quinta-feira, 28 de julho de 2011

Análise da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nesta quarta e quinta-feira tivemos a realização de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. E os sete jogos que foram realizados na quarta-feira foram de muitas emoções e principalmente de muitos gols, coisa a se destacar num Brasileirão tão parelho e com uma baixa média de bolas na rede como este de 2011. Na quinta, mais duas partidas finalizaram a rodada.

A 12ª rodada foi aberta com quatro partidas. E tivemos dois Atléticos vencendo e se recuperando na tabela de classificação. O Mineiro, jogando em Ipatinga, contou com a estreia do atacante André (ex-Santos) para vencer o Fluminense e voltar a vencer neste Brasileirão. Num jogo bastante truncado e com poucas chances, coube a André marcar o único gol da partida. O galo consegue voltar a triunfar depois de duas derrotas consecutivas, fica com 14 pontos e dá uma respirada, aliviando também a pressão em cima do técnico Dorival Júnior. Já o Fluminense estaciona nos 15, e ambos permanecem no meio da tabela. O time carioca ainda tenta engrenar e conseguir uma boa sequência de jogos no comando de Abel Braga. Os reforços vieram, o elenco tem qualidade, mas falta demostrar isso dentro de campo. O outro Atlético, o Goianiense, também venceu dentro de casa e deixou da zona de rebaixamento. Com dois gols do veteranos atacante Felipe, o dragão bateu o Cruzeiro no Serra Dourada e chegou aos 12 pontos, ocupando a 15ª colocação. Os donos da casa souberam dominar o adversário na primeira etapa, seguraram a pressão no segundo tempo e conseguiram a vitória. O Cruzeiro, por sua vez, depois de derrotar o líder Corinthians no Pacaembu, sofre uma derrota que não era esperada, só provando a tese de que, neste Campeonato Brasileiro, jogo fácil não existe. A raposa ainda luta para se aproximar dos primeiros colocados, mas deixou de somar alguns pontos importantes.

No Engenhão, o Botafogo voltou a vencer depois de quatro partidas. Mesmo não jogando bem, o fogão bateu o Avaí por 2 a 1 e se mantém no pelotão de frente da tabela. Depois de sair atrás do marcador nos primeiros minutos de jogo, o time da estrela solitária conseguiu reagir e, ainda na primeira etapa, virou o placar. Maicossuel e Herrera marcaram os gols do triunfo, que alivia a pressão em cima da equipe e principalmente do treinador Caio Júnior, que até já estava especulado para deixar o comando do alvinegro. O Avaí, com a derrota, permanece na penúltima colocação, numa situação bastante complicada. O leão da ilha precisa urgentemente de reforços, pois possui um plantel fraco. No Olímpico, o Grêmio não soube se aproveitar da má fase do América-MG e apenas empatou. O argentino Miralles marcou seu primeiro gol com a camisa gremista e conseguiu igualar o placar depois do time mineiro sair na frente. Porém, o próprio atacante acabou sendo expulso, complicando a vida da equipe gaúcha, que naquela altura buscava a virada. Com o empate, o tricolor mantém sua má fase, permanencendo na parte debaixo da tabela, em 14º lugar. Um dos fatores que vem prejudicando o Grêmio neste Brasileirão são as partidas dentro de casa. Antes um grande triunfo, o Olímpico só presenciou até aqui duas vitória do time em seis jogos em casa. Muito pouco. Já o América-MG segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação.

Mais tarde, mais três partidas finalizaram a quarta-feira do Brasileirão. No Orlando Scarpelli, o Palmeiras conseguiu sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro e fez o Figueirense continuar caindo na tabela. Felipão promoveu algumas mudanças no ataque da equipe alviverde, que acertou duas bolas na trave durante o jogo e até marcou um gol, mas este foi anulado. O Figueira até criava jogadas, mas não chegava a assustar o gol de Deola. O gol só poderia vir de uma bola parada, com Marcos Assunção, onde o goleiro Wilson espalmou, a bola tocou em Maurício Ramos e entrou. Vitória que deixou o verdão na quarta colocação. Já o Figueirense, depois de iniciar muito bem o Brasileirão, agora despencando na tabela. No Couta Pereira, o São Paulo venceu o Coritiba e manteve a segunda colocação, seguindo na caçada ao Corinthians. No primeiro tempo, o tricolor soube aproveitar as chances que criou abriu 3 a 0, com gols de Carlinhos Paraíba, Juan e Dagoberto. Na segunda etapa, Lucas deixou sua marca com um golaço por cobertura. Mas os paulistas relaxaram e permitiram a reação do coxa, que marcou com Rafinha e Bill (duas vezes), diminuindo a vantagem são-paulina para apenas um gol, mas não conseguiu igualar o marcador. Mesmo no sufoco, o São Paulo consegue uma importante vitória fora de casa. Mostrando um futebol rápido e envolvente na frente, o tricolor de Adílson Batista (que consegue sua primeira vitória a frente da equipe) se recupera depois de empatar dentro de casa. Já o Coritiba continua bastante irregular dentro da competição, e segue no meio da tabela.

E, para fechar os jogos da quarta, deixamos o jogo mais impressionante não só desta rodada do Brasileirão, mas de todo o campeonato e também do ano no Brasil. Santos e Flamengo protagonizaram uma partida épica na Vila Belmiro, que com certeza entrará para a história do futebol nacional. Todos já esperavam uma partida muito boa, mas ninguém achava que seria como realmente foi. As estrelas das duas equipes foram também os grandes destaques do jogo. Porém, no começo de partida, parecia que só o Santos havia entrado em campo. Logo de cara, a equipe de casa abriu 3 a 0, com dois gols de Borges e um golaço de Neymar, que costurou toda a defesa rubro-negra. No entanto, rapidamente, o time carioca reagiu, se aproveitando da grande fragilidade encontrada na defesa santista. Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves diminuíram o marcador para 3 a 2. Mas não era só a defesa do peixe que estava falha. A zaga flamenguista também estava numa noite muito ruim. Tanto é que cometeu penalidade máxima em cima de Neymar. Elano foi para a cobrança mas, tentando enganar o goleiro Felipe numa cavadinha, acabou por "recuar" a bola para o arqueiro, que ainda tirou uma onda com embaixadinhas. Para piorar as coisas para o Santos, no lance seguinte, Deivid (que havia perdido um gol incrível a poucos instantes) fez de cabeça e igualou o placar. Tudo isso somente no primeiro tempo.

A emoção e a disputa pela vitória não ficou restrita apenas ao primeiro tempo. A segunda etapa ainda reservaria mais. Logo no começo, Neymar recebeu passe dentro da área, ganhou a disputa com David Braz e marcou o quarto do peixe. Mas, errando muitos passes no meio-de-campo, o Santos não conseguiu segurar o resultado e acabou sofrendo a virada. E o responsável foi o craque do outro lado. Ronaldinho Gaúcho, primeiramente cobrando uma falta digna de um camisa 10, enganou a defesa santista e o goleiro Rafael e empatou o jogo novamente. E, mais tarde, numa recuperação de bola no meio, Thiago Neves rolou para Ronaldinho, sozinho, entrar na área e tocar com categoria, marcando o 5 a 4 no placar para o rubro-negro carioca, que soube segurar as investidas dos donos da casa e assegurou mais uma vitória no Brasileirão, que mantém a equipe na terceira colocação. Já o Santos ainda tenta se encontrar no campeonato, agora com a equipe completa. O que se foi visto no jogo da Vila Belmiro foram dois ataques bastante criativos, e que, além de contar com os atacantes e com os meias, contava também com os volantes que participavam ativamente das jogadas ofensivas, além da insesante busca pelo gol e dos talentos individuais. Estes três fatores valem para os dois times. Porém, a fragilidade defensiva também de ambos proporcionou um jogo bem aberto e, consequentemente, de muitos gols. Não é todo dia que podemos ver uma partida como esta. Mas a esperança é de que tenhamos jogos parecidos com este no Brasileirão, para dar um glamour a mais a essa tão disputada, emocionante e imprevisível competição.

Na quinta-feira, tivemos mais duas partidas que encerraram esta 12ª rodada do Brasileirão. Em São Januário, o Vasco sofreu bastante para empatar com o Bahia. O time da casa, que entrou em campo com uma formação mais ofensiva, encontrou muitas dificuldades desde o princípio de jogo. Tanto é que, em um contra-ataque logo aos quatro minutos, levou o gol. Reinaldo completou a jogada baiana, que começou do lado esquerdo e ainda passou por Souza. A partir daí, o Vasco foi com tudo pra cima dos visitantes, que contaram com um inspirado Marcelo Lomba para segurar a vitória parcial. Na segunda etapa, o ritmo vascaíno diminuiu um pouco, mas a busca pelo gol de empate continuou. Ricardo Gomes mexeu na equipe tentando um algo a mais para igualar o marcador. E, em duas das suas investidas, lançou Élton na vaga de Alecssandro e Bernardo no lugar de Diego Souza. E foram os próprios suplentes cruzmaltinos que acabaram por empatar o duelo aos 49 minutos. Depois de bola alçada na área por Juninho Pernambucano e da confusão dentro da área, Bernardo escorou de cabeça e Élton completou para o gol, tirando o time da Colina do sufoco e marcando depois de muita pressão por parte dos donos da casa. Mas, mesmo assim, o empate foi ruim para o Vasco, que agora ocupa a quinta colocação, e vê os principais rivais da parte de cima da tabela se distanciarem um pouco. Já o Bahia está na 16ª colocação, ainda beirando a zona da degola.

Pra fechar este longo post, o Ceará saiu atrás, mas conseguiu reverter o placar e venceu o Atlético-PR no estádio Presidente Vargas. No primeiro tempo, o furacão, mesmo jogando fora de seus domínios, conseguiu ser mais eficiente que seu adversário e saiu na frente, com gol de Madson. Os cearenses pressionaram, mas não obteram o empate. Na volta para a segunda etapa, o técnio Vágner Mancini promoveu mudanças no Ceará, que passou a frequentar ainda mais o campo de ataque do furacão, que apostava nos contra-ataques e nos seus velozes homens de frente para matar o jogo. Só que o time da casa encontrou forças para virar o marcador. E os dois gols vieram já no final de partida, e com um jogador que veio do banco de reservas: Marcelo Nicácio entrou na vaga de Washington e marcou aos 38 e aos 46 minutos, dando a vitória ao vozão, que com o resultado ocupa a nona colocação. Já o Atlético-PR permanece na lanterna do Brasileirão, com apenas cinco pontos ganhos.

4 comentários:

  1. Gabriel,

    Épico, sensacional, espetácular.....

    De o adjetivo que quiser, e mesmo assim não vai conseguir definir por completo oque foi esse Santos 4 x 5 Flamengo.

    Dois meio campo forte, habilidoso. Dois ataques muito bons(mesmo com a irregularidade de Deivid), uma zaga irregular e outra horrorosa, dois micos incríveis, Helano errando mais um penalt e Deivid perdendo um gol debaixo da trave, dois gênios: Neymar, chato, arrogante, atrevido, boca dura, as vezes maldoso e insuportavelmente inmarcável. Ronaldinho Gáucho, clássico, habilidoso, experiente, decisivo e insuportavelmente malandro. Com tudo isso, como não ter um jogo inolvidável.

    O melhor jogo do ano até agora, uma virada histórica, épica. Hoje deu gosto de ser brasileiro, e no meu caso, orgulho de ser rubro negro. Mas todos que gostam de futebol com certeza voltou a ter um pouquinho mais de fé no nosso futebol.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa análise Gabriel, como sempre perfeita.

    Pra mim essa foi uma das melhores rodadas que o Brasileirão já teve, não só pela quantidade de gols, mas pelo nível técnico.

    As atenções foram voltadas para o jogo da Vila, onde se encontraram pela primeira vez, frente a frente, Neymar e Ronaldinho. E claro, os dois não decepcionaram.

    Como retratou nosso colega de trabalho, o Cleber, não existe palavra para distinguir esse jogão de bola que foi entre Santos e Flamengo. Um jogo em que a habilidade cantou mais alta, e as faltas se esconderam. Um jogo em que os astros fizeram a sua parte. Em fim, não podia ser melhor.

    É nesses momentos em que me orgulho de ser brasileiro, me orgulho de ser apaixonado pelo futebol, principalmente pelo futebol arte. Sou Vascaino, mas nesse momento a paixão pelo futebol é inigualável.

    O futebol exibido na noite desta quarta-feira (27/07/2011), pela equipe do Santos e pela do Flamengo, foram realmente para entrar na história do futebol brasileiro.

    Espetacular!

    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Jogos fantástico e sem defeitos, com certeza vai ser lembrado por muitos anos.

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, realmente uma bela rodada (no número de gols, pois o Grêmio decepcionou denovo).
    Que jogo incrível esse Flamengo e Santos, e tive o previlégio de assistir essa partida. Esse é futebol brasileiro, ofensivo. E com pontaria...

    Abraço


    http://www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!