quinta-feira, 19 de maio de 2011

Libertadores, Copa do Brasil e os 28 convocados de Mano Menezes

Devido ao pouco tempo disponível nesta semana, e ao mesmo tempo os diversos assuntos que andam rondando o futebol brasileiro nesta semana, faço agora um "post resumão", destacando as partidas das semifinais da Copa do Brasil e a classificação do Santos às semifinais da Taça Libertadores, assim como a pré-lista de convocados do técnico Mano Menezes para os próximos (e últimos) amistosos da seleção brasileira antes do início da Copa América. Então, vamos ao que interessa.

Copa do Brasil

Começaremos falando de Copa do Brasil. Os jogos de ida das semifinais da competição nacional agitaram o meio de semana da bola. E, por coincidência, tivemos dois empates nas duas partidas. Em São Januário, o Vasco não conseguiu superar o Avaí e ficou no 1 a 1. O time da casa começou pressionando, criou boas oportunidades, mas não fez o gol. Aos poucos, os visitantes foram gostando do jogo, e começaram a jogar com mais tranquilidade, também chegando com perigo ao ataque. Presos na excelente marcação dos avaianos e no próprio nervosismo, os vascaínos tinham dificuldades de chegarem a frente. Na segunda etapa, o panorama foi o mesmo. O cruzmaltino novamente começou pressionando, mas o Avaí se recuperou e igualou o jogo. Quando o jogo parecia que iria se encaminhar para um 0 a 0, o ótimo lateral-esquerdo Julinho fez bela jogada e chutou cruzado, fora do alcance de Fernando Prass, abrindo o placar para o Leão da Ilha. Mas, aos 47 minutos, Élton foi puxado dentro da área. Penalidade que Diego Souza converteu e empatou a partida em 1 a 1. Resultado muito bom para o Avaí, que agora joga em casa necessitando apenas de um empate sem gols para chegar a final da Copa do Brasil. Já o Vasco vai ter que se superar, jogar muito mais bola do que jogou dentro de casa e buscar reverter a situação. O torcedor vascaíno se agarra no fato que que a equipe tem jogado melhor fora de seus domínios na competição. É esperar pra ver.

Na outra semifinal, o Ceará recebeu o Coritiba no Estádio Presidente Vargas, e não saiu de um empate sem gols. A partida foi marcada pela boa velocidade dos dois times, que criaram oportunidades de gols, mas não conseguiram a ótima atuação de ambos os goleiros. Tanto Edson Bastos pelo lado do Coxa quanto Fernando Henrique pelo Vozão fecharam o gol de suas equipes e não deixaram a bola cair nas redes. Agora , o Coritiba pode dizer que tem uma vantagem, já que decide a vaga na semana que vem, dentro do Couto Pereira, onde é muito forte. O Ceará terá uma difícil missão na semana que vem, mas tudo pode acontecer.

Libertadores

Vamos falar agora de Taça Libertadores da América, e do único representante brasileiro dentro da competição sul-americana, que passou para as semifinais. Depois de vencer o primeiro jogo as quartas-de-final por 1 a 0, fora de casa, o Santos recebeu o perigoso time do Once Caldas no Pacaembu precisando apenas de um empate para obter a classificação. E o jogo foi bastante duro para os santistas, que conseguiram abrir o placar logo no comecinho da partida, com um belo chute de Neymar de fora da área. Mesmo com a vantagem no marcador, o peixe não encontrou vida fácil. O gol não abateu os visitantes, que empataram o jogo ainda na primeira etapa, com o ex-colorado Rentería. Na segunda etapa, o Santos voltou pressionando e, aproveitando os espaços na zaga deixados pelos colombianos, criou ótimas oportunidades, porém todas desperdiçadas. Enquanto isso, o Once Caldas não conseguia levar perigo ao gol do goleiro Rafael. Aos 39 minutos, o lance que era para tranquilizar a torcida. Neymar custurou a defesa adversária e foi derrubado dentro da área. Pênalti que ele mesmo cobrou, só que nas mãos do arqueiro Martínez. Assim, o jogo foi tenso até o seu término, com o placar de empate e mais uma vez a classificação suada do time da Vila Belmiro. O peixe está nas semifinais da Libertadores.

Convocação da Seleção Brasileira

Pra finalizar, o técnico Mano Menezes anunciou na manhã desta quinta-feira a lista de convocados para os dois últimos amistosos antes do início da primeira competição oficial do Brasil em 2011: a Copa América, na Argentina. Mano convocou um total de 28 jogadores, que disputaram os jogos contra a Holanda, no dia 4 de junho, e contra a Romênia, no dia 7. Neste mesma data, o treinador anunciará o corte de seis jogadores desta mesma lista, para então ter os 22 jogadores para a Copa América. Entre as novidades, três jogadores que atuam no futebol brasileiro. O goleiro Fábio, que volta a seleção depois de um bom tempo, o meia Thiago Neves, que também retorna, e o atacante Fred, que já até disputou Copa do Mundo com o Brasil, mas que é convocado pela primeira vez na era Mano. Confira abaixo a lista completa dos 28 jogadores convocados:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)

Volantes
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Anderson (Manchester United)

Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)
Jadson (Shakhtar Donetsk)

Atacantes
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)

Opinião: A lista definitiva para a Copa América só sairá no dia 7 de junho, após a partida contra a Romênia, em São Paulo. Este jogo que aliás marcará a despedida de Ronaldo pela seleção brasileira. Convenhamos que esta partida seje "comemorativa". A nossa seleção só vai ter o jogo contra a Holanda para testar suas forças antes do ínício da competição na Argetina. Particularmente, eu acho pouco. Além disso, Mano, na minha visão, deixou de convocar dois jogadores que estão arrebentando nos seus clubes na Europa. O lateral-esquerdo Marcelo, que está comendo a bola no Real Madrid, ficou fora da lista, "perdendo" da vaga para André Santos e Adriano. O ex-tricolor vive um melhor momento que ambos, e á titular de sua equipe. Além dele, o atacante Hulk mais uma vez foi destaque no Porto, e ainda assim não foi convocado. Mano preferiu Fred, que nem de longe está jogando a bola que Hulk anda jogando. Bom, são escolhas do treinador da nossa seleção canarinho. Além do mais, ainda teremos o fator Paulo Henrique Ganso, que está tratando de contusão. Sua ida ou não para a Copa América será decidida junto a lista definitiva de jogadores, no dia 7 de junho. Vamos esperar a plena recuperação do nosso futuro camisa 10.

3 comentários:

  1. Xará, na Copa do Brasil os visitantes conseguiram grandes resultados principalmente o Coritiba que pode empatar em qualquer placar que avança, sem contar que o coxa é fortíssimo no Couto Pereira.Na Libertadores Santos avança tranquilamente e tem agora o Cerro nas semi, cai entre nós só perde essa Libertadores se quiser.Sobre a lista, achei boa só discordo do Damião e do Robinho, o resto muito bem convocado.

    Abraços !

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,
    pela CB e Libertadores nada de surpresas ou algo que mereça maior atenção.
    Já convocação gostei de ver os nomes de Fábio, Fred e Thiago Neves, todos vem jogando muito bem em seus clubes.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gabriel vc está enganado se o Curitiba empatar em qualqer placar ele sai da Copa do Brasil..

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!