quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fabuloso e vexame na Sul-Americana, e triunfo praiano no Brasileirão.

Nesta quarta-feira não tivemos uma rodada completa do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a bola rolou pelos gramados do nosso país, envolvendo o Brasileirão e também a Copa Sul-Americana, com duas equipes brasileiras entrando em campo.

Vamos começar falando de Copa Sul-Americana, que teve na noite de ontem duas equipes nacionais jogando as partidas de ida da fase de oitavas-de-final da competição continental. São Paulo e Flamengo atuaram, ambos com seus times titulares, mesmo com o Brasileirão rolando simultaneamente. Um venceu de forma apertada, e o outro proporcionou um verdadeiro vexame para sua torcida.

Vamos falar primeiro do vitorioso, o São Paulo. O time paulista recebeu o Libertad-PAR no Morumbi e, mesmo encontrando muitas dificuldades, conseguiu vencer e obter a vantagem para o jogo de volta. Ainda sem um novo treinador, o tricolor, desde os primeiros minutos de partida, encontrou muitos problemas para penetrar na defesa paraguaia, que visivelmente tinha uma proposta de contra-ataque. O São Paulo tinha mais posse de bola, mas quase não criava chances. Então, na segunda etapa, o interino Milton Cruz promoveu mudanças, que fizeram a equipe ficar mais "aguda" na frente.

Porém, o jogo continuava muito complicado. Então, coube a Luís Fabiano ser o "salvador" do time. Depois de jogada de Dagoberto, o fabuloso recebeu, dominou no peito e soltou uma bomba no gol de Medina, que nada pode fazer. Primeiro gol de Luís no retorno ao país, gol que deu a vitória ao São Paulo, que agora tem a vantagem para o jogo de volta, no próximo dia 26 de outubro, em Assunção. Com muitas dificuldades, o tricolor conseguiu vencer, e agora espera que Luís Fabiano desencante de vez, para ajudar a equipe a chegar longe na Sul-Americana e também no Campeonato Brasileiro.

No Engenhão, o Flamengo enfrentou o Universidad de Chile. E nem o mais pessimista torcedor rubro-negro esperava um desempenho e um resultado como foram vistos. Uma sonora e maiúscula goleada dos chilenos, que proporcionaram um grande vexame para o Fla. O primeiro tempo foi caracterizado pela imensa apatia dos cariocas, que viram os visitantes terem o domínio da bola e do jogo. Os chilenos entravam no campo defensivo flamenguista como bem entendiam, criavam inúmeras jogadas e davam trabalho para o goleiro Felipe. Logo saiu o primeiro gol, com Rojas. Minutos depois, Airton foi justamente expulso, depois de entrada desleal. E, para piorar ainda mais o panorama rubro-negro, o Universidad ainda ampliou o placar, com dois gols de Vargas. E isso tudo somente no primeiro tempo.

Na etapa final, quando se esperava pelo menos alguma reação, o Flamengo permaneceu com a postura da primeira etapa: apático, assustado e sem conseguir criar jogadas, e ainda via o adversário continuar pressionando em busca de mais gols. Lorenzetti ainda marcou o quarto do Universidad, que ainda desperdiçou uma penalidade máxima, defendida por Felipe, teve um jogador expulso e mais um pênalti não marcado. O vexame rubro-negro poderia ter sido ainda maior. Pelo que todos perceberam, parecia que o time havia entrado em campo sem muito interesse, "desprezando" a competição. Fatos estes que podem justificar a grande apatia de todos os jogadores. Vale ressaltar que o Fla jogou com o time titular. Isso preocupa a torcida rubro-negra, que espera que este golpe não afete a equipe para a rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro.

Pra finalizar, vamos falar de Brasileirão. Nesta quarta-feira tivemos a realização de uma partida atrasada da 21ª rodada da competição. Santos e Botafogo jogaram uma partida que poderia levar o time carioca a liderança do campeonato. Porém, o peixe se impôs dentro de casa e, comandados pelos seus dois principais jogadores atualmente (Neymar e Borges) conseguiu a vitória, se afastou da parte debaixo da tabela e ainda ajudou as equipes que estão na briga pelo título. Na primeira etapa, o time da Vila Belmiro passeou em campo. Logo no começo, Neymar fez um golaço, depois de se desvencilhar da marcação e chutar de bico no canto de Jeferson. Mais tarde, Borges girou e finalizou, acertando um lindo chute e fazendo outro belo gol. Perdido dentro de campo, o fogão até melhorou no primeiro tempo, mas não conseguiu assustar muito o gol do goleiro Rafael.

Na segunda etapa, Caio Júnior mexeu na equipe, e o Bota impôs pressão pra cima dos santistas, que tentavam encaixar seus contra-ataques. Porém, apesar do "povoamento" dos botafoguenses no campo de defesa do peixe, as oportunidades não foram muitas agudas, o que fez a partida terminar mesmo no 2 a 0 e com o triunfo do Santos, que agora afasta quase que completamente o risco de rebaixamento. Voltando a mostrar um ótimo futebol, o peixe começa a se preparar para o Mundial de Clubes da Fifa, no final do ano. Já o Botafogo, depois de duas boas vitórias, sofre um revés e perde a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão. O time de General Severiano não conseguiu repetir as atuações das últimas partidas, sendo dominada pelo Santos. Agora, o Botafogo junta os cacos para a próxima rodada do Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!