terça-feira, 21 de junho de 2011

Fatores e emoções

Nesta quarta-feira o Santos entrará em campo em busca de seu principal objetivo no ano: o tão cobiçado título da Taça Libertadores da América. Depois do bicampeonato, conquistado ainda na geração Pelé, agora o peixe tenta o tri com a equipe comandada por Neymar. E, como vimos no primeiro jogo contra o Peñarol, se o alvinegro praiano jogar o que sabe, leva a taça para a Vila Belmiro, porque tem muito mais time pra isso. Mas, para isso, o peixe deve usufruir de alguns fatores favoráveis a ele, e também saber incorporar o "espírito da coisa".

O Santos tem a seu favor alguns fatores: o fato de jogar em casa, com o apoio da torcida. A diretoria santista decidiu (corretamente) continuar disputando as partidas decisivas no estádio do Pacaembu, na capital paulista, assim podendo atrair um maior público, já que a capacidade do Paulo Machado de Carvalho é maior do que a da Vila Belmiro. E ainda o peixe está invicto dentro do Pacaembu nesta Libertadores, fator que também ajuda. Mesmo a partida sendo fora de Santos, a torcida do alvinegro praiano com certeza fará um belo espetáculo, empurrando os meninos santistas pra cima do Peñarol.

Outro ponto que pesa a favor do Santos é de ter praticamente sua força máxima para jogar a partida mais decisiva da temporada. Praticamente porque o peixe vai ter somente um desfalque dentro de campo: o lateral-direito Jonathan continua machucado, mas deve ser bem substituído por Danilo, que está fazendo uma bela Libertadores. E as voltas de duas peças importantíssimas ajudarão e muito a equipe de Muricy Ramalho. Primeiramente, o zagueiro-capitão Edu Dracena retorna ao time, após cumprir suspensão automática no primeiro jogo da final. A presença dele em campo dará mais consistência a defesa santista, que não foi tão bem na partida no Uruguai, principalmente no primeiro tempo. E, principalmente, a volta de Paulo Henrique Ganso ao time dá uma esperança a mais a torcida, que verá seu camisa 10 novamente nos gramados depois de um longo tempo afastado por conta de lesão. Muricy ainda não confirma, mas é provável que Ganso comece jogando a segunda partida da grande final. Com certeza o meia é um grande "reforço" para o peixe, que precisará contar com a inspiração e o bom futebol não só dele, mas de toda a equipe, para superar o perigoso time do Peñarol.

Aliás, falando nos uruguaios, eles não mostraram muita coisa no primeiro jogo. Depois de deixarem adversários até antes favoritos pra trás, o Peñarol não mostrou um bom futebol no estádio Centenário, em Montevideu. Uma defesa fraca, com um ataque que só chegou por conta de alguns deslizes da defesa santista. Por isso é que a expectativa é de que o Santos vença o jogo e conquiste o tricampeonato da Libertadores da América. Como vimos, vários fatores conspiram a favor do peixe. Mas que isso não sirva para que os jogadores alvinegros se sintam relaxados: qualquer partida de Libertadores é muito dura, e os uruguaios, guerreiros e (muito) catimbeiros, prometem dificultar as coisas, mesmo com o Santos sendo bastante superior tecnicamente. Mas, para isso, o peixe deve incorporar o espírito da competição sul-americana. Garra e habilidade, vontade e malícia, explosão e tranquilidade. Estes são fatores predominantes para todo time que deseja ser campeão da Libertadores. Então, cabe aos Meninos da Vila controlarem todas estas emoções, totalmente distintas, mas que fazem chegar a um único objetivo: a conquista da Taça Libertadores da América 2011. Pra cima deles, Santos.

8 comentários:

  1. Jogando 'em casa' e com apoio da torcida, como você citou, o Santos vai em busca do principal objetivo no ano. Estou apostando muito... Mas é bom ficar atento, essa Libertadores já provou que tem zebra

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir
  2. Xará, é uma grande e belíssima final, muita gente diz que é mais histórica do que emocionante, mas não concordo acho que vai ser uma grande final, como de praxe...

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  3. Gabriel,
    em futebol não existe verdades absolutas(acho que em qualquer coisa, rsrss), na teoria o peixe é grande favorito, mas o Peñarol não chegou na final atoa, acrdito no título do peixe, talvez até em um jogo fácil, mas vou esperar para ver.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Axo dificil o Penarol segurar um bom futebol, isso é histórico, é só lembrar de 62 (Santos), e 83 (Grêmio)!
    Abraços
    maniadegremista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Será uma final de arrepiar!

    O Santos joga a seu farvor, mas é como você falou Gabriel, o peixe deve ter "Garra e habilidade, vontade e malícia, explosão e tranquilidade".

    Para se ganhar um torneio tão importante como a Libertadores, depende de um conjunto, desde o roupeiro até os jogadores. Claro que uma peça alí, outra aquí, faz uma grande diferença.

    Mas afinal, o Santos chegou no obstáculo mais difícil, agora é só ganhar.

    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O Santos é mais técnico e deve vencer hoje, conquistando seu terceiro título da Libertadores, o que seria de mais para esses meninos da Vila.

    ResponderExcluir
  7. Boas...

    Defrontando uma equipa nada fácil, o Santos tem tudo a seu favor para sair com o titulo da Libertadores 2011.


    Abraço

    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aceita parceria? meu blog é http://blog-olhonolance.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!