sábado, 7 de maio de 2011

A bruxa estava solta!

Saudações, amigos e leitores do Futebol Na Veia. Agora com os problemas de internet já resolvidos, o blog deve voltar a sua normalidade, depois de duas semanas de turbulência e poucas atualizações. Mas vamos ao que interessa. Quem acompanhou o futebol brasileiro neste meio de semana, tanto dentro de Copa Libertadores como de Copa do Brasil, pode notar que as coisas não seguiram uma certa "normalidade" ou "lógica". As surpresas foram diversas, assim como a grande decepção por parte de algumas equipes nacionais.

Vou começar falando da Copa Libertadores da América, que parece ter aplicado alguma "zica" pra cima das equipes brasileiras. Só assim mesmo para explicar tamanhas decepções. Quem diria, eliminações de Grêmio, Fluminense, Internacional e Cruzeiro, de uma vez só? Estes dois últimos foram mesmo surpreendentes. O Grêmio foi até o Chile e perdeu novamente para o Universidad Católica, e foi eliminado precocemente. O caso dos gremistas já era bastante complicado, depois da derrota no primeiro jogo, no Olímpico. Vamos então ao Fluminense, que ganhou o estigma de "time de guerreiros", mas também está fora da competição sul-americana. Depois da vitória por 3 a 1 no jogo de ida, o gol tomado dentro de casa custou muito caro para o tricolor. A equipe não mostrou seu futebol e foi derrotado pelo Libertad, no Paraguai, dando adeus a Copa. Quando se esperava uma subida de produção do Flu, veio o revés e a eliminação.

Porém, as eliminações de Grêmio e Fluminense não se comparam as de Internacional e Cruzeiro. Sendo os dois melhores brasileiros na fase de classificação, tanto gaúchos como mineiros foram eliminados se uma forma pouco compreensível. O colorado, depois de um bom empate na primeira partida no Uruguai, apenas precisava de um empate sem gols para passar de fase. Abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, pensou que a classificação já estava no papo, mas a volta para o segundo tempo castigou o time, que levou dois gols nos cinco minutos iniciais, o primeiro com 13 segundos. Inadmissível para uma equipe que joga uma Taça Libertadores. O vacilo foi fatal para o time de Paulo Roberto Falcão, que vinha numa boa sequência, mas acabou sendo surpreendido. Já o caso de Cruzeiro não é muito diferente, mas pode ser considerada mais sofrida para a torcida celeste. Equipe de melhor campanha na primeira fase, os cruzeirenses, depois de vencerem a primeira partida na Colômbia, poderiam até perder que obteriam a classificação. Mas, a exemplo do Internacional, a raposa levou dois gols em cinco minutos, e disse adeus a competição. O belo trabalho do início do ano de Cuca agora fica com uma interrogação. É difícil mesmo explicar tais eliminações, mas também não podemos pensar que tudo está errado.

Já pela Copa do Brasil, tivemos resultados atípicos na quinta-feira. Duas partidas fecharam os jogos de ida da fase de quartas-de-final da competição nacional. No Couto Pereira, o Coritiba simplismente patrolou o Palmeiras e praticamente já carimbou seu passaporte às semifinais. Um 6 a 0 bastante expressivo, deste time do Coxa que vem embalado desde o início da temporada. Campeão Paranaense e com um série incrível de invencibildiade, o time também vem com tudo para o Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras, depois da eliminação no Campeonato Paulista, sofre outro duro golpe. Depois deste vexame, alguém deve pagar a conta no Palestra Itália. Tudo indica é que haverá uma faxina no elenco. Pra finalizar, o Flamengo, que até então não sabia o que era derrota em 2011, acabou sendo supreendido por mais um time cearense. Desta vez, foi o Ceará quem aprontou dentro do Engenhão. Vitória por 2 a 1 do Vovô, que ganha uma boa vantagem para o jogo de volta. Assim como na fase anterior, contra o Horizonte, o Fla não conseguiu um bom resultado dentro de casa, mas reverteu no jogo de volta. A história vai se repetir?

Dentre derrotas, surpresas, goleadas e perdas de invecibilidade, tivemos uma semana bastante atípica dentro do futebol brasileiro. A bruxa andou mesmo solta por alguns clubes. Será que ela já foi embora? Veremos nos próximos (e dramáticos) capítulos.

3 comentários:

  1. Muito legal seu post e sua análise. Realmente ninguém esperava por esses resultados. E como vc bem frisou , Cruzeiro e Inter foram as maiores decepções. Nós precisamos diminuir nosso ego de que somos os melhores e jogarmos como tal. Ninguém quer perder para o Brasil e para os times brasileiros. Contra a gente todo mundo se supera e quer mostrar serviço. O futebol brasileiro precisa aprender um pouco mais da malícia sul-americana.
    Forte abraço.
    Jean Francisco
    esportday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bruxa estava solta mesmo Gabriel, incrível! O que mais me surpreendeu foi a eliminação do Cruzeiro, já que o Inter acostumou a dar vexame né...

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Xará, o bruxa malvada heim ? kkkkk.Foi uma Quarta Feira terrível para as equipes brasileiras e na quinta, para Fla e Palmeiras(pro Palmeiras principalmente).Belo post, parabéns !

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!