segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Resumaço da 27ª rodada do Brasileirão

Neste final de semana tivemos a realização de mais uma rodada completa do Campeonato Brasileiro. E a 27ª rodada da competição foi marcada por tropeços das equipes mais de cima da tabela e pela aproximação das equipes vindas de trás, além da insessante briga contra o rebaixamento, que permanece pegando fogo na parte debaixo da classificação.

Vamos começar falando das equipes da cima da tabela. Nesta rodada, tivemos o confronto entre o líder e o vice-líder do Brasileirão. Vasco e Corinthians se enfrentaram em São Januário e, apesar de criarem muitas chances de gol, ficaram na igualdade. O 2 a 2 manteve o cruzmaltino na ponta de tabela, ainda com dois pontos de vantagem em relação ao timão, que segue na segunda colocação. Mesmo com desfalques, o time corintiano conseguiu ser melhor que a equipe vascaína, que permanece jogando melhor fora do que dentro de casa. o empate acabou contentando a ambos, também porque o terceiro e quarto colocados, São Paulo e Botafogo, respectivamente, perderam.

O tricolor recebeu o Flamengo no Morumbi. A tarde era de festa, com a reestreia de Luís Fabiano com a camisa são-paulina, diante do maior público do campeonato até o momento. Só que o rubro-negro carioca pôs água no chopp dos paulistas. Numa partida muito movimentada, onde os destaques foram os goleiro Rogério Ceni e Felipe, o mengo venceu por 2 a 1 e encosta de vez na briga pelo título. O tricolor perde a chance de encostar no Vasco e no Corinthians, que também tropeçaram. Já o Botafogo foi derrotado pelo Atlético-GO. O dragão fez os dois gols da sua vitória antes ainda dos dez primeiros minutos de jogo, e sapecou mais um grande neste Brasileirão, e ainda sonha com o G-5. O fogão, assim como o São Paulo, perde a oportunidade de se aproximar da ponta da tabela e vê Flamengo e Fluminense encostarem.

O Flu, aliás, voltou a vencer e permanece na briga pelo bi-campeonato brasileiro. No sábado, num jogo emocionante, o tricolor bateu o Santos por 3 a 2 fazendo o gol do triunfo aos 50 minutos da segunda etapa, empolgando sua torcida e fazendo a equipe sonhar com a taça. O time de Abel Braga segue colado nos primeiros colocados, enquanto o Santos, com mais uma derrota, já pode pensar no Mundial de Clubes no final do ano. E, se o tricolor carioca venceu e encostou na briga pelo título, duas equipes que buscavam se aproximar do G-5 tropeçaram na rodada.

O sétimo colocado, Internacional, perdeu para o Atlético-PR na Arena da Baixada e mantém sua grande irregularidade dentro da competição, coisa que não deixa a equipe chegar diretamente na briga por uma vaga na Libertadores. A vitória por 2 a 0 deixa o furacão ainda vivo na disputa contra o rebaixamento, que permanece muito acirrada na parte debaixo da tabela. E o oitavo colocado, Palmeiras, novamente foi muito mal, irritando muito sua torcida. O empate em 1 a 1 contra o lanterna América-MG no Canindé mantém a crise no verdão, que tenta embalar no campeonato, mas não consegue. Com alguns problemas internos, o alviverde continua tentando chegar ao G-5, coisa que parece cada vez mais difícil no atual momento do porco na competição.

Na parte "mediana" da tabela, tivemos o empate sem gols entre Figueirense e Coritiba, no Orlando Scarpelli, resultado que manteve ambos no bloco intermediário da classificação. Outra equipe que agora "pertence" a esta parte da tabela é o Grêmio, que, jogando no Olímpico, venceu o Cruzeiro e se afastou de vez da zona de rebaixamento. O 2 a 0 no placar faz o time gremista respirar aliviado, afundando ainda mais a raposa, que parece viver uma má fase sem fim, estando na boca da degola. Outra equipe ameaçada, o Bahia, triunfou num jogaço. No Pituaçu, os baianos bateram o Avaí por 3 a 2, numa partida de várias viradas. O tricolor agora luta para manter a sequência, para afastar de vez o risco. Já o leão permanece numa situação bastante complicada, na penúltima colocação. Outra equipe ameaçadíssima é o Atlético-MG, que, dentro de casa. não passou de um empate contra o Ceará. Resultado muito ruim para o galo, que segue dentro da zona de rebaixamento. O Ceará também corre perigo, ficando a beira da degola.

Então é isso, meus amigos, dentro de todas estas disputas envolvendo título, vagas na Libertadores e a briga para não ser rebaixado, a emoção se faz presente igualmente para todos os objetivos das equipes na competição. E a tendência é que este fator prevaleça até a última rodada. Este é o nosso Brasileirão.

3 comentários:

  1. Gabriel,
    a rodada foi boa para a dupla FLA-FLU, mas no geral não tivemos nenhuma mudança drastica, nenhuma mesma.....
    a maior supresa negativa continua sendo o Cruzeiro, não da para entender....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. http://britfoot.blogspot.com/2011/10/verdadeiro-ou-falso-5.html

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Gabriel, e... ainda mais equilibrio

    Abraço

    http://www.gremista-sangueazul.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!