terça-feira, 24 de maio de 2011

Resumaço da primeira rodada do Brasileirão e prévia para Libertadores e Copa do Brasil

Suadações, amigos, visitantes e seguidores do Futebol Na Veia. Com uma semana de bastante trabalho e quase de nenhum tempo, terei que me encurtar das análises e nos comentários sobre o que está rolando no futebol do Brasil e do mundo. Mas tentarei ser ao mesmo tempo breve e objetivo.

Então, nada melhor do que começarmos falando da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2011, que teve sua abertura no último sábado. Vamos então aos destaques. Flamengo, Vasco, Atlético-MG e São Paulo foram os que conseguiram os resultados mais expresivos. A dupla carioca saiu vencedora de suas respectivas partidas no sábado. O mengo finalmente brindou sua torcida com uma apresentação convincente, goleando o time reserva do Avaí por 4 a 0, assim como o Vasco, que bateu os também reservas do Ceará de virada, fora da casa. Porém, nada de ilusão. Equipes reservas não devem ser consideradas como "testes". Quem também venceu bem foi o Atlético-MG, que, apesar de não confirgurar na lista de favoritos, aplicou um 3 a 0 muito animador contra o xará Atlético-PR. Bom início do galo. E, no domingo, o São Paulo, fora de casa, sapecou um 2 a 0 pra cima do atual campeão brasileiro Fluminense, que continua em baixa. Excelente arrancada também do tricolor paulista.

Quem também se deu bem nesta primeira rodada foi o Corinthians, que já conseguiu realizar um grande feito. Bateu o Grêmio no Estádio Olímpico por 2 a 1, coisa que poucas equipes conseguem. Confiança em alta também no rival do alvinegro, o Palmeiras, que contou com a estrela de Kleber para iniciar bem a competição. A vitória contra o Botafogo reacende a esperança no alviverde. E, como já é de costume, tivemos as tradicionais surpresas. O Figueirense, jogando no Orlando Scarpelli, venceu o Cruzeiro também pelo placar mínimo, e já somou os três primeiros pontos na tabela. E, quem diria, o Atlético-GO foi até o Couto Pereira e bateu o Coritiba, iniciando ótimamente bem o Brasileirão. Além deles, o América-MG venceu o Bahia por 2 a 1 na Arena do Jacaré. Vitória importante do coelho. O único empate desta rodada de estreia do campeonato foi no jogo entre Santos e Internacional, na Vila Belmiro. Empate ruim para o colorado, que enfrentou um peixe todo de reservas, foi melhor no jogo, mas não conseguiu a vitória. Nem Muricy apareceu no banco de reservas.

Mas, como todo início de Brasileirão, a competição nacional só começar de verdade quando a Libertadores e a Copa do Brasil tiveram suas fases finalizadas. E estas competições teram sua continuação neste meio de semana. Vamos começar com a competição sul-americana. O Santos começa amanhã sua caminhada rumo a final, contra o Cerro Porteño, no Pacaembu. O time paraguaio promete um jogo bastante duro conta o peixe, mas a equipe do técnico Muricy Ramalho deve se sobressair, com a qualidade individual de seus jogadores. Muricy deve repetir a mesma escalação da partida contra o Once Caldas. O único desfalque continua sendo o lateral-direito Jonathan, que ainda se recupera de lesão, além de Paulo Henrique Ganso, que também está machucado. Alan Patrick é uma das opções do treinador, que deve deixá-lo no banco de reservas, inicialmente.

Para finalizar, vamos de Copa do Brasil, que terão realizadas as partidas de volta das semifinais. Em Curitiba, o Coxa recebe o Ceará. Como a primeira partida foi 0 a 0, quem vencer garante a vaga para a grande final. Porém, jogando em casa, o alviverde deve superar o adversário, já que vem embalado e com um ótimo entrosamento da equipe. O Coxa só deve cuidar com as supresas, como aquela que já ocorreu com o time na primeira rodada do Brasileirão. No outro duelo, o Avaí encara o Vasco, na Ressacada. Com o placar de 1 a 1 no jogo de ida, o leão da ilha conta com a vantagem de jogar pelo empate sem gols para carimbar seu passaporte rumo a decisão. Muito forte dentro de Florianópolis, o Avaí, porém, deve buscar a vitória. Mas a coisa não vai ser tão fácil. Mesmo que não tenha conseguido fazer o resultado dentro de casa, o Vasco tem um história de jogar muito bem fora de casa nesta Copa do Brasil, até melhor do que dentro de São Januário. Os vascaínos se agarram nesta possibilidade. Então, podemos esperar uma partida bastante equilibrada nesta quarta-feira, que promete muita emoção para santistas, cearenses, coxas-brancas, avaianos e vascaínos.

4 comentários:

  1. Xará, sobre o brasileirão é bom destacar as boas vitórias de Atlético -MG, Corinthians e o Atlético -GO que conseguiram boas vitórias.As outras equipes venceram bem, mas diante de times reservas aí fica difícil tirar conclusões.Sobre a Copa do Brasil, acho que Avaí (desculpa ae kkk) e o Coritiba deve avançar.Vamos ver, são só palpites rs rs.

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  2. Vote no meu blog, Qual é que foi o melhor jogador do Braga esta época?

    Abraços

    link do blog:http://magic0braga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,
    começamos bem, mesmo as achamadas zebras serviu para afirmar que esse ano teremos o melhor campeonato da era dos pontos corridos.

    N CB acredito em uma final entre Coritiba e Avai. O Santos chega a final, se vai vencer é outro papo.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boas...

    Belo começo para o Flamengo, São Paulo e Corinthians, os quais entraram com o pé direito nesta maratona que é o Brasileirão.
    Mas foi apenas o começo...
    Aposto numa boa temporada do FLA com Thiago e Ronaldinho...

    Abraço

    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!