segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A bola vai rolar - Raio-X Clubes Paulistas

Hoje começo uma nova série aqui no blog: "A bola vai rolar". O intuito desta série é fazer todo um Raio-X sobre os principais clubes do nosso futebol. Como iniciarão a temporada de 2011: reforços, saídas, vindas e todas as novidades para o novo ano que se inicia, assim como primeiros jogos e elenco.

Começo focalizando primeiramente os clubes paulistas: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.



CORINTHIANS






O Timão versão 2011 não apresenta muitas novidades. Para tentar apagar o vexame do centenário do ano passado, o alvinegro aposta na base que já está montada a cerca de dois anos e a manutenção no cargo de treinador, mantendo Tite no comando. A única novidade confirmada até o momento é a vinda do zagueiro Wallace, ex-Vitória. Ainda estão na pauta do timão o zagueiro Manuel (Atlético-PR), o volante Cristian, que tenta sua liberação do Fenerbahçe, o meia Marcinho (ex-Atlético-MG e Flamengo) e o atacante William (Figueirense). A diretoria trabalha com estes nomes para suprir ausências no elenco. A única baixa do time foi a saída do volante Elias, que foi negociado com o Atlético de Madrid. No mais, jogadores que não vinham sido aproveitados do elenco foram liberados e acertaram com outros clubes, e demais foram emprestados, casos do volante Boquita e so atacante Souza, ambos para o Bahia. A fiel torcida espera conquistas neste ano, para acabar com o estigma do "centenada" do ano passado. A Libertadores continua sendo a obsessão no clube. Mais uma oportunidade para o timão conquistar de vez a América.

Time-base: Júlio César, Alessandro, Chicão, Wallace e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno César; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique. Técnico: Tite.

Competições em 2011: Campeonato Paulista, Libertadores e Campeonato Brasileiro;
Pré-temporada: Itu (4 a 9 de janeiro); CT Joaquim Grava (11 a 15 de janeiro).

Próximos jogos: Campeonato Paulista - 16/01 - Portuguesa (casa);
Pré-Libertadores - 26/01 - Tolima (casa).



PALMEIRAS





O Verdão é o clube paulista que apresentou menos novidades. Até o momento, nenhum novo jogador foi contratado. Esta situação pode ter justificativa na situação financeira do clube, que gastou bastante no ano passado e busca cortar gastos para 2011. Especulações sempre surgem: Chico, zagueiro do Atlético-PR; os atacante Éverthon Santos, do Goiás, e Maikon Leite, do Atlético-PR. E, é claro, Ronaldinho Gaúcho. O alviverde, juntamente com Grêmio e Flamengo, tenta trazer o craque para a temporada. O empresário e irmão do jogador, Assis, ainda estuda as propostas e conversa com todas as partes interessadas. A diretoria palestrina se mantém confiante. As únicas saídas foram do zagueiro Fabrício, que está sem clube, e do atacante Dinei, para o Atlético-PR. Felipão, pelo jeito, terá que se virar com praticamente o mesmo time de 2010, tentando fazer algo a mais. A torcida fica na expectativa para dias melhores, pois o 2010 que o torcedor alviverde teve não foi nada fácil.

Time-base: Deola, Vitor, Danilo, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Edinho, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdívia; Luan e Kleber. Técnico: Felipão.

Competições em 2011: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana;
Pré-temporada: Academia de Futebol (4 a 14 de janeiro).

Próximos jogos:
Campeonato Paulista - 15/01 - Botafogo (casa);
Copa do Brasil - 23/02 - Comercial (fora).



SANTOS





O Alvinegro Praiano tentará repetir o sucesso de 2010 nesta temporada. A base montada no ano passado foi mantida, e aquisições pontuais foram feitas. A começar pelo gol. Aranha, ex-Atlético-MG, foi contratado. Para a carente lateral-direita, chega Jonathan, ex-Cruzeiro. Foram adquiridos ainda o volante Charles (ex-Lokomotiv Moscou), o meia Victor Hugo (ex-Santa Cruz) e a maior contratação, a volta de Elano, que estava no Galatasaray-TUR. As saídas foram muito poucas. Os meias Madson (Atlético-PR), Marquinhos (Avaí) e o atacante Marcel (Vasco) foram as mais significativas. A volta de Paulo Henrique Ganso depois de grave lesão pode ser considerada também um grande reforço para o peixe, além da manutenção de Neymar. Adílson Batista é o comandante. No começo desta temporada, porém, o alvinegro poderá sentir ausências importantes de alguns de seus jogadores, que servirão a seleção sub-20 no campeonato sul-americano da categoria, disputado no Peru. Caso dos laterais Danilo e Alex Sandro, do meia Alan Patrick e do atacante Neymar.

Time-base: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro (Léo); Arouca, Charles, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Eduardo) e Keirrison. Técnico: Adílson Batista.

Competições em 2011: Campeonato Paulista, Libertadores e Campeonato Brasileiro;
Pré-temporada: CT Rei Pelé (3 a 14 de janeiro).

Próximos jogos: Campeonato Paulista - 15/01 - Linense (fora);
Libertadores - 15/02 - Deportivo Táchira (fora).



SÃO PAULO




O tricolor do Morumbi, que não teve um ano dos melhores em 2010, não apresenta muitas novidades para tentar mudar este panorama para 2011. Por enquanto, a única e exclusiva novidade é a contratação do lateral-esquerdo Juan, ex-Flamengo, posição que a tempos está carente no time. Algumas especulações ainda perduram: o meia Alex, do Fenerbahçe e os atacantes Marcelo Moreno (Shaktar Donetsky-UCR), Borges (Grêmio) e Liédson (Sporting-POR). Porém, nada confirmado. Tivemos algumas baixas no tricolor: saíram os volantes Richarlyson (Atlético-MG) e Sérgio Mota (Ceará), o meia Jorge Wagner (Kashima Reysol-JAP) e o atacante Ricardo Oliveira (Al-Jazira-EAU). O zagueiro Miranda deve deixar o clube no meio do ano, indo para o Atlético de Madrid. O comando técnico continua a cargo de Paulo César Carpegianni, que com uma base montada do ano passado tentará levar o clube de volta a Copa Libertadores, competição que o clube fica de fora depois de sete anos. Elenco o São Paulo tem. Resta fazer o time jogar. Assim com o Santos, o tricolor também poderá sentir algumas ausências pela seleção, caso do volante Casemiro e do meia Lucas.

Time-base:
Rogério Ceni, Renato Silva, Miranda e Alex Silva; Jean, Casemiro, Rodrigo Souto, Lucas e Juan; Dagoberto e Fernandão.

Competições em 2011:
Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana;
Pré-temporada: CT da Barra Funda (4 a 14 de janeiro)

Próximos jogos: Campeonato Paulista - 16/01 - Mogi Mirim (fora);
Copa do Brasil - 16/02 - Treze (fora).

7 comentários:

  1. Acho o pulistão, como todos os outros estaduais inchados demais. Só temos a perder com eles.

    Boa análise!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. É xará pelo o que se pode ver Santos e São Paulo estão mais aptos a contratar jogadores.Corinthians e Palmeiras pelo jeito não vão abrir os cofres e evidentemente o Santos tá montando um elenco bem forte visando a Libertadores.

    PS:Adiciona meu banner ai na lista que o seu já tá na lista dos Parceiros Banner.

    Abraços!

    Gabriel Tramarin

    ResponderExcluir
  3. Olha, o Santos se reforçou muito bem, e o São Paulo, que não está na Libertadores, vai jogar com força total. São meus dois favoritos.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Abração
    Participa do Bolão das Notas.
    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente gosto muito dos campeonatos estaduais... E o Paulistão é muito gostoso de se acompanhar, com equipes mais fracas em teoria sempre dando trabalho.
    Por hora, os favoritos são os grandes, com exceção do Palmeiras, que com time fraco em 2010, ao menos por hora, não se reforçou...

    Ah, Feliz 2011 pra vc! E já aproveito pra divulgar uma promoção valendo uma camisa retro dos Estados Unidos. Se tiver interesse: http://br.oleole.com/blogs/dedobol-o-blog-do-desafio/posts/iv-desafio-dedobol

    abs

    ResponderExcluir
  6. Boas...

    O clube da Vila Belmiro, parece ter sido o que melhor se reforçou neste lote de equipas, mas no Brasileirão nunca se sabe...
    Liedson no S.Paulo, não me parece....

    Grande Abraço

    Mattos..paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabriel,
    Muito boa idéia cara,sensacional!
    acho o campeonato paulista muito nivelado esse ano e a disputa entre os 4 grandes será das melhores.

    @admsport
    http://admsports.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!