quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A quarta-feira de Brasileirão e Sul-Americana

Sempre como numa boa quarta-feira, o futebol não poderia faltar dentro dos campos nacionais e internacionais. Ontem, tivemos a realização de duas partidas pelo Campeonato Brasileiro e um jogo envolvendo uma equipe brasileira na fase de oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.

Começamos falando de Campeonato Brasileiro, que nesta quarta teve a realização de uma partida atrasada e um adiantamento de um jogo da rodada do próximo final de semana. Na partida atrasada da 11ª rodada, o Grêmio venceu o Santos no Olímpico, chegou a sua terceira vitória consecutiva já sonha com uma vaga na Libertadores. Atuando bem, os mandantes foram logo pra cima dos visitantes e abriram o placar no comecinho de jogo, com gol do atacante Brandão. Jogando ofensivamente, os gremistas pressionavam o peixe, que, aos poucos, conseguiu igualar as ações e também levar perigo. Na segunda etapa, a partida seguiu lá e cá, com oportunidades de gol para ambos os lados, principalmente do lado gaúcho. No final, os paulistas até tentaram uma pressão, mas não obtiveram o gol de empate. Mais um triunfo do tricolor, que chega agora aos 39 pontos, a cinco do Fluminense, o primeiro time do "G-5". Já o Santos continua estacionado no meio de tabela, e já não aspira muita coisa neste Brasileirão.

E, na partida adiantada da 28ª rodada da competição, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram em Sete Lagoas e proporcionaram um jogão de bola, que acabou empatado e não agradou a nenhuma das equipes. A primeira etapa foi caracterizada por um jogo aberto, franco e equilibrado, mas somente uma equipe conseguiu balançar as redes. E este foi o Cruzeiro, com Keirrisson. O tricolor teve ótima oportunidade de empatar a partida, mas Luís Fabiano parou em Fábio na cobrança de pênalti. Com chances dos dois lados, o jogou seguiu para o intervalo com apenas um tento anotado no marcador. Porém, o segundo tempo não deixou a desejar em emoção e gols. Logo no início de etapa, o time paulista se lançou ao ataque, e o time da casa tentava segurar a pressão. Mas não adiantou. Cicero empatou, e, logo após, Dagoberto virou a partida com um verdadeiro golaço, depois de uma arrancada que começou do meio-de-campo. Mas o jogo estava longe de ser decidido.

Com ambas as equipes precisando muito da vitória, a partida era muito aberta, as chances de gol se acumulavam para as duas partes e, é claro, pintaram mais gols. Charles igualou o placar para a raposa, que, em seguida, levou o terceiro, com Juan, de cabeça. Só que Anselmo Ramon aproveitou bobeada da zaga são-paulina e igualou novamente o placar, fechando o jogo em um 3 a 3 muito bom de se ver, mas que foi ruim para as duas equipes. O Cruzeiro, apesar de não ter chances de entrar na zona de rebaixamento no término desta 28ª rodada, segue na rabeira do Z-4 e já acumula nova jogos sem vencer, apesar de ter jogado bem ontem, mas cometendo muitas falhas defensivas. Já o São Paulo perde a chance de encostar ainda mais nos líderes do campeonato e fica com 47 pontos, e pode ser ultrapassado. Adílson Batista mudou a equipe do meio para frente e, mesmo com os desfalques, conseguiu criar e marcar, mas os erros defensivos prejudicaram o time.

Pra finalizar a quarta-feira de futebol, vamos falar de Copa Sul-Americana, que teve uma equipe brasileira entrando em campo. O líder do Campeonato Brasileiro, Vasco, foi até a cidade de Cochabamba, na Bolívia, e acabou derrotado pelo time da casa, o Aurora. Jogando com o time quase todo de reservas (os únicos titulares foram o goleiro Fernando Prass e o lateral-direito Fágner) e diante de uma altitude de 2.600 metros, o cruzmaltino até saiu na frente, mas não suportou e acabou levando a virada. No primeiro tempo, mesmo com o grande desentrosamento da equipe de suplentes e com a altitude, o Vasco conseguiu criar as melhores chances e abriu o placar com Bernardo, contando com a falha do goleiro Lanz. Na segunda etapa, porém, os bolivianos foram para cima e logo conseguiram o empate, com Villalba.

Os cariocas até tentaram criar chances, mas a altitude e a falta de sintonia da equipe pesaram e a virada foi inevitável. Em duas falhas da defesa, o Vasco sofreu dois gols, o primeiro com Andaveris e o segundo com Reinoso. A derrota agora obrigado o líder do Brasileirão vencer por dois gols de diferença no jogo de volta, em São Januário, no próximo dia 26 de outubro. Mesmo na disputa pelo título brasileiro, os vascaínos ainda almejam a taça da Sul-Americana, e provavelmente entraram no jogo de volta com um time com pelo menos mais titulares do que este. Porém, as atenções agora se voltam totalmente para o Campeonato Brasileiro. A equipe encara o Internacional no domingo, dentro do Beira-Rio. Parada duríssima para os vascaínos.

3 comentários:

  1. Oi Gabriel, beleza?
    Foram três bons jogos. O Grêmio vencendo a sua 3º partida consecutiva e o Cruzeiro arrancado um bom empate com um dos candidatos ao título, o São Paulo. A respeito do Vasco, acredito que o time deve realmente priorizar o Campeonato Brasileiro e jogar a Sul-americana com o time reserva, já que o bônus máximo da competição é uma vaga na Libertadores, coisa que o Vasco já tem, e é líder do principal campeonato nacional.
    Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O São Paulo vacilou legal contra o Cruzeiro, e o Vasco se complicou na Sul-Americana. O Grêmio acabou de vez com o sonho Santista no Brasileirão.Abraços! se puder visite meu blog:

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. http://britfoot.blogspot.com/2011/09/bolao-britfoot-8-rodada.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!