segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Da pra ficar ainda mais emocionante? Quem duvida do Brasileirão?

O título deste post resumi bem a rodada que tivemos este final de semana no Campeonato Brasileiro, que ficou caracterizada principalmente pelo tropeço dos líderes da competição, alguns resultados surpreendentes e a chegada das equipes que vem detrás, encomodando os primeiros colocados e deixando o campeonato ainda mais acirrado e emocionante, deixando de queixo caído quem achava que neste Brasileirão as emoções já tinham sido roladas por completo.

Prova disso foram as derrotas dos três primeiros colocados na tabela de classiciação até então. Corinthians, Vasco e Botafogo entraram em campo e sofreram neste rodada. O revés mais inesperado e surpreendente foi o do timão, que foi derrotado pelo lanterna América-MG fora de casa, mas com a torcida toda a seu favor, provando que neste Brasileirão tudo pode acontecer mesmo, e que não existe jogo fácil, mesmo contra o último colocado. O Vasco foi até a Vila Belmiro e foi derrotado pelo Santos. Comandado por Neymar, que mais uma vez teve uma bela atuação, assim como Paulo Henrique Ganso, que retornava, o peixe venceu usando a equipe que deve jogar o Mundial de Clubes em dezembro. E o Botafogo também perdeu, dentro de casa, para o surpreendente Figueirense, gratíssima surpresa neste Brasileirão. O time catarinense, com a vitória, entre de vez na briga por uma vaga na Libertadores e tem chances também de título.

E, se os líderes tropeçaram, a dupla Fla-Flu agradeceu, fez sua parte e colou no topo da tabela, embolando ainda mais o Brasileirão. O rubro-negro carioca recebeu o Cruzeiro no Engenhão, tomou um susto, mas depois deslanchou e aplicou a goleada: 5 a 1, que levanta a moral da equipe e coloca a equipe novamente na briga. A raposa continua no seu inferno astral, caindo para o Z-4. Já o Fluminense bateu o Internacional fora de casa e assumiu a terceira colocação. Sendo a equipe que mais pontuou neste segundo turno, o tricolor chega forte para brigar pelo bicampeonato nacional.

Falando ainda dos tropeços, o São Paulo foi até Pituaçu e perdeu para o Bahia de uma forma nada agradável. O tricolor vencia por 3 a 1 e sofreu a virada dos baianos, que conseguem respirar em relação ao rebaixamento. Já os paulistas veem as chances de título quase acabarem e o G-5 ficar mais distante. No meio da tabela, assim como o Cruzeiro, outra equipe que vive um verdadeiro inferno dentro do Campeonato Brasileiro e parece nao conseguir sair dele é o Palmeiras. O verdão mais uma vez foi derrotado, desta vez pelo Coritiba, time que também não busca mais muita coisa na competição.

E, se a briga pelo título se embolou de vez nesta rodada, a luta contra o rebaixamento também se intensificou (e muito) neste final de semana. Além da derrota do Cruzeiro, que fez a equipe cair para a zona, e da vitória do América-MG, que ainda mantém alguma chance (remota) da equipe escapar da degola, mais três partidas envolveram candidatos ao descenso. A começar por Atlético-MG e Grêmio. O galo, que vinha numa crescente, manteve a boa fase e venceu mais uma, abrindo cinco pontos do seu rival Cruzeiro, que abre o Z-4, e chegando aos 39 pontos, assim como o Bahia. O Atlético-PR recebeu o xará goianiense na Arena da Baixada e fez sua parte. Venceu por 2 a 1 e colou no Ceará, primeira equipe fora da zona perigosa. Aliás, os cearenses também venceram nesta rodada. A vitória contra o Avaí na Ressacada, além de muito importante por se tratar de um rival direto contra a degola, também tirou a equipe do Z-4, jogando o Cruzeiro lá dentro e afundando ainda mais o Avaí.

Enfim, amigos, esta 33ª rodada do Campeonato Brasileiro só nos proporcionou uma coisa que no nosso Brasileirão já se tornou uma grande realidade: a grande e acirrada disputa nas extremidades da tabela, além das surpresas e das diversas emoções. E, se alguém duvidava que o Brasileirão pudesse ficar ainda mais interessante, teve seu pensamento contrariado neste final de semana. E, provavelmente, quem duvidará de novo pode se surpreender e ser mais uma vez enganado. O Campeonato Brasileiro de 2011, da forma como vem sendo jogado e disputado, promete muitas emoções até o último minuto da última rodada de competição, provando que, enquanto a bola rolar, tudo pode acontecer. Este pode ser considerado o grande lema deste Brasileirão 2011.

4 comentários:

  1. Gabriel, muito emocionante e indefinido esse Brasileirão.
    Tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo.
    E eu não consigo apostar em ninguém, acho que todo mundo tem chances, né?
    No rebaixamento a mesma coisa. Mas eu espero que o Cruzeiro consiga sair dessa péssima situação, né?

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,
    impressionante essa reta final de campeonato, não tem nada defindo, e não tem favoritismo em qualquer jogo, olha o exemplo do América-MG sobre o timão.

    ta tudo aberto meu irmão...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Gabriel!

    Então, o nosso Brasileirão como sempre nos dá essas zebras que são ,pelo menos pra mim fascinantes,tornando o campeonato mais nivelado, competitivo e com suas surpresas...

    Quem diria que o já virtualmente rebaixado América Mineiro poderia ganhar do líder Corinthians ? Pois o time de BH conseguiu segurar o bom time alvinegro e ainda por cima virar já no apagar das luzes... Esse técnico Givanildo Oliveira que ja fez muito pelo futebol agora parece que gosta mesmo é de aparecer em jogão,pois o América MG empatou com o SP num jogo duro mesmo,empatou com o Palmeiras, goleou o Fluminense, o Vasco e agora vence o Corinthians,..., só o Brasileirão pea mexer assim com nossos corações!

    Agora, três coisas me chamam a atenção: O Cruzeiro que não consegue reagir e entra na zona de rebaixamento nessas rodadas finais,a queda livre do Palmeiras e a belíssima campanha do Flu no 2º turno, que agora tem só dois pontos atrás de Corinthians e vasco e faz com que eu creia que ele a partir de agora é o maior favorito a levar o título, apesar da tabela ser bem mais generosa pros corintianos...



    Abração

    www.digaofutebol.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece o dilúvio no futebol as coisas não estão fáceis para ninguem

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!