quinta-feira, 30 de junho de 2011

O melhor da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro

Neste meio de semana tivemos a realização da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vamos começar falando dos jogos da quarta-feira. No Estádio Olímpico, o Grêmio arrancou um empate sofrido contra o Avaí. Mesmo jogando em casa, o tricolor gaúcho suou muito para conquistar esse pontinho. Num jogo marcado por muitos erros de arbitragem, o time visitante abriu o placar na primeira etapa, com gol de cabeça de Gustavo Bastos. No segundo tempo, Róbson aumentou a fatura catarinense. Porém, com um pênalti bastante duvidoso, o Grêmio diminuiu. E, no último lance de jogo, o zagueiro Rafael Marques deixou tudo igual. Mesmo assim, o empate acabou sendo ruim para ambos, que continuam mal na tabela. O resultado culminou na saída do técnico Renato Gaúcho do comando da equipe gremista, para protesto de grande parte da torcida, que está na bronca com a diretoria e principalmente com o presidente do clube, Paulo Odone. Renato, depois de quase um ano a frente da equipe, sai num momento conturbado da equipe. Sem boas peças em alguns setores do campo, o Grêmio ainda necessita de reforços, principalmente no setor ofensivo, para poder melhorar no Brasileirão. Alguns nomes já estão sendo estudados pela diretoria para o comando gremista, e os mais cotados são Cuca, demitido do Cruzeiro, e Diego Aguirre, vice-campeão da libertadores com o Peñarol.

Em Sete Lagoas, o Flamengo conseguiu mais uma vitória, num jogo muito disputado contra o América-MG. E, pelo segundo jogo seguido, Ronaldinho Gaúcho voltou a ser destaque. Ele marcou dois dos três gols do triunfo rubro-negro por 3 a 2. Um deles, numa linda cobrança de falta. Deivid novamente saiu do banco para também deixar sua marca. O Coelho, que marcou com Anderson e Alessandro, acabou prejudicado por expulsão na segunda etapa, que levou a virada flamenguista. O Flamengo, aliás, depois de duas vitórias, dá um grande salto na tabela, e já chega muito perto do G-4, além de ser o único time invicto neste Brasileirão depois de sete rodadas, juntamente com o líder Corinthians. O América-MG segue na zona da degola. No Rio de Janeiro, mais precisamente em São Januário, o Cruzeiro venceu muito bem o Vasco. Depois de um primeiro tempo onde o time da casa foi mais efetivo no campo de ataque, na segunda etapa o panorama não mudou. Mas, como no futebol bola na rede é o que vale, a raposa fez o primeiro com Leandro Guerreiro. Sem poder de fogo na frente, o cruzmaltino foi pra cima e deu muitos espaços para o Cruzeiro finalizar o placar. Já no final de partida, Montillo, num lindo gol, e Roger, de pênalti, definiram o segundo triunfo do time de Joel Santana do Brasileiro. O time celeste já aparece em décimo lugar, e, com o elenco que tem, deve brigar pelas primeiras posições tranquilamente. Já o Vasco continua perto dos líderes, mas vem vacilando demais dentro de casa. O time deve deixar de lado o título da Copa do Brasil e jogar pra valer o Campeonato Brasileiro, senão não vai passar de um mero figurante.

No Orlando Scarpelli, o Figueirense se recuperou da goleada sofrida na última rodada e continua sendo a grande surpresa deste início de Brasileirão. O time comandado pelo técnico Jorginho venceu o Santos por 2 a 1, com dois gols do atacante Aloísio, que aliás foi o artilheiro do último Campeonato Catarinense. Melhor durante toda a partida, o figueira aparece na quarta colocação, prometendo incomodar os grandes na parte de cima da tabela. O peixe, que ainda se sente na ressaca da Libertadores, e com muitos desfalques, continua tentando se virar sem suas principais peças, e se mantém na parte debaixo da classificação. Em Pituaçu, o Corinthians venceu mais uma e, de quebra, roubou a liderança do rival São Paulo. Jogando contra o Bahia, o timão marcou seu único gol ainda na primeira etapa, com gol de pênalti do zagueiro Chicão. O alvinegro não se assustou com a força da massa tricolor e foi melhor no primeiro tempo, diante de um Bahia muito deficitário no ataque. Mas, na segunda etapa, o time baiano apertou, impôs pressão, mas encontrou pela frente uma muralha chamada Júlio César. O arqueiro do Corinthians fe belíssimas defesas, fechou o gol e garantiu a vitória e a liderança do Campeonato Brasileiro para a equipe do Parque São Jorge. O timão, aliás, já soma cinco vitórias na competição, e continua invicto. Com peças de reposição em todas as posições (coisa que conta muito num torneio longo com o Brasileirão), o alvinegro vai brigar pela taça. Já o Bahia, desfalcado, ainda não venceu dentro de casa, e conseguiu duas vitórias fora de seus domínios, coisa até um pouco anormal para os "padrões" do tricolor baiano.

No Morumbi, o Botafogo mostrou uma excelente aplicação tática, não tomou conhecimento até então líder São Paulo e já está no G-4. O fogão, melhor em toda a partida, dominou o tricolor paulista, que parecia não ter reação, e conquistou seu terceiro triunfo consecutivo com Caio Júnior no comando. Já na primeira etapa a equipe carioca já mostrava que estava melhor e abriu o placar com Elkesson, em mais uma falha de Rogério Ceni, que parece que vem mostrando uma certa "displincência". Mesmo vendo seu time sendo dominado, Carpegianni não mudou a equipe no intervalo, e acabou pagando caro. Herrera, de pênalti, aumentou para o alvinegro. Só depois disso o técnico tricolor promoveu mudanças no time, mas sem resultado. O alvinegro somente administrou muito bem o resultado ja construído, não sofreu pressão e ainda teve chances de aumentar o marcador. Grande vitória do Botafogo, que, com as peças que trouxe e ainda está trazendo, irá incomodar na parte de cima da tabela. Mesmo com uma equipe jovem, o fogão vem mostrando frieza para fazer os resultados, chegando na zona da Libertadores. Já o São Paulo, mesmo com Rivaldo e Marlos no meio-de-campo, ainda é deficiente, sentindo muito a falta de Lucas, e tem dificuldades. Na quinta-feira tivemos o complemento da rodada, com mais quatro jogos. No Couto Pereira, o Coritiba conseguiu se recuperar. Obteve sua segunda vitória neste Brasileirão. O triunfo veio contra o Ceará. Everton Costa, Leonardo e Légo Gago marcaram os gols do Coxa, que teve um jogo até que relatiamente tranquilo, diante de um Ceará que agora tem sua boa sequência de vitórias freada. O Coritiba se recupera na tabela, enquanto os cearenses se aproximam da zona da degola.

Na Canindé, o Palmeiras venceu mais uma e permanece na terceira colocação. Na estreia do atacante Maikon Leite pelo verdão, ele mesmo marcou um dos gols do triunfo palmeirense por 2 a 0. Felipão mudou um pouco o estilo de jogo da equipe, que ficou mais rápida e envolvente. E, ainda na primeira etapa, o alviverde definiu a vitória. Maikon Leite e Marcos Assunção, num intervalo de apenas seis minutos, fizeram os dois gols do triunfo. O Atlético-GO, sem qualidade, não conseguiu assustar o verdão. Vitória importante para o Palmeiras, que continua brigando pela ponta da tabela. No Engenhão, o Fluminense de Abel Braga conseguiu mais uma vitória, e vem subindo na tabela. Na despedida de Conca (que irá para o futebol chinês), o tricolor começou a construir o triunfo contra o Atlético-PR no finalzinho da primeira etapa. Aos 40 e aos 42 minutos, Mariano e Ciro, respectivamente, marcaram os dois primeiros gols. No segundo tempo, novamente Ciro, que fazia sua estreia com a camisa do Flu, marcou o terceiro. Ainda deu tempo para Edgar diminuir para o time paranaense, fechando o placar. O tricolor agora é o sétimo colocado, enquanto o furacão segura a lanterna do Brasileirão. Pra fechar o resumão da rodada, na Arena do Jacaré, o Internacional sapecou o Atlético-MG. Um 4 a 0 avassalador do colorado, que mantém sua reação dentro do campeonato, já aparecendo na oitava colocação. Depois de uma primeira etapa equilibrada, com um leve predomínio do galo, o Inter atropelou na etapa final. Leandro Damião abriu o placar aos 9 minutos. No lance seguinte, Zé Roberto fez o segundo. A torcida do galo já estava impaciente, quando D'Alessandro fez o terceiro, e Oscar o quarto. Grande vitória colorada. O Atlético-MG já vê seu treinador, Dorival Júnior, balançar no cargo, depois de mais um mau resultado.

2 comentários:

  1. Renato foi integro o suficiente paranão manchar suahistória no Grêmio. O Vasco, bem....o Vasco aindanão podemos diagnosticar oque será dele neste campeonato. Ja o SP parece estar sofrendo da Lucasdependência. O melhor da rodada certamente foi a quantidade de gols.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. O Palmeiras jogou bem. Vi que o gol era só questão de tempo. O 2x0 foi pouco, mas o importante são os três pontos, como sempre destacamos. O Maikon Leite jogou muito bem. Há muitos jogadores que estream bem e depois não vingam. No ML eu aposto, porque mesmo na reserva do Santos, quando entrava, marcava gols, e não eram poucos não! Chegou o nosso matador!

    Abraço
    Comenta lá:

    TEXTOS
    http://goo.gl/irW9f (ARG X BOL)
    http://goo.gl/c3hfg (COL X CRI)

    FOTOS
    http://goo.gl/IGSud (ARG X BOL + CERIMONIA DE ABERTURA)
    http://goo.gl/3Tzkg (COL X CRI)

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!