domingo, 31 de julho de 2011

O fechamento da 13ª rodada que animou o Brasileirão

Depois de três partidas no sábado, mais sete jogos fecharam a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. E esta rodada de domingo deu uma emoção a mais e animou de vez o Brasileirão, que já estava disputado e interessante, e agora ganha aperitivos a mais.

E parte disso se deve a vitória do Avaí em cima do líder Corinthians, que foi até a Ressacada e acabou derrotado. A partida começou tipicamete como as duas equipes se apresentavam na tabela de classificação: com o domínio quase total do Corinthians no campo de ataque, diante de um Avaí muito desorganizado. E o gol saiu aos 30 minutos, com Emerson. Porém, o time da casa ressurgiu das cinzas na segunda etapa. Logo no início, William empatou o jogo para o leão, que, na base da vontade e empurrado pela torcida, virou com Rafael Coelho, aproveitando contra-ataque. O timão tentou ir pra cima, mas encontrou um Avaí bem mais organizado do que no primeiro tempo, e acabou tomando o terceiro gol, novamente com Rafael Coelho. No fim, Jorge Henrique ainda diminuiu o marcador, mas não deu tempo para o timão correr atrás do empate. Resultado que ainda deixa o Corinthians líder, só que agora com apenas um ponto a frente do vice-líder Flamengo, e vê os adversário da frente chegarem mais perto. O Avaí ganha uma sobrevida na competição, chega a 10 pontos e a 18ª colocação, ainda na zona de rebaixamento, mas agora com um gás a mais. A vitória do leão também deixa o Brasileirão com um tempero a mais na briga pela ponta da tabela.

Quem soube aproveitar o tropeço do ainda líder Corinthians foi o Vasco, que foi até o Morumbi e venceu o São Paulo, derrotando um adversário direto e ainda chegando mais perto do timão. Porém, a primeira etapa não foi nada fácil para o time carioca, que viu os donos da casa partirem pra cima, controlarem a posse de bola e criarem as melhores oportunidades de gol. Dagoberto e Piris chegaram perto de marcar. O cruzmaltino se livrava da bola e não conseguia armar jogadas, se limitando em marcar o tricolor, que tomou conta do jogo. Mas, no segundo tempo, o Vasco voltou melhor postado dentro de campo, apertou a marcação no meio-de-campo e na defesa e conseguiu ter a bola e criar as jogadas de gol. O predomínio ainda era são-paulino, mas os visitantes se aproveitaram dos contra-ataques para vencerem a partida. O primeiro deles, Diego Souza deu belo passe para Eder Luis encher o pé e abrir o placar. Depois do gol, Adílson Batista mexeu na equipe, mas o São Paulo parou de criar, esbarrando nos próprios erros e na fortíssima marcação dos vascaínos, que souberam cozinhar muito bem o jogo e mataram a fatura novamente em um contra-ataque. Depois da boa trama no ataque, Felipe completou e deu números finais a partida, que deixa o Vasco a quarto pontos do timão. Já o São Paulo cai para o terceiro lugar, não conseguindo ser regular dentro de casa.

No Engenhão, o Fluminense, depois de uma primeira etapa ruim, conseguiu se recuperar no segundo tempo e goleou o Ceará. Depois de ver o vovô dominar o inicio de jogo, com maior posse de bola e algumas chegadas a frente, o Flu, mesmo jogando mal, marcou aos 35 minutos. Depois de levamentamento na área, Fred se antecipou e marcou de cabeça o primeiro do tricolor e seu primeiro gol no Brasileirão. Ainda no primeiro tempo, Heleno foi expulso e deixou os cearenses com 10. Coisa que só facilitou a vida dos donos da casa na segunda etapa, que se aproveitaram da vantagem numérica dentro de campo para golear o adversário. Logo no início, Carlinhos fez bela jogada do lado esquerdo e cruzou para Souza completar para o gol. Vágner Mancini mexeu na equipe, temendo uma goleada, que realmente se concretizou. Aos 18 minutos, Rafael Sóbis tabelou com Fred, marcou o terceiro e seu primeiro gol com a camisa do Flu. Apesar de uma bola na trave de Osvaldo, o tricolor carioca era soberano na partida, e ainda aumentou o placar com gol de Rafael Moura. O Flu ainda tentou fazer o quinto, mas o resultado já estava de ótima tamanho. O Fluminense agora é o oitavo colocado, com 18 pontos, mesmo número do Ceará, que é o décimo. O tricolor de Abel Braga deu o ar de sua graça.

No Beira-Rio, o Internacional pressionou bastante, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Atlético-GO e ficou no empate. Desde a primeira etapa, o colorado já era melhor na partida, tendo mais posse de bola, mas não criando muitas chances, devido a boa marcação dos goaianos, que também não aproveitavam os contra-golpes. No segundo tempo, o panorama não mudou muito. O Inter continuou em cima dos visitantes, que seguravam bem as investidas dos donos da casa com um forte esquema de marcação, que deixavam os gaúchos restritos aos toques de bola na tentativa de chegar a frente. Assim, o jogo não poderia se encaminhar para outro resultado a não ser um 0 a 0. Com o empate, o Internacional segue com sua instabilidade no Brasileirão, e deixa o pelotão de frente escapar. Já o dragão segue sua saga para se afastar do Z-4. Na Arena do Jacaré, o Coritiba venceu bem o América-MG, conquistou sua primeira vitória longe de casa e afundou ainda mais o clube mineiro, que agora ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro. Sendo superior dentro de campo em quase toda a partida, o coxa não bobeou e logo abriu 2 a 0, com gols de Marcos Aurélio e Bill. Na segunda etapa, o Coelho até diminuiu com Kempes, mas Marcos Aurélio fez mais um e definiu a vitória, que deixou os paranaenses com 17 pontos, na 11ª colocação. O América-MG cai para a última colocação.

Na Arena da Baixada, o Atlético-PR venceu o Santos e, depois de muito tempo, deixou a lanterna do Brasileirão. Diante de um gramado bastante encharcado, o furacão se impôs no começo de partida e abriu o placar com um golaço de Cleber Santana. Em seguida, Manoel ampliou, num início arrasador. Depois dos dois gol, porém, o time a casa se retraiu e chamou o time santista, que diminuiu ainda na primeira etapa, com um belo gol de Neymar. No segundo tempo, o panorama continuou com o peixe atacando em busca do empate, e o Atlético-PR esperando os contra-ataques. E o Santos conseguiu o empate, com Borges. Os visitantes permaneceram no campo de ataque, com uma postura mais ofensiva que o adversário. Só que foi o furacão, que, empurrado pela sua torcida, fez o gol da vitória aos 46 minutos, com Marcinho. Gol que tirou o time paranaense da última colocação. Já o peixe permanece no Z-4, ainda tentando se achar neste Brasileiro. Pra fechar, em Pituaçu, o Bahia venceu sua primeira partida dentro de casa, se afastou da degola e deixou o Figueirense em alerta. Depois de um primeiro tempo bastante truncado, o primeiro gol baiano só foi sair no finalzinho da etapa, com Reinaldo. No segunda tempo, Ávine ampliou. Depois da pressão catarinense, Wellington conseguiu diminuir. Só que Jones decretou o trinfo tricolor, que chega aos 15 pontos. O Figueira tem 16, e já começa a se preocupar com a grande decaída dentro da competição.

10 comentários:

  1. Gabriel, finalmente o Fluminense acordou. Em Santa Catarina quem manda é o Avaí, que Corinthians que nada, hehe... Essa zaga do Santos é uma várzea, haha... Bahia e Furacão a somar pontos, e o América-MG se afundando cada vez mais. Vexame do Inter, que novidade! E vitória de time que quer ser campeão: Vasco.

    Abraço

    |||SANGUE AZUL - IMORTAL TRICOLOR |||
    ------------------------------------
    ---> Ronaldinho encerrou ontem seu sentimento pelo Grêmio
    ---> Adversário, Ronaldinho faz gol, comemora e Fla vence o Grêmio
    ---> Grêmio bate Bahia nos pênaltis e se classifica para as Quartas de Final da Taça BH

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, né, Gabriel. Essa rodada foi bem disputada e bem emocionante. Aliás, eu estou gostando demais desse Brasileirão. Começou um pouco morno, mas mesmo antes da metade já está a mil, com muitos jogos bons, disputados, times desafiando os resultados óbvios. Como você disse mesmo sobre o Avaí. Quem diria que ia tirar essa vitória do Corinthians? Tá bem bacana de acompanhar... E o melhor é que dá uma bagunçada a mais, porque não sei você, mas eu não gosto de competição com líder isolado. Bem mais bacana quando fica tudo embolado! Rs.

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dá pena ver o time do Grêmio atualmente. Ainda mais com vários desfalques. Qto. ao Fla, tudo indica que brigará nas cabeças mesmo.

    O Vasco parece que lutará de verdade pelo penta e o SP precisa decidir o que quer no BR2011.Já o Furacão mostrou que pode escapar. Será penoso, mas ainda há tempo...

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel Campi... Obrigado por sua visita ao Blog da Cruz de Malta e parabéns pelo seu blog, que é de muito boa qualidade. Com certeza essa rodada esquentou a disputa pelo título. O Brasileirão, é um perde ganha sem limites, onde o longo tempo de competição, faz com que as equipes alternem, bons e maus momentos. Creio que ainda teremos muitas surpresas pela frente. Quanto a parceria, já está aceita. Estou colocando seu banner na página de banners do meu blog. Saudações vascaínas e apareça sempre que quiser. Abçs !!

    http://dacruzdemalta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Xará, destaques par as vitórias do Avaí e do Vasco que dão uma embolada na tabela, agora sim o campeonato está bom. O resultado de hoje mostra que o Brasileiro é o campeonato menos óbvio do mundo.

    Abraços

    http://www.conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo.
    Eu fiz o meu tem uma semana. Gostaria que você desse uma passadinha lá, se possível. http://ultimoapito.blogspot.com/

    Vou indicar o seu lá, ok?
    beijos;**

    ResponderExcluir
  7. Com os resultados, quem se deu bem foi o Flamengo que se aproximou do líder Corinthians.

    Abç!
    http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá com a derrota do corinthians a tabela ficou melhor para o Flamengo que agora ficou apenas um ponto do linder

    ResponderExcluir
  9. Boas....


    Bem, deu mesmo zebra no Avai vs Corinthians, sendo que o improvável aconteceu, mas é isto que dá emoção ao melhor desporto do mundo.
    Quanto ao Flamengo segue na perseguição ao lider como grande candidato ao titulo.

    Abraço


    Mattos...paixaodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito do seu blog, é uma pena não poder visitar constantemente, acho muito inteligente a maneira que você consegue trazer a informação e ao mesmo tempo fazer sua análise, sempre honrando o nome, parabéns!

    tenho uma 'oferta' a vc, ter uma coluna semanal, falando das quentinhas dos times de SP e analisando ao mesmo tempo, você tem o perfil ideal, seria para o blog NE, me manda um e-mail pra gente conversar: nogueiracontato@hotmail.com.br

    Abraço!

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!