domingo, 27 de março de 2011

Brasil volta a jogar bem e vence a Escócia

Neste domingo a seleção brasileira entrou em campo para mais um amistoso, desta vez contra a Escócia, no Emirates Stadium, em Londres. E venceu sua primeira na temporada de 2011. Apresentando um belo futebol, com toques rápidos e um time leve, o Brasil bateu os escoceses pelo placar de 2 a 0, assim apagando as últimas duas derrotas, para Argentina e França.

Mano Menezes entrou com algumas alterações em relação à equipe titular. A principal mudança foi no comando de ataque. Com o corte de Alexandre Pato, o jovem Leandro Damião assumiu o posto de camisa 9 da seleção, formando dupla de ataque com Neymar. Elano e Lúcio retornaram, e Jadson colocou a camisa 10 nas costas. E, mesmo enfrentando uma equipe totalmente recuada, com quase todos os jogadores atrás da linha do meio-de-campo, a nossa seleção não tomou conhecimento e fez prevalecer sua superioridade diante do adversário. Desde os primeiros minutos, o domínio foi total dos brasileiros, que tocavam muito bem a bola, e com a posse dela criavam oportunidades. Esperando a hora certa para a finalização, o Brasil chegava com facilidade no campo de ataque, mas pecava no último passe. Porém, a falta de um camisa 10 de ofício foi bem suprida com as subidas dos nossos dois laterais, Daniel Alves e André Santos, além das chegadas dos volantes de trás, Lucas e principalmente Ramires, enconstando nos homens de frente. Os dois meias, Elano e Jadson, foram um pouco menos ativos, obrigando assim Neymar a jogar um pouco mais afastado da área.

As primeiras chances de gol da seleção foram criadas por Jadson, num chute da entradas da área, e numa cabeçada que bateu no travessão de Leandro Damião. A Escócia pouco encomodava a defesa brasileira, muito bem postada. O Brasil criava, tocava a bola rapidamente e envolvida o adversário. O gol era questão de tempo. E ele veio aos 41 minutos. Justamente quando Neymar recebeu bola dentro da área, depois de jogada de André Santos pela esquerda. O menino prodígio da Vila dominou rapidamente e, mesmo encoberto pela marcação, colocou no cantinho do goleiro McGregor, abrindo o placar em Londres.

Na segunda etapa, a nossa seleção não diminuiu o ritmo e continou em cima dos escoceses, que mal conseguiam sair do seu campo de defesa. O ritmo brasileiro era alucinante, pressionando a saída de bola do adversário e continuando a criar oportunidades de gol. Neymar acertou a trave, Damião parou no arqueiro da Escócia e Ramires isolou a pelota na frente do gol. O Brasil mandava completamente na partida. E, quando Mano Menezes resolveu sacar Jadson e colocar Lucas no meio-de-campo da equipe, as coisas melhoraram ainda mais. O camisa 10 são-paulino deu ainda mais gás a seleção, com suas arrancadas e passes açucarados. E o segundo gol veio aos 31 minutos. Neymar recebeu dentro da área e foi calçado. Penalidade que ele mesmo cobrou e fez seu segundo gol no jogo e o segundo do Brasil. O ex-gremista Jonas também entrou na partida, e apareceu bem, desperdiçando boas chances. Até o final do jogo o time buscou o gol a qualquer custo, naõ dando brechas à zebra escocesa. Boa vitória e bela apresentação brasileira em Londres.

A seleção de Mano Menezes volta a vencer depois de duas derrotas consecutivas, e o mais importante, mostrando um bom futebol, com ofensividade, agilidade e categoria. Mesmo ainda carente de um camisa 10 organizador, a nossa seleção conseguiu se virar (e muito bem) dentro de campo, contando principalmente com seus laterais e com os volantes, aproximando nos homens de frente. Neymar já começa a mostrar sua cara com a camisa amarelinha, prometendo um ótimo futuro. A linha defensiva brasileira já está mais ou menos definidade, assim como a dupla de cabeças de área. A grande incógnita ainda fica no meio-de-campo e no ataque. Com a provável volta de Ganso, o posto de camisa 10 deve voltar ao garoto santista. Porém, a camisa 9 ainda está a disposição. Mano continua fazendo seus testes, mas ao mesmo tempo tentando começar a dar uma cara para esta nova seleção brasileira, que deixou uma boa impressão nesta vitória contra a Escócia.

11 comentários:

  1. Bela vitória e na verdade no meio temos Ganso e Lucas, quer mais ? kkkk.E no ataque ai sim, temos uma incógnata afinal é muita gente boa pra pouca coisa rs rs.Estamos muito bem servidos em todas as posições essa é verdade ...

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Foi um bom jogo da nossa seleção Gabriel. Futebol muito bem jogado e uma boa vitória pra cima desses escoceses retranqueiros rsrs. E que partida do Neymar hein!

    Abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O ponto negativo,bem negativo mesmo foi mais um ato de racismo para com um brasileiro!Houve um torcedor que jogou uma casa de banana no gramado para o Neymar!Lamentável e inaceitável.Todos merecem respeito,independente da cor ou nacionalidade.

    Sobre o jogo,o esperado.Mas MAno ainda tem muito o que melhorar!Ganhar da Escócia é fácil,é obrigação.E,fica a pergunta:Se fosse a Argentina ou Alemanha,por exemplo,será que ganharíamos jogando desta forma que jogamos?Pois temos que ressaltar que o nível da Seleção Escocesa não é dos melhores!

    Abração.E parabéns pelas análises.O blog está muito bom!

    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  4. OBS:
    No meu comentário anterior,eu quis dizer "casca de banana" e não casa de banana!

    http://www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  5. E ai Gabriel, peço desculpas pelo sumiço, mas ando muito ocupado, rsrsrsrs, até pareço gente importante, rsrsrs.
    A seleção jogoun o fino da bola, como é bom jogar sem pressão, vc não acha???

    Neymar é o cara do momento, falta ainda a humildade dos vencedores, mas tenho fé que corrige esse erro, ... no mais a Escócia é fraca de mais pra maiores analises...
    Um abraço.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Essa vitória foi muito importante,porque depois de duas derrotas consecutivas o Brasil precisava mostrar o seu bom futebol.

    Abraços!

    http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. De Neymar, já esperávamos o apresentado. Melhor foi Lucas (SPFC), que em 20 e poucos minutos deu belas arrancadas e passes. O moleque joga mt!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  8. Muita gente fala que perdeu a graça de ver o Brasil jogar.
    Eu, sinceramente, adoro ver a seleção e torço pra esse time que o Mano está montando dê certo.
    Ainda é cedo pra falar qualquer coisa, principalmente por ainda não ter disputado nenhum torneio, mas parece que vai ser um time bem equilibrado e que vai render bons frutos!

    Samira
    www.oquedeuerradofc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Brasil jogou bem mesmo, mas ainda tem alguns jogadores a mudar, ainda é testes

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Pois é Gabriel, seu resumo foi, como sempre fatual. O amistoso mais parecia um treino defesa x ataque. A diferença é que a CBF ganhou ums trocadinhos...
    Abs
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!