domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os futuros meninos de ouro do Brasil

Na madrugada de sábado para domingo a seleção brasileira sub-20 conquistou pela 11ª vez o Campeonato Sul-Americano da categoria. Com uma atuação impecável do meia são-paulino Lucas, os nossos meninos garantiram, além da taça, uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, coroando uma campanha quase perfeita.

O Brasil entrou em campo já tranquilo diante de sua classificação para as olimpíadas. Pois, no jogo anterior, a Argentina, única que poderia tirar a vaga dos brasileiros, havia vencido a Colômbia por 2 a 0. E, para nossa seleção perder a vaga nos jogos, os uruguaios precisavam golear por uma grande diferença. Com isto, o Uruguai, já classificado, começou a partida atrás, esperando o Brasil no seu campo de defesa. Nos primeiros minutos, ambas as equipes se atrapalharam no péssimo estado do gramado, mas, aos poucos, a nossa seleção foi tendo o domínio do jogo. As oportunidades surgiam, mas faltava um capricho maior nas finalizações. Lucas e Oscar comandavam a criação, servindo William José e Neymar. O primeiro gol era questão de tempo. E ele saiu aos 40 minutos. Alex Sandro fez jogada pela esquerda e encontrou Lucas dentro da área. O meia cortou o marcador e tocou para as redes. 1 a 0 que duraria pouco tempo. Logo na saída de bola, a seleção recuperou a posse. Lucas arrancou pelo lado direiro e só parou no gol. Golaço do são-paulino. Ainda deu tempo para o uruguaio Luna ser expulso e facilitar ainda mais as coisas para nossa seleção. 2 a 0 e o Brasil com uma mão e meia na taça.

Na segunda etapa, porém, um susto. Logo no começo, o zagueiro Saimon cometeu pênalti no jogador uruguaio e foi expulso. Mas a sorte estava a favor do Brasil. Vecino mandou pros ares a chance de qualquer reação da celeste olímpica na partida. Assim, a seleção abriu o caminho para a goleada. Aos cinco minutos, o lateral-direito Danilo fez bela jogada, passando por dois marcadores e tocando no canto do goleiro. Aos 11, mais uma brasileiro. Em mais uma jogada de Lucas, Neymar recebeu dentro da área e tirou bonito do arqueiro uruguaio, marcando o quatro gol brasileiro. E, aos 15 minutos, o menino prodígio da Vila apareceu novamente. William José chutou de fora, o goleiro Ichazo deu rebote e e Neymar aproveitou. 5 a 0 Brasil e nono gol do santista no campeonato, artilheiro do Sul-Americano sub-20. Com bastante tranquilidade, os meninos brasileiros tocavam a bola e não deixavam de atacar os uruguaios, que estavam perdidos dentro da partida. Lucas por pouco não fez um golaço "a la Maradona". Porém, não demorou para ele fazer seu terceiro no jogo e selar o título para a seleção canarinho. O nosso camisa 10 entrou na área, cortou o marcador e chutou bonito. Mais uma taça garantida para o Brasil.

O título coroa um trabalho feito com muita competência pelo técnico Ney Franco, que conseguiu conduzir uma seleção cheia de jovens promessas e excelentes jogadores a uma importante conquista. A união de todo o grupo ficou bastante visível, e isto foi essencial para a taça vir para o Brasil. Esta geração agora tem mais um desafio pela frente, ainda este ano, no Mundial sub-20, que será disputado na Colômbia. E, no ano que vem, o grande objetivo de todo este trabalho: as Olimpíadas de Londres, o único título que falta para o nosso futebol. Uma ótima impressão já foi deixada neste Sul-Americano, com uma campanha quase perfeita. Esperamos que, em 2012, nossas jovens promessas justifiquem o título deste post e se tranformem nos primeiros "Meninos de Ouro" propriamente ditos do futebol brasileiro.

6 comentários:

  1. O Brasil jogou da forma que mais gosta de jogar: Descompromissado. Já sabendo do resultado da Argentina e que não perderia com tantos gols, a garotada fez o que mais sabe e gosta, aí fica fácil!
    Abs.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não achei que fosse ser tão fácil.O Brasil jogou bem,fez valer o favoritismo e foi campeão.

    Abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse time do Brasil foi muito bem preparado e treinado pelo Ney Franco e tem alguns bons valores que poderão integrar o grupo da seleção olímpica, mas considero a maioria desses jogadores muito inexperientes para assumir a responsabilidade em 2012. E a pressão vai ser gigantesca, como sempre!


    Abrassss

    ResponderExcluir
  4. Com certeza coroa muito bem um trabalho excepcional feito pelo Ney Franco e pela CBF e com certeza e vamos com força total para Londres.

    Abraços !

    http://saopauloblognews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Belo trabalho realizado por todos, desde o roupeiro até o técnico, isso que queremos ver, jogadores unidos e talentodos jogando pela nossa nação, tenha certeza que 2014 vamos ter uma verdadeira seleção!

    Abs,

    ResponderExcluir
  6. Olha, tenho fé que esses jogadores vão ser Hexacampeões, Heptacampeões e Octacampeões Mundiais com o Brasil, hehehe... São grandes jogadores, como maiores destaques estão Neymar e Lucas.

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!