terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estaduais 2011 – Campeonato Carioca

O quarto post da série sobre os Campeonatos Estaduais 2011 tratará sobre o Campeonato Carioca. Assim como o Paulistão, o Cariocão tem teoricamente quatro favoritos, mas, diferentemente de São Paulo, no Rio os pequenos costumam não atrapalhar muito a vida dos grandes.

Tido como o campeonato regional mais charmoso, o Carioca conta com os favoritos de sempre. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. No fogão, atual campeão carioca, o técnico Joel Santana procurou manter sua base e trazer alguns reforços. Chegaram os laterais Lucas e Márcio Azevedo, o zagueiro João Filipe e o volante Arévalo Rios. Mesmo com as baixas de Lúcio Flávio, Leandro Guerreiro e Jobson, o fogão continua com um bom time, e tem tudo para defender a taça muito bem e conquistar o bicampeonato. No Flamengo, as principais aquisições foram o goleiro Felipe, os meias Vander e Botinelli, além de Thiago Neves e é claro, Ronaldinho Gaúcho, considerada a grande estrela deste Cariocão. Vanderlei Luxemburgo não sofreu muitas saídas no elenco, e tenta apagar a má impressão da temporada passada, começando com a conquista do Estadual. Ainda há carências na equipe, mas os reforços contratados pela diretoria irão com certeza ajudar o rubro-negro a retomar a hegemonia no Rio. É o que a maior torcida do país espera.

O Fluminense, atual campeão brasileiro, manteve a base vitoriosa do ano passado e ainda trouxe bons reforços, como o goleiro Diego Cavalieri, o volante Edinho, o meia Souza e o atacante Araújo. Com quase nenhuma saída, Muricy Ramalho já conhece muito bem o elenco que tem nas mãos (muitos consideram o melhor do Brasil), e o campeonato estadual, não conquistado desde 2005, terá que dividir atenções com a Libertadores. Mas, com um elenco cheio de bons jogadores, o tricolor poderá disputar em bom nível ambas as competições. E no Vasco, as novidades pouco apareceram. Tirando o zagueiro Anderson Martins, o volante Eduardo Costa e os atacantes Misael e Marcel, a equipe vascaína será praticamente a mesma de 2010, tirando as várias saídas de jogadores do elenco anterior. PC Gusmão aposta nas contratações pontuais feitas pela diretoria, na base e no entrosamento do grupo cruzmaltino para retomar a disputa por títulos, começando com o Campeonato Carioca. Aliás, a dupla Flu-Vasco tentará acabar com a hegemonia de Bota e Fla, que decidiram os últimos quatro campeonatos estaduais.

Entre os clubes considerados pequenos, que não tem muita tradição de chegar as finais (exceção em alguns anos), destaque para o tradicionalíssimo América, que será comandado fora das quatro linhas por Edu, irmão de Zico, e dentro dela pelo filho do galinho, o meia Thiago Coimbra, ex-Flamengo. Além do Mecão, Duque de Caxias, que fez boa campanha na Série B em 2010, Madureira, que conseguiu o acesso para a segunda divisão do Brasileirão, Volta Redonda e Boavista merecem observações, mesmo ficando esquecidos em meio aos quatro grandes. Este é o Campeonato Carioca 2011, que com várias estrelas, continua sendo o Estadual mais charmoso do Brasil.




Destaques: Loco Abreu e Herrera (Botafogo); Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves (Flamengo); Conca e Fred (Fluminense); Felipe e Carlos Alberto (Vasco).





Clubes participantes: América, Americano, Bangu, Botafogo, Boavista, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Resende, Vasco e Volta Redonda.

Regulamento: Os 16 clubes são divididos em dois grupos em turnos independentes. No primeiro turno (Taça Guanabara), os times jogando dentro de suas chaves, e no segundo turno (Taça Rio), jogam com os clubes das outras chaves, classificando os dois primeiros de cada grupo para as semifinais (1º A x 2º B – 1º B x 2º A). As semifinais e finais dos turnos são em jogos únicos, e havendo empate decisão por pênaltis. Os campeões de cada turno fazem a final geral, em dois jogos, e em caso de empate, decisão por pênaltis. Os dois clubes com piores campanhas nos dois turnos serão rebaixados.

Primeira rodada:

Flamengo x Volta Redonda
Vasco x Resende
Botafogo x Duque de Caxias
Bangu x Fluminense
Boavista x América
Americano x Nova Iguaçu
Macaé x Cabofriense
Olaria x Madureira

13 comentários:

  1. E ai Gabriel, blz.
    Vejo Fla e Bota com mais vontade de jogar o estadual, o tricolor deve se preocupar coma libertadores, com certeza. Já o Vasco vejo como uma incógnita, me parece que até fez boas contratações, mas vou preferir ver em campo, isso tbm serve para o "super time" do mengo, é preciso sair do papel.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Beleza de texto Gabriel.
    Sou de Salvador-Ba, também curto e acompanho o campeonato carioca. Concordo com o amigo Cleber Soares; futebol se ganha em campo. Ainda que o Fla esteja montando um time "estrelado", o Bota tem o "mago dos estaduais", Joel. O flu... dispensa comentários e o Vascão, pode aparecer (com todo respeito aos vascaínos) como o Mazembe no mundial, detonando os favoritos. De qualquer forma, o Carioca 2011 promete!
    Abs à todos
    Jean Francisco

    ResponderExcluir
  3. Olhando nome por nome, tenho a impressão de que os quatro "favoritos" estão com elencos mais fortes do que na edição passada, o que deverá elevar a qualidade dos jogos.

    Talvez a desvantagem do Fluminense esteja no fato de ter de conciliar o Estadual com a Libertadores.

    Abraços,
    jogadadefeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como voce bem disse no começo, os pequenos quase nunca atrapalham os grandes. O favorito, claro, é o Fluminense. Os outros tem muito que me surpreender ainda.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nesse ano o Cariocão promete.

    Os destaques que você citou são a garantia de um grande campeonato.

    Mas mesmo assim, acho que o Paulistão é e sempre será o melhor.

    www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É xará esse ano evidentemente não teremos surpresas por parte dos pequenos e talvez uma equipe que possa surpreender é o Flu que se reforçou bem e esse ano vem forte pra chegar forte na final.

    Abraços!

    http://saopauloblognews.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gabriel,

    tirando os times pequenos como Madureira, Tigres e entre outros, o Cariocão realmente será charmosissímo. Com Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, o Fluminense com um Esquadrão vindo de um Título Brasileiro, o Botafogo reforçado na liderança de Loco Abreu, e o Vasco prometendo se reergeuer, haverá bastante emoção.

    Abraços!

    www.maniacosdofutebol.blogspot.com
    www.brasilmanchete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Acredito que Flamengo e Botafogo possam chegar longe. O Fluminense, como priorizará a Libertadores, usará o Carioca apenas como "teste".
    Mas, se os rivais bobearem, o Flu pode ganhar mais um título.
    Abraço!
    http://www.blogtirodemeta.com.br

    ResponderExcluir
  9. Boas...

    Vai ser disputada esta edição do Cariocão..
    Ronaldinho será a estrela mor, mas, Cunca e el loco abreu, prometem não defraudar..
    Flu como campeão do Brasileirão será favorito mas terá concorrência de peso..

    Abraço

    Participa na liga do palpite no paixaodabola...

    Mattos..paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa o Souz está no Fluminense, ele gosta de tricolores!!!

    Hoje vim convidar para conhecer nossa nova coluna: Trilha Sonora - Com o Rafs. Espero que goste!
    Um abraço
    Rafaela
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A dupla Fla-Flu é realmente a favorita, mas Botafogo corre por fora e pode sim atrapalhar os planos de Flamengo e Fluminense. O Vasco acho pouco provável sair com o campeonato, mas já vimos de tudo no futebol quem sabe esse ano não seja do Vasco.

    Abraços!!

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Dispenso o status de favorito,o fluminense tem uma boa equipe mas acho que o campeonato será equilibrado,tanto o Botafogo quanto o Flamengo tem uma boa equipe.Acho que o Vasco em relação aos rivais está bem atrás em relação ao elenco.

    abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    Trabalho para uma empresa que necessita de reporters no estadio para jogos brasileiros. A cobertura será efectuada através de telemovel em direto. Pagamos por cada jogo. Para mais informações por favor contactem-me por email livereporterjob@gmail.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!