quinta-feira, 17 de novembro de 2011

De roer as unhas dos dedos, de tirar os cabelos da cabeça...A quarta-feira de Brasileirão

Nesta quarta-feira tivemos a abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última disputada no meio de um semana. As três últimas rodada da competição serão disputadas nos próximos três finais de semana, para definir o campeão, os classificados para Libertadores e Sul-Americana e os rebaixados para a Série B de 2012.

E o título do post presume muito bem o que foi esta abertura de rodada do Brasileiro. Placares magros, disputas incessantes e muita emoção, que fazem o torcedor tem um êxtase de emoções a cada momento: alegria, comemoração e vitória contrastam com a tristeza, revolta e derrota. Uma verdadeira "montanha russa" de anseios. Porém, todos sabem que isso faz parte do futebol, ainda mais se tratando do Campeonato Brasileiro, o campeonato nacional mais difícil do planeta, que, nesta edição de 2011 está superando todas as expectativas quando o quesito é emoção.


E, nesta quarta-feira, tivemos isso de sobra, mais uma vez com jogos disputadíssimos, que mecheram diretamente com os extremos da tabela. Vamos então começar falando da parte de cima da classificação, as equipes que estão disputando o título ou uma vaga para a Libertadores do próximo ano. O Corinthians, líder da competição antes do início da rodada juntamente com o Vasco, venceu mais uma e, contando com o tropeço do rival, se isolou na primeira colocação. Mesmo não jogando bem, o timão venceu com gol solitário de Ramírez na segunda etapa. Mesmo com a vitória, o torcedor corintiano se preocupa com o desempenho da equipe nos últimos jogos, que não vem agradando ninguém.

O Ceará permanece na zona de rebaixamento, mas ainda com chances de escapar. Já o Vasco permanece na segunda colocação, mesmo após o empate contra o Palmeiras, no Pacaembu, por 1 a 1. Dedé e Luan marcaram os gols. O cruzmaltino, apesar de perder dois pontos e deixar o Corinthians abrir pequena vantagem, permanece na briga pelo título, mas agora depende de tropeços do timão. O Palmeiras completou dez jogos sem vitória e ainda não escapou matematicamente do rebaixamento. Felipão continua soltando os cachorros pra cima de seis jogadores, e permanece mostrando que está forçando a barra para deixar o clube.


Quem se deu muito bem nesta rodada mesmo, além do Corinthians, foi o Fluminense. O tricolor, num jogo de nove gols, contou mais uma vez com os gols de seu artilheiro Fred para se manter vivo na briga pela taça. Numa partida de muitas reviravoltas e viradas no marcador, o Flu bateu o Grêmio por 5 a 4 e encostou de vez no Vasco e ainda mira o Corinthians. Já o Grêmio, se tinha ainda alguma esperança de entrar no G-5, agora permanece no Brasileirão apenas para cumprir tabela. Quem anda mal das pernas e perdeu fôlego nesta reta final de Brasileiro é o Botafogo, que acumulou seu terceiro revés seguido. Na noite de ontem, o fogão foi derrotado pelo América-MG, em Sete Lagoas, por 2 a 1, e vê sua posição no G-5 ameaçada.

Já o coelho, ao contrário do rival, obteve sua terceira vitória seguida, e já vê a porta de saída do Z-4. Vamos ver se o América consegue manter o fôlego até o final do campeonato, e também não tropeçar nas equipes menores. Quem está chegando no G-5 é o Internacional, que, no Beira-Rio, derrotou o Bahia pelo placar mínimo. Gilberto fez o gol solitário da noite, com uma arbitragem bastante polêmica. O colorado agora fica a um ponto de entrar na zona da Libertadores, e volta para a birga, enquanto o Bahia ainda tenta confirmar sua permanência na Série A.


Se o Inter ficou mais perto do G-5, quem permanece mais longe e caindo da tabela é o São Paulo. Depois da vitória contra o Avaí na última rodada, o tricolor paulista foi derrotado mais uma vez e perdeu a chance de entrar na zona da Libertadores. Jogando na Arena da Baixada, o Atlético-PR bateu o rival por 1 a 0, com gol de Guerrón, e fica a um ponto de sair da zona de rebaixamento. Já o São Paulo permanece na briga pela outra "zona" do campeonato, mas desperdiça uma grande chance de se aproximar ainda mais. Pra finalizar, no duelo de desesperados na Ressacada, Avaí e Cruzeiro acabaram ficando no empate sem gols.

O time catarinense bem que tentou, pressionou, mas não conseguiu fazer um gol sequer, vendo sua situação se agravar muito no campeonato. Na lanterna do Brasileirão, o leão da ilha precisa quase de um milagre para escapar do eminente rebaixamento para a segunda divisão nacional. Já o Cruzeiro permanece na rabeira do Z-4, a um pontinho de entrar nela. Esta foi a quarta-feira do Campeonato Brasileiro, com a abertura da 35ª rodada, com muitas emoções. Nesta quinta-feira teremos mais três partidas finalizando esta rodada, e a expectativa é a mesma da quarta: polêmicas, grande equilíbrio e emoção.

2 comentários:

  1. Gabriel, o Brasileirão 2011 vem sendo o melhor da era dos pontos corridos, não técnicamente, mas na base da emoção e do equilíbrio na tabela. Após esta rodada, 3 clubes se isolaram na disputa pelo título, Corinthians Vasco e Fluminense. O Figueira pode se juntar aos 3 se vencer o Flamengo hoje. Tá pegando fogo. E as surpresas não param, o Palmeiras surpreendeu a muitos(Inclusive a mim), com o empenho no jogo de ontem, assegurando o empate. Vlw!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pra surpresa de muitos o Palmeiras não entregou, jogou de igual pra igual e segurou o Vasco. América -MG aprontou e de forma suada o Corinthians e manteve na liderança.

    *Campi, lhe mandei um email se puder responder eu agradeço...

    CONFIRA E DEIXA SUA OPINIÃO !

    C. Ronaldo: 'Barcelona não nos preocupa'

    Palmeiras marca amistoso com time holandês em 2012

    Anzhi fará oferta por Berbatov do United

    Top + -Mosaicos que fascinam qualquer um





    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!