domingo, 30 de janeiro de 2011

Estaduais 2011 - Campeonato Mineiro

O último post sobre os Estaduais 2011 faz uma análise do Campeonato Mineiro, competição que se iniciou neste final de semana. Como principais forças, Atlético-MG e Cruzeiro, como sempre, despontam como os favoritos para o título.

Vamos começar então falando dos rivais. O Atlético-MG, durante a pré-temporada, se movimentou bastante e trouxe muitos reforços. As principais aquisições feitas foram: o goleiro Giovanni (Grêmio Prudente), o lateral-direito Patric (Avaí), o zagueiro Leonardo Silva (Cruzeiro), os volantes Toró (Flamengo) e Richarlyson (São Paulo), o meia Wesley e Mancini e os atacantes Magno Alves (Ceará) e Jóbson (Botafogo). Além dos reforços, a diretoria do galo ainda conseguiu manter o elenco da última temporada, tento somente algumas perdas (a principal delas do atacante Obina), e o técnico Dorival Júnior, um dos grandes responsáveis pela arrancada da equipe no Campeonato Brasileiro de 2010, continua no comando do time. Atual campeão mineiro, o Atlético entra muito forte na briga, defendendo o caneco. Com um elenco muito qualificado, sob a batuta de um ótimo treinador, e arrumando a casa internamente, o galo chega como favorito para o Mineirão de 2011.

Assim como o Cruzeiro, que também chega com favoritismo, como sempre. A raposa tentará neste ano retomar a hegemonia no campeonato estadual, desbancando assim o grande rival Atlético. Para isto, a diretoria apostou na manutenção de grande parte do elenco da temporada passada, trazendo alguns reforços pontuais. Foram eles: os zagueiros Naldo (Ponte Preta) e Fabrício (Palmeiras), os volantes Geovane (Aparecida-GO) e Leandro Guerreiro (Botafogo) e os atacantes André Dias (ex-Vasco) e Ortigoza (ex-Palmeiras). As baixas mais consderadas na Toca da Raposa foram as saídas do lateral-direito Jonathan e do zagueiro Leonardo Silva. O técnico Cuca continua no comando da equipe. Com a política de "pés no chão", o Cruzeiro, mesmo com poucas contratações, continua com um dos elencos mais fortes do país, e com certeza irá brigar e muito pelo título mineiro em 2011.

Quem quer atrapalhar os planos de Atlético-MG e Cruzeiro é o América-MG. Depois de conseguir o acesso a Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, o coelho, sob o comando de Mauro Fernandes e do artilheiro Fábio Júnior, tentará incomodar os rivais de BH e também entrar na briga pela taça. Além do América, o Ipatinga, de volta a primeira divisão do Estadual, que já ganhou o Mineiro em 2005, derrotando o Cruzeiro na final, corre por fora para beliscar algo mais. Com os favoritos de sempre e as zebras, o Campeonato Mineiro 2011 promete uma disputa bastante emocionante e interessante pelo título.






Destaques: Diego Souza, Diego Tardelli e Jóbson (Atlético-MG); Fábio, Montillo e Thiago Ribeiro (Cruzeiro); Fábio Júnior (América-MG).






Clubes participantes: América-TO, América-MG, Atlético-MG, Caldense, Cruzeiro, Democrata, Funorte, Guarani, Ipatinga, Tupi, Uberaba e Villa Nova.

Regulamento: Na primeira fase, os 12 times se enfrentam em turno único, classificando-se os quatro primeiros para as semifinais da competição (1ª x 4ª, 2ª x 3ª), em duas partidas, com vantagem de mando e de resultados iguais para a equipe de melhor campanha. Os dois vencedores das semifinais fazem a final, também duas partidas, com as mesmas vantagens para a equipe de melhor campanha. Os dois times de pior campanha na primeira fase serão rebaixados para a segunda divisão em 2012.

Primeiro rodada:

América-MG 1x1 Uberaba
Tupi 1x1 Villa Nova
Guarani x Ipatinga
Cruzeiro x Caldense
Funorte x Atlético-MG
Democrata x América-TO

10 comentários:

  1. Amigo, ja votei na sua votação e gosto muito do seu template.Parece-me claro que o Mengao tem melhor equipa neste momento.

    Já decorre nova votação no nosso site.Desta vez perguntamos qual é o jogador que mais o tem surpreendido esta época e contamos com o seu voto pa nos ajudar a chegar aos 250.

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    Obrigado e Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá parceiro! O Mania faz um mês de vida dia 1/2, entre lá comente, deixe seu recado, sugestão para que os próximos meses que vierem sejam ainda melhores! Comente sempre as novidades e posts antigos do Mania, tenho a certeza que achará posts legais! E sempre farei isso também com seu blog que por sinal tá muito bom!!! Peço também que envie um email para mim com seu email para contatos, assim você automaticamente estará entre meus contatos para que possamos trocar informações, o envie por favor para: rodrigodutraa10@gmail.com...
    Entre, comente, desvende o Mania!
    Mania de Gremista... um mês no ar, falando sobre o Grêmio na voz do torcedor!!!

    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,

    não sei se você já leu o email que lhe enviei antes de ontem para gabriel.campi@hotmail.com...

    Preciso de um retorno o mais breve possível... meu email: imperiodocartola@hotmail.com

    Abraços,

    Felipe Melo

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, o Cruzeiro ainda é o favorito, mesmo com as várias contratações do Atlético, que também venceu, pelo entrosamente da equipe.

    Abraço!

    Veja a cobertura completa do JOGO DAS ESTRELAS DO NBB no www.net-esportes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oxalá que o América-MG esquente o caldeirão em Minas. Cruzeiro e Atlético que se cuidem. Ainda assim, com toda empolgação do veterano artilheiro Fábio Jr, a dupla tradicional de Minas continua favorita.
    Valeu Gabriel, postagem bem interessante!
    Abs.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida o Cruzeiro é favorito né Gabriel. Mas esse ano tem o América-MG que pode incomodar os dois grandes. Vamos ver no que dá.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, Gabriel! Já sou seguidor e parceiro há algum tempo! Gostaria de firmar uma nova parceria com seu blog, dessa vez com meu blog leoestricolores.blogspot.com . Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  8. O grande destaque dos estaduais foi o Flamengo e Vasco que teve um dos gols mais bonitos do campeonato e desse inicio de temporada.

    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que o Cruzeiro é favorito,mas como ele está na Libertadores o Galo pode aproveitar e ganhar o campeonato mais um vez.

    Abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Mesmo o Cruzeiro com um elenco bom e entrosado, ainda aposto no Atlético com esse elenco numeroso e de qualidade!

    Abs,

    Central do Pitaco

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!