sábado, 15 de janeiro de 2011

Estaduais 2011 - Campeonato Gaúcho

O terceiro post da série sobre os Estaduais 2011 tratará do Campeonato Gaúcho. Conhecido pela grande disputa, rivalidade e "pegada", o Gauchão promete uma briga bastante interessante pela taça.

Começaremos então falando dos dois grandes favoritos, a dupla GreNal. O Grêmio, atual campeão do estado, depois da sensacional arrancada que teve no Campeonato Brasileiro do ano passado, briga pelo bicampeonato. Com grande parte da base de 2010 mantida, apenas com algumas perdas, e com contratações pontuais, o tricolor dos pampas segue com um bom elenco. Chegaram os atacantes Vinícius Pacheco e Lins, além da volta de jogadores emprestados, casos de Thiego, Bruno Colaço, Danilo Rios e Mithyuê. Renato Gaúcho se mantém no cargo de treinador do time, que tenta esquecer a decepção na negociação de Ronaldinho para fazer um belo Gauchão, dividindo ainda neste primeiro semestre atenções com a Libertadores. O rival Internacional também aposta na manutenção de seu elenco, campeão da Libertadores do ano passado. Nenhuma contratação foi feita, e apenas Derley e Ilan saíram do clube. Mesmo com a grande desconfiança por parte da torcida, Celso Roth foi mantido, e a diretoria aposta no seu trabalho para fazer um bom papel neste primeiro semestre, que assim como o Grêmio, o colorado irá disputar a Libertadores, e até por isso, começa o Gauchão com sua equipe B.

Entre as equipes consideradas menores, temos como destaques o Caxias, vice-campeão no ano passado, o Juventude, que mesmo rebaixado para a Série D do Brasileirão tem tradição, o Porto Alegre, clube pertencente a Ronaldinho Gaúcho e Assis, além de Novo Hamburgo, São José e outros times que costumam encomodar a dupla GreNal. Com toda sua rivalidade e grande disputa, o Campeonato Gaúcho 2011 promete mexer com o coração do fanático torcedor dos pampas.






Destaques: Victor, Douglas e Jonas (Grêmio); Guiñazu, D'Alessandro, Giuliano e Rafael Sóbis (Internacional).








Clubes participantes: Caxias, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Internacional-SM, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz, São José, São Luís, Universidade, Veranópolis e Ypiranga.

Regulamento: As equipes são divididas em dois grupos de oito times. No primeiro turno (Taça Piratini), jogam fora de seus grupos, e no segundo (Taça Farroupilha), dentro de seus grupos, ambos em turno único. Nos dois turnos, classificam-se para as quartas-de-final os quatro primeiros de cada chave. Os campeões de cada turno decidem o estadual. Em caso de empate nos mata-matas, decisão por pênaltis. Se um time ganhar os dois turnos, será automaticamente campeão gaúcho de 2011.

Primeira rodada:

Grêmio 2x2 Lajeadense
Cruzeiro x Internacional
Santa Cruz x Caxias
Juventude x São Luiz
Pelotas x Ypiranga
Porto Alegre x Novo Hamburgo
Internacional-SM x São José
Veranópolis x Universidade

3 comentários:

  1. O Grêmio já tropeçou, logo na estreia... tststs...pobres estaduais.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. O cansaço prejudicou o Grêmio.
    A dupla GRE-NAL terá muitos problemas no Gauchão, principalmente porque vai jogar muitos jogos com reservas.
    Mas ainda acho que um dos dois vai vencer.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Gabriel...

    Sem dúvida que os candidatos são : Grémio, Internacional e Cruzeiro, sendo que nesta competição irão rodar jogadores tendo em vista algumas afinações para o inicio do Brasileirão.
    Grémio e Internacional sem grandes mexidas no seu plantel...sinal da crise global, ein...

    Abraço

    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!