sábado, 12 de março de 2011

Os direitos do Brasileirão: O início de mais uma longa novela no futebol brasileiro

Nesta sexta-feira se deu início "oficialmente" a mais uma novela envonvendo o futebol brasileiro. Só que, desta vez, a disputa será fora das quatro linhas. Desde o anúncio do fim do monopólio da Rede Globo sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, várias especulações, desistências e interrogações vem tomando conta do assunto. Mas, por enquanto, nenhuma decisão oficial foi tomada.

Na manhã desta sexta, uma evento ocorrido no escritório do Clube dos 13, em São Paulo, anunciou que a RedeTV! foi a emissora vencedora da licitação sobre os direitos de transmissão do Brasileirão no triênio 2012-2014. Única emissora a apresentar proposta ofical, a RedeTV! propôs uma valor de R$ 1,548 bilhão, o que significa R$ 516 milhões por temporada. Neste momento, a emissora tem 30 dias para apresentar garantias financeiras e pagar 20% do valor total do acordo. Porém, mesmo com esta decisão, alguns empecilhos podem brecar o negócio. Como a maioria dos clubes que estavam integrados no Clube dos 13 anunciou que irão negociar seus direitos individualmente, ou seja, diretamente com as emissoras interessadas, a assinatura do contrato da licitação pode não ter um valor jurídico.

Ao todo, onze clubes já anunciaram que farão suas negociação em individual: Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco. Como o próprio estatuto do C-13 prevê, o negócio só poderá ser fechado se os 20 clubes assinarem o contrato. Como estes times já citados anunciaram suas decisões, a decisão em prol da RedeTV! fica em júdice e com uma grande interrogação. Rede Globo, Rede Record, Bandeirantes e SBT também foram convidadas para a licitação, mas nenhuma delas apresentou proposta. A Record até estava na disputa junto com a RedeTV!, iria apresentar proposta, mas na última hora acabou desistindo, alegando incerteza jurídica no contrato.

Mesmo com esta decisão anunciada, e com a definição de alguns clubes negociarem seus direitos individualmente, devido ao "racha" no Clube dos 13, a verdadeira decisão sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014 ainda está longe de ser definida oficialmente. O Clube dos 13, mesmo prejudicado, apresentou a licitação às empresas interessadas, e obteve uma resposta. A RedeTV! se mostrou interessada em comprar os direitos, mas o empecilho dos clubes desistentes da licitação prejudicará numa decisão final e rápida. Porém, o resultado definitivo para a novela já tem data marcada: 23 de março. Até lá, vários interesses, especulações e negociações irão acontecer. Este foi apenas o primeiro capítulo da mais nova (e longa) novela dentro dos bastidores do futebol brasileiro.

7 comentários:

  1. É Gabriel, a Rede TV venceu a licitação dos direitos, quem imaginaria isso? Será esse o fim da exclusividade global? De qualquer forma isso ainda vai dar muito o que falar.

    Abraços!

    http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Gabriel!

    Não sei porque, mas algo me diz que no fim desta história é o torcedor quem vai se dar mal.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou por fora, não quero nem saber disso! Só quero saber quem vai passar os jogos do Grêmio!

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente eu acho que é uma novea longe e chata também, acho que a emissora que ganhar essa licitação não vai mudar em nada.

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  5. Talvez o grande diferencial caso a Redetv ganhe essa disputa é uma possível mudança nos horários dos jogos. Jogos em horários que não dependessem de novela ou programa dominicial. Quem sabe a redetv não surpreende e produz uma boa transmissão.

    Equipe Blog Gol de Mão
    www.bloggoldemao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Agora é, literalmente, esperar para ver...
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A RedeTv venceu mas não vai levar, a Globo vai fazer o possível e o impossível para acabar com isso, é uma novela para estender por muito tempo, já que os times tem até setembro para fechar suas decisões.

    Abs,

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!