforia no gigante. Logo após o gol, o Inter deu impressão de ter recuado, situação que logo foi retrucada por Celso Roth, que ordenou que seus jogadores continuassem atacando. Mesmo assim, os mexicanos partiam com tudo para o campo ofensivo, e deixavam muitos espaços para os contra-ataques vermelhos. E foi assim que a virada veio. Aos 30 minutos, o suplente Leandro Damião, que havia substituído Sóbis, aproveitou passe errado na zaga do Chivas, partiu em velocidade para o gol e chutou com força na saída do goleiro, fazendo o vira-virou colorado, como ocorreu no México, na semana passada, e dando tranquilidade para o título que viera. Com o domínio do jogo, tocando a bola com calma, o Internacional ainda marcou o terceiro, aos 45 minutos, com o "iluminado" Giuliano, que passou no meio de dois marcadores e tocou por cima do arqueiro mexicano, selando a festa colorada. Ainda deu tempo para Araujo diminuir para o Chivas aos 47. Mas nada que pudesse impedir a grande conquista do Inter, bicampeão continental.

O título coroa um trabalho que desde o ínicio do ano foi demarcado. Primeiramente sob o comando de Jorge Fosatti, mas o uruguaio não teve sucesso. E veio Celso Roth, que mesmo com muita desconfiança da torcida, conseguiu fazer um ótimo trabalho e conduzir os gaúchos e mais esta grande conquista. Além do treinador, o grupo de jogadores do Inter também, é claro, está de parabéns. Um dos times, senão o time mais qualificado do Brasil, com atletas da altura do colorado, mesclando juventude e experiência de velhos conhecidos da torcida, reservas a altura, mostrando que apenas onze jogadores não fazem um grupo campeão. Também glorificando o grande trabalho da diretoria colorada.

Agora, as forças voltam ao Campeonato Brasileiro, e com este time, o Inter pode brigar sim por mais um título. Mas fica difícil tirar a cabeça de dezembro, do Mundial de Clubes, num possível confronto contra o outro Inter, o da Itália, campeão europeu. Que a história se repita como em 2006, quando o colorado venceu de forma heroica o Mundial. Que mais uma vez o colorado pinte o mundo de vermelho e faça a grande massa ainda mais feliz.

Parabéns ao Internacional, Bi-campeão da Libertadores da América, com todos os méritos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Rede Globo, a CBF e o futebol brasileiro

Acho que chegou a hora de se falar sobre isso. Agradeço pela sugestão do amigo Jean Rosa, do blog Torcedores do Vascão, para fazer um post sobre este assunto tão delicado, que a tempos já perdura no futebol brasileiro. O domínio descontrolado da Rede Globo de Televisão sobre clubes, dirigentes e a própria seleção brasileira.

Primeiramente, vamos falar dentro do futebol no Brasil, envolvendo os clubes brasileiros. Todos já nós sabemos que os já tradicionais jogos de quarta-feira a noite, no "ótimo" horário de 21h50, são pela questão de que as partidas "não podem" começar antes da novela das nove da Rede Globo terminar. Como pode uma emissora de televisão ter tamanho poder de alterar horários assim tão facilmente, atrapalhando a todos. Clubes, jogadores e principalmente o torcedor, que fica obrigado a permanecer em casa e ver o jogo pela tv, porque irá chegar muito tarde em casa, e tem trabalho no dia seguinte. Vendo esta situação, que segue no Brasil já faz muitos anos, podemos concluir que o futebol brasileiro virou uma mercadoria, e deixou de ser um entretenimento para a população, com interesses privados de uma emissora que só pensa em seus lucrativos negócios, desrespeitando veemente o torcedor, que deixa de assistir seu time do coração nos estádios (e muitas vezes até mesmo pela televisão) por causa de horários absurdos. Assim, os nossos políticos e nossos clubes do coração aceitam tamanha manipulação e controle da emissora, que, é claro, não discuti o assunto e "finge que não é com ela".

Culpa disso também vem dos times nacionais, que assinam contratos como estes. Mas os clubes justificam que precisam do dinheiro, e nem tocam no assunto, não vendo que também estão perdendo com isto. Um horário ideal para o futebol nos meios de semana? 20h30. Não seria ótimo para todos? Clubes não ficariam sufocados atrás de vôos fretados para chegarem em outra cidade para a próxima partida, os torcedores poderiam ir aos estádios com tranquilidade e voltarem em um horário rasoavelmente bom (em média 22h30). Mas a poderosa não deixa, e a nossa Confederação Brasileira de Futebol e o Estatuto do Torcedor ficam de braços cruzados, e as outras emissoras de televisão não se manifestam. A Rede Globo detêm o direito das transmissões no futebol nacional, e faz o que bem entende com estes direitos, ganhando ela e prejudicando os demais. Vergonhoso.

A mesma coisa acontece nos jogos da Libertadores da América. Exclusividade da Rede Globo, a emissora é a única que transmite os jogos na TV aberta, e faz de tudo para a competição seje só dela. Os gols? Só depois do Globo Esporte. Se mostrado antes, as bolas na rede vêm junto com o grande logo da emissora nos outros canais de televisão, o que também é uma vergonha. É incrível. O monopólio é extrondoroso.

E os jogos da Liga dos Campeões da temporada passada? No início do ano, foi apresentado pela exclentíssima emissora que as partidas da Champions League seriam transmitidas. Mas a competição foi rolando e nenhum jogo televisionado, enquanto a TV Bandeitantes e Esporte Interativo apresentavam jogos toda semana. Quando tivemos transmissão? No jogo de volta da semifinal, entre Barcelona x Internazionale, e da final, entre Inter x Bayern de Munique, tirando o direito da TV Esporte Interativo, que televisionou toda a competição, de mostrar a finalíssima ao vivo, só podendo exibí-la no dia seguinte.

Coisa muito pior acontece com a seleção brasileira de futebol. Dona dos direitos já a muito tempo, a emissora matém a postura autoritária frente a seleção. Copas de 2002 e 2006 foram exclusividade total da Globo na TV aberta, enquanto as outras emissoras ficaram "chupando dedo". Em 2007, a TV Bandeirantes começou a transmitir jogos da nossa seleção, como a Copa América e a Copa das Confederações, em 2009, além das eliminatórias. Na Copa do Mundo deste ano, não teve jeito, a Band transmitiu junto com a Rede Globo a maior competição do planeta. Mesmo assim, a relação entre Globo e CBF fica visível. As atitudes do presidente Ricardo Teixeira, as entrevistas exclusivas concedidas a emissora, que só não ocorreram por causa do veto do técnico Dunga. Por que será que ele foi demitido? Mesmo com o término do Mundial da África do Sul, frenquetemente nas suas transmissões esportivas, principalmente as feitas por Galvão Bueno, os empregados da emissora soltam constantes "indiretas" direcionadas ao ex-treinador da seleção. Me diga, para que fazer isso? Por que a "senhora toda poderosa" Rede Globo viu que seu poder foi minimizado, viu que passou vergonha, como no caso com o jornalista Alex Escobar, viu que não manda tanto quanto pensava, e ficou com medo de perder o "mandato". Mas agora, com a saída de Dunga e com o poder total novamente nas maõs de Ricardo Teixeira, as coisas devem voltar como eram antes, com nossa seleção sendo "privatizada" por uma emissora de televisão.

Um caso gritante já ocorreu na semana passada, no amistoso Brasil x Estados Unidos. Por que diabos a emissora não transmitiu o jogo em rede nacional? A estreia de uma nova geração de jogadores e de um novo técnico para a nossa tão importante seleção brasileira não tem valor? A Rede Globo não tem os direitos? Porque não quer perder a audiência da sua novelinha? Um amistoso do Brasil num dia de semana em TV aberta rende muito mais audiência do que um jogo do Flamengo num domingão a tarde. Agora entramos em outro fato. Por que a nossa seleção só joga amistosos lá fora? Está mais que claro que Rede Globo e Confederação Brasileira de Futebol trabalham lado a lado para atender seus interesses, e "que se exploda o resto".

E ninguém faz nada. O torcedor brasileiro fica como palhaço nesta história, no meio deste circo de falcatruas e interesses, onde apenas orgãos já consolidados e muito poderosos saem ganhando. E, como sempre, nós, torcedores sinceros, honestos e que amam seus clubes e nossa seleção, que apenas querem assistir seus joguinhos num dia de semana ou num fim de semana, no estádio ou pela televisão, sem interesses, somente pela paixão pelo futebol, saímos perdendo, com o monopólio descontrolado da Rede Globo de Televisão e da Confederação Brasileira de Futebol, que só pensam em si, só pensam em ganhar mais e mais bolos de dinheiro, enquanto vemos nosso times se endividarem ainda mais, e quase se acabando, pela exploração e pela ganância. O futebol foi feito para alegrar as pessoas, é um esporte livre e democático. Liberdade? Democracia? Onde encontramos isto no futebol brasileiro atualmente?

domingo, 15 de agosto de 2010

Grandes prevalecem na abertura da 14ª rodada do Brasileirão

Abrindo a rodada 14ª do Campeonato Brasileiro, tivemos quatro partidas no sábado. No Ipatingão, o Atlético-MG deu uma amenizada na crise, vencendo o Guarani por 3 a 1. Depois de um primeiro tempo equilibrado e com o zero no placar, o agora artilheiro do Brasileirão Diego Tardelli resolveu aparecer e marcou os dois primeiros gols do galo, e Obina fez o terceiro, com Mazola diminuindo para o bugre. Com o resultado, o alvinegro mineiro chega aos 13 pontos, mas ainda não conseguiu sair da zona de rebaixamento, ficando na 17ª colocação, e enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, na próxima rodada. Já o Guarani, com a derrota, fica na 11ª posição com 18 pontos ganhos, e encara o Palmeiras no Brinco de Ouro, em Campinas, na 15ª rodada.

No Maracanã, o Flamengo quebrou seu jejum de quatro partidas sem marcar gols e venceu o Ceará pelo placar mínimo. Mesmo com o Ceará melhor no jogo, no final do primeiro tempo apareceu o lance que definiria a partida. Willians fez bela jogada e foi derrubado dentro da área. Petkovic cobrou a penalidade com categoria e fez o único gol da partida. O jogo marcou também as estreias de dois jogadores recém-contratados pelos cariocas, do meia renato Abreu e do atacante Leandro Amaral, mas ambos tiveram atuações apagadas. A vitória dá uma folga para as críticas no rubro-negro, que chegou aos 20 pontos e subiu para o 7º lugar, e enfrenta o Atlético-PR, na Arena da Baixada, na próxima rodada. O Ceará continua no G-4 com 21 pontos, mas agora na quarta colocação, e agora pega o Grêmio, no Castelão.

No Serra Dourada, o Botafogo continuou sua boa fase, chegou a terceira vitória consecutiva e afundou ainda mais o Atlético-GO. Depois de um primeiro tempo morno, o fogão conseguiu abrir o placar aos seis minutos da etapa final, com Somália, depois de ajeitada de Herrera. E, num contra-ataque fulminante, aos 37 minutos, Jóbson driblou o goleiro Márcio e garantiu mais um triunfo alvinegro, fechando o 2 a 0 no placar. Os comandados de Joel Santana agora já aparecem no G-4 do Brasileirão, na terceira posição, com 21 pontos, e enfrenta o Avaí, no Engenhão, no próximo sábado, na continuação da competição. Já o Atlético-GO permanece segurando a lanterna, com nove pontos ganhos, enfrenta o Internacional no Beira-Rio, do domingo que vem.

E no Pacaembu, finalmente Felipão obteve sua primeira vitória no comando do Palmeiras. Reformulando totalmente a forma do time jogar, entrando em campo com o 3-5-2 que levou a seleção brasileira ao pentacampeonato mundial em 2002, o treinador logo viu os resultados positivos da inovação. Logo aos três minutos, Tinga faz jogada pela esquerda e cruza para o zagueiro Danilo subir no quinto andar e testar com força para as redes do Atlético-PR. A expulsão de Tadeu na segunda etapa complicou o verdão, que passou a ser mais ameaçado pelo furacão. Consequentemente, tinha mais espaços para contra-atacar. E aos 31 minutos, novamente Tinga acerta lindo passe para Ewerthon fuzilar o goleiro Neto e definindo a vitória palmeirense, a primeira de Felipão (que viu o segundo gol à distância, pois havia sido expulso após reclamar com o árbitro) frente ao clube, que agora ocupa a nona colocação, com 19 pontos, e agora encara o Guarani, fora de casa. O Atlético-PR permanece na 15ª posição com 14 pontos, e enfrenta o Flamengo, em Curitiba.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Com uma mão e meia na taça

O Internacional deu um enorme passo para o bicampeonato da Libertadores da América. Venceu o Chivas Guadalajara, no México, e conseguiu a vantagem para o jogo de volta, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio. O colorado provou que é muito mais time e que deve confirmar o título em Porto Alegre.

Já no primeiro tempo a superioridade do Inter era muito visível. Tendo quase a porcentagem total de posse de bola, se mantendo no campo de ataque, tocando muito bem a bola no campo sintético do novo estádio mexicano e mostrando superiodade tática e técnica na partida. Mas o colorado pecava no último passe e nas finalizações, que quase não apareceram na primeira etapa. Kleber e Alecssandro (que depois saiu machucado) tiveram as melhores chances dos gaúchos, com duas bolas na trave. O Chivas se quer chegava no campo ofensivo, se limitava em defender, e tinha dificuldades, mesmo dentro de seus domínios. Mas na primeira chegada dos mexicanos, no último lance do tempo inicial, Bautista deu uma bela cabeçada que encobriu o goleiro Renan e botou o time de Guadalajara na frente do marcador. O Inter fora punido pela ineficiência no campo de ataque.

Mesmo com o gol sofrido, o colorado não se abateu e e continuou muito superior ao Chivas, pressionando pelo gol de empate. Agora arriscando chutes ao gol, mas ainda pecando no último passe. Quando acertou, não teve jeito. O gol de empate saiu da cabeça de Giuliano, depois de belo cruzamento de Kleber pela esquerda. Pouco depois, veio a virada. D'Alessandro teve que cruzar duas vezes para a área para achar o zagueirão Índio, qu escorou de cabeça pra o capitão Bolívar definir. Jogada dos zagueiros que resultou no gol da vitória do Internacional e a ótima vantagem para o jogo de volta.

Agora, resta ao torcedor colorado esperar com muita ansiedade a próxima quarta-feira, para lotar o gigante da Beira-Rio e empurrar o Inter rumo ao bicampeonato sul-americano, que, se mostrar o mesmo futebol que mostrou no jogo fora de casa, sendo infinitamente superior e não dando quase que nenhuma chance ao adversário, garante o título sem grandes dificuldades. Com a bola mostrada, podemos dizer que o Internacional já está "com uma mão e meia na taça". Só falta percorrer mais metade do caminho para a glória de mais um título da Libertadores da América.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brasil passa fácil pelos EUA na estreia de Mano Menezes

Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luis e André Santos; Lucas, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Com estes onze jogadores, a Era Mano Menezes começou de forma oficial, em seu primeiro compromisso. A vitória por 2 a 0 contra os Estados Unidos mostrou uma seleção jovem, rápida e envolvente, que não só goleou pelo preciosismo, mas mostrou muita qualidade, e têm um futuro promissor pela frente.

O jogo começou com os EUA pressionando a saída de bola da seleção brasileira e dificultando a chegada da canarinho ao ataque. Os americanos, apesar da forte marcação no campo ofensivo, não conseguiu criar chances de perigo ao gol de Victor. Aos poucos, o Brasil foi se soltando, o nervosismo foi passando, os jogadores começaram a se conhecer melhor e o futebol começou a fluir, com toques rápidos e chegadas perigosas ao ataque. Mas os jogadores exageravam nos cruzamentos na área, que na maioria das vezes não surtiu efeito, em vez de tentar alguma jogada individual e partir para cima da zaga americana. Apesar disso, foi num cruzamento que surgiu o primeiro gol da Era Mano Menezes na seleção. Aos 27 minutos, cruzamento da esquerda de André Santos e Neymar testa para o fundo das redes. O time norte-americano se atordoou, sofrendo pressão da nossa seleção, afrouxando na marcação, tanto no campo ofensivo como no defensivo, e não chegando ao gol, e o Brasil cada vez mais a vontade. E aos 45 minutos, veio o segundo. Alexandre Pato recebeu belo passe de Ramires, passa por Howard e bota para o gol. Sem dificuldades, a seleção abriu 2 a 0 na primeira etapa.

Para a segunda etapa, os Estados Unidos promoveram três alterações, enquanto Mano deixou a seleção como estava no tempo inicial. O Brasil continuou, com tranquilidade, tocando a bola e mantendo o controle da partida, a posse de bola e criando chances de ampliar ainda mais o placar, dando um banho no apático time americano. Mano então começou a testar a equipe. Sacou Ramires e Pato e pôs Hernanes e André, respectivamente. Depois, tirou Neymar e colocou Ederson, que se machucou em seu primeiro lance e foi substituído por Carlos Eduardo. A seleção doninava completamente o jogo, perdendo várias oportunidades de aumentar o marcador, com gols perdidos e bolas na trave, e o preciosismo falou mais alto. Robinho também saiu, para a entrada de Diego Tardelli. A partida se encaminhou para o seu final com a mesma cara de quase todo o jogo, com o domínio quase que completo da nossa seleção, que não deu chances a seleção norte-americana.

Com o ataque rápido e ainda se entrosando, com boas peças de reposição e com muito qualidade técnica, o Brasil de Mano Menezes mostrou uma cara mais aberta e alegre, com um futebol solto, e com o sistema defensivo seguro, mesmo não sendo muito exigido. Mas a vitória na estreia de Mano não significa que o grupo se fechou ou que está tudo certo para daqui em frente. Um longo caminho até o objetivo maior, a Copa do Mundo de 2014, em solo brasileiro, ainda perdura para toda a comissão brasileira, que ainda terá grandes desafios pela frente. Mas o começo se mostrou muito esperançoso e promissor para o futuro da nossa seleção.

sábado, 7 de agosto de 2010

Saída mais que anunciada

E o ciclo de Ricardo Gomes frente ao comando do São Paulo teve fim. Depois da eliminação para o Internacional na Libertadores, na quinta-feira, um trabalho de pouco mais de um ano chega ao seu final. Depois de meses de pressão e cobranças, pelos títulos que não vieram, Ricardo não resistiu a mais uma eliminação são-paulina na Copa Libertadores. Desde antes dos confrontos contra o Internacional, o treinador já sofria com expeculações de sua possível saída, onde até o ex-técnico da seleção brasileira Dunga foi cogitado para seu lugar no comando do tricolor paulista. Como já era de se esperar, a obssessão dos paulistas, o torneio continental, mais uma vez não veio, e como de constume, o treinador pagou o pato. Coisa parecida aconteceu com Muricy Ramalho, que também saiu do clube pela eliminação contra o Cruzeiro pela Libertadores do ano passado, mostrando que o São Paulo realmente só dá valor para a Copa continental, e fica obssecado pela sua conquista, que vem batendo na trave desde 2005, última vez que o tricolor conquistou a taça.

A saída de Ricardo já estava mais que anunciada durante bastante tempo. Se não levasse a Libertadores, estava fora. Outro que deixou o clube oficialmente, também depois de muitas especulações, foi o volante Hernanes, que confirmou de forma oficial sua transferência para o Lazio, da Itália. Tomara que não desapareça e não caia no marasmo europeu. Quanto a Ricardo Gomes, este está desempregado agora, e busca seu espaço no futebol brasileiro. Na frente do São Paulo, conseguiu desempenhar um bom papel, mostrando que sabe de bola também fora das quatro linhas, mas faltou o mais importante, os títulos. Ricardo conseguiu uma terceira colocação no Campeonato Brasileiro do ano passado e chegou as semifinais do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores deste ano, mas sempre batendo na trave. A torcida e a diretoria, exigentes, não quiseram saber e deixaram o treinador sair, já que ele não foi demitido. Saiu porque seu contrato havia se terminado no clube paulista.

Substituto? Agora começa a época das grandes e variadas especulações dentro do tricolor paulista, a procura do treinador ideal para o término da temporada, com a disputa do Brasileirão. Nomes surgiram a todo momento, mas, como é de costume, o São Paulo trará um técnico de renome. Quem sabe uma volta de Paulo Altuori, que justamente conquistou a Libertadores e o Mundial pelo clube em 2005. Silas, que está mal no Grêmio, também aparece como opção. Até Dunga já foi especulado. Por enquanto, o auxiliar Milton Cruz assume a barca. Então vamos esperar o final de mais esta novela do futebol brasileiro.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mais uma coroação para os meninos da Vila

Nesta quarta-feira o Santos conquistou mais um título. Mesmo perdendo por 2 a 1 para o Vitória, de virada, o peixe ficou com o título da Copa do Brasil e está classificado para a Copa Libertadores da América do ano que vem.

Depois de vencer o primeiro jogo por 2 a 0, na Vila Belmiro, o alvinegro praiano jogou com o regulamento debaixo do braço. A vantagem aumentou ainda mais com o gol de Edu Dracena ainda no primeiro tempo, jogando um balde de água fria na torcida do Vitória, que lotou o Barradão. Precisando fazer quatro gols para ficar com o título, o rubro-negro baiano até conseguiu marcar duas vezes, mas não ficou com a taça. O troféu foi mesmo para Santos, para a festa da torcida e dos meninos da Vila.

Título incontestável. O Santos mostrou o melhor futebol e deu show, passando desde pelos adversários quase que inofensivos (como o Naviraense, que foi goleado por 10 a 0), até pedreiras, como o tradicionalíssimo Grêmio e o próprio Vitória. Com goleadas, futebol bonito e com um entrosamento quase que perfeito entre os titulares, o peixe ganhou a Copa do Brasil com todos os méritos. A conquista também fecha o ciclo de dois dos meninos da Vila. André, um dos artilheiros do time, segue para a Ucrânia e tentará a sorte no futebol europeu. E a estrela da equipe, Robinho volta de empréstimo do Manchester City, e terá que provar que pode jogar sim em bom nível e constantemente na Inglaterra, onde ainda não teve sucesso. Quem sabe desta vez o rei das pedaladas volte melhor, depois de um excelente primeiro semestre junto com os meninos.

Coroa também o ótimo trabalho feito por Dorival Júnior, que, vindo do título da Série B com o Vasco, chegou, reformulou o time, mudou a cara da equipe, promoveu a garotada e deixou eles jogarem, como se deve fazer com atletas acima da média. Dorival conseguiu alinhar muito bem a disciplina tática da equipe, com os pilares Pará, Durval, Edu Dracena, Wesley e Arouca, a espinha-dorsal da equipe na defesa, e a facilidade do futebol arte de Paulo Henrique Ganso (craque da Copa), Neymar (artilheiro da competição), Robinho e André, que, na maioria dos jogos, decidiram para o peixe. Sem contar com os suplentes Marquinhos, Marcel e Zé Eduardo, que foram bastante utilizados na competição. Dorival Júnior se firma de vez no cenário dos melhores técnicos do Brasil, com as conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Agora o foco é no Brasileirão. A tríplice coroa é o próximo objetivo dos meninos da Vila. Mesmo com a saída de jogadores importantes, o peixe promete brigar muito por mais um título brasileiro, o que seria o terceiro de sua história. Com a chegada de Keirrisson, a equipe fica mais forte para a continuação da temporada. Agora com a vaga na Libertadores de 2011 já garantida. Mais uma coroação para os meninos da Vila, que, com tática e futebol-arte, resgataram a alegria do torcedor santista, que está rindo mais do que qualquer outro torcedor brasileiro na atualidade.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atualização do Ranking IFFHS

Na última segunda-feira foi divulgada a atualização do "polêmico" Ranking da IFFHS (Federação Internacional de Futebol de História e Estatística). O Ranking mundial leva em conta os resultados dos clubes nos últimos 365 dias e é divulgado todo o início de mês. Sempre causando polêmicas quanto aos critérios, este ranking ganhou que certa credibilidade na mídia atual, e, sempre quando atualizado, é divulgado pelos veículos que comunicação do mundo.

Neste mês, como no último, a liderança continua com o Barcelona e com a Internazionale, que contam com 297 pontos cada. O Bayer de Muniche aparece na terceira colocação, e em quarto, outro alemão, o Werder Bremen.

Pelo lado dos clubes brasileiros, o Cruzeiro caiu várias posições, mais ainda permanece como melhor equipe brasileira no ranking, na 28º colocação, com 193 pontos. Uma colocação atrás, aparece o Inernacional, seguido de São Paulo e Fluminense, Flamengo e e Corinthiansm, que, respectivamente, integram a lista brasileira dos 50 primeiros colocados.

Confira o Ranking:

1º - Barcelona (297 pontos)
Inter de Milão (297 pontos)
3º - Bayer de Munique (257 pontos)
4º - Werder Bremen (236 pontos)
Chelsea (236 pontos)
Roma (236 pontos)
7º - Atlético de Madrid (231 pontos)
8º - Lyon (230 pontos)
9º - Fulham (224 pontos)
10º - Manchester United (217 pontos)
28º - Cruzeiro (193 pontos)
29º - Internacional (191 pontos)
36º - São Paulo (181 pontos)
37º - Fluminense (180 pontos)
43º - Flamengo (171 pontos)

Outros brasileiros:

47º - Corinthians
109º - Vitória
137º - Santos
150º - Botafogo
170º - Grêmio
204º - Palmeiras
215º - Goiás
250º - Atlético-MG
263º - Atlético-PR e Avaí

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Igualdade quase total nos clássicos de domingo pelo Brasileirão

A 12ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pelos clássicos do domingo. São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram seus maiores clássicos regionais nesta rodada. Começaremos por São Paulo. Palmeiras x Corinthians se enfrentaram no Pacaembu. Na estreia do técnico Adílson Batista, o timão começou melhor a partida, dominando, e abriu o placar aos 21 minutos, com Jorge Henrique que, de letra e impedido, aproveitou cruzamento de Bruno César e fez o primeiro do alvinegro. O Palmeiras não se abateu e empatou o jogo com Edinho, aos 33 minutos. O verdão, após o gol, melhorou muito na partida e chegou a sufocar o rival, que suportou a pressão, apesar de muitas falhas na marcação. Na segunda etapa, o Palmeiras tinha mais chances, mas não conseguia se aproximar da meta alvinegra, tendo três gols invalidados por impedimento, todos do atacante Ewerthon. O empate acabou sendo justo. O Corinthians foi melhor no primeiro e o Palmeiras no segundo tempo. Com o resultado, o timão deixou escapar a liderança para o Fluminense, que está a frente com um ponto de vantagem na ponta da tabela. Já o verdão é o 11º colocado, e Felipão ainda continua sem vencer desde quando assumiu o comando da equipe.

No Rio Grande do Sul, mais especificamente no Beira-Rio, Internacional x Grêmio não passaram da igualdade. O tricolor, que precisava do resultado para se afastar da zona de rebaixamento, foi melhor no primeiro tempo, tomou a iniciativa mesmo fora de casa, mas o atacante Broges não estava numa tarde inspirada, e a bola não foi para as redes. Na segunda etapa, o Inter, com um time misto, visando o jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o São Paulo, na quinta-feira, melhorou na partida, mas também não obteve êxito em suas tentativas ofensivas. Com o 0 a 0, o Grêmio também assustou, mas parou em Renan. O time do técnico Silas continua na zona de rebaixamento, com 12 pontos , e com o treinador mais pressionado do que nunca. O colorado permanece na terceira colocação, com 20 pontos, e se afasta um pouco dos líderes Fluminense e Corinthians. Agora foca a Libertadores no meio de semana.

No Maracanã, com o recorde de público do Brasileirão (mais de 60 mil torcedores), o clássico dos milhões, Flamengo e Vasco. A partida foi protagonizada pela falta de qualidade dos ataques de ambas as equipes. No primeiro tempo, o jogo foi sonolente, morno, com muitos erros de passe e de finalizações. O Flamengo tentou. Nunes e Zé Roberto arriscaram para o Vasco, mas a bola não entrou. Na segunda etapa, a partida ficou mais veloz. Val Baiano teve chance pelo lado rubro-negro. Apelando para a correria, o crulmaltino teve três boas chances de abrir o marcador, com Fágner e Éder Luiz, que pararam em Marcelo Lomba, e Carlinhos, que errou o alvo. Se a novidade eram as estreias no Vasco, um velho conhecido da torcida alvinegra evitou a derrota para o maior rival com um lance sensacional, digna de aplausos e até de placa. Aos 41 minutos, numa boa jogada do ataque do Flamengo, Vinícius Pacheco girou sobre a marcação e bateu para a defesa de Fernando Prass. No rebote, a bola sobrou para Cristian Borja, que limpou Fernando da jogada e, cara a cara com o arqueiro vascaíno, escolheu o canto para a linda defesa de Prass. Não bastasse, a pelota ainda foi cabeceada a queima-roupa do goleiro por Juan, para mais uma espetacular defesa de Fernando Prass, que ainda teve forças para botar a bola para escanteio. Sequência incrível de intervenções do vascaíno, que ainda teve trabalho numa linda cobrança de falta de Petkovic. Com o resultado, o Vasco fica com 14 pontos, na 15ª colocação, a dois pontos do rebaixamento, e a três pontos do Flamengo, que está em oitavo lugar.

E para fechar a rodada de clássicos, em Sete Lagoas, Atlético-MG x Cruzeiro. O galo começou melhor no primeiro tempo, pressionou o rival em busca do gol, chegou perto, mas não conseguiu abrir o placar. Apesar da maior posse de bola, a rapose não chegava ao ataque. Mas, no primeiro chute ao gol, aos 33 minutos, Wellington Paulista acertou bela bola no ângulo do goleiro Fábio Costa e fez o primeiro da celeste. O alvinegro pressionou bastante, mas não empatou a partida. Na segunda etapa, as alterações de Luxemburgo não deram efeito, o galo perdeu poder de fogo e sofria com as investidas do Cruzeiro, que ainda teve o zagueiro Gil expulso, após o jogador acertar cotuvelada no atacante Diego Tardelli. Mesmo assim, a raposa segurou o rival e garantiu os três pontos na classificação. Agora, a celeste aparece no sexto lugar com 19 pontos, a um do G-4 da Libertadores. Já o Atlético-MG continua na penúltima colocação, com apenas dez pontos ganhos.