quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Em jogo com "cara" de Libertadores, Universitário bate Vasco na Sul-Americana

Nesta quarta-feira o Vasco viajou até Lima, capital peruana, para o primeiro jogo da fase de quartas-de-final da Copa Sul-Americana. O adversário era o Universitário. E, numa partida caracterizada por lances duros, reclamação e muita disputa, a equipe brasileira acabou derrotada e agora terá que correr atrás do prejuízo no jogo de volta se quiser seguir em diante na competição continental.

O time cruzmaltino foi até o Peru com somente três titulares em relação a equipe-base do time que está jogando o Campeonato Brasileiro. O goleiro Fernando Prass, o lateral-direito Fágner e o meia Diego Souza. No resto, a equipe era formada pelos suplentes que estão entrando constantemente no Brasileirão, casos de Felipe Bastos, Bernardo e Alecsandro, além dos outros reservas que compunham o elenco. Num esquema de jogo igual ao time titular, porém, o Vasco não conseguiu impor seu jogo de toque de bola e sofreu na primeira etapa.

Explorando principalmente o lado esquerdo de ataque, o Universitário, empurrado pela torcida, partiu pra cima e, desde os primeiros minutos, criou as melhores oportunidades de gol. Os vascaínos, afetados pelo desentrosamento e pelo estado do gramado, não conseguiam ficar com a bola no pé. Somente na metade final da primeira etapa que a equipe brasileira tentou algo, mas nada que assustasse os peruanos, que continuaram melhores e abriram o placar em cobrança de pênalti de Ruidíaz, depois de falta infantil de Diego Rosa. O primeiro tempo se caracterizou pelo domínio peruano e também por algumas jogadas ríspidas e muita disputa de ambos os lados.


Mesmo sem alterações, as duas equipes voltaram para a segunda etapa com posturas completamente diferentes. Enquanto o Universitário se fechou na defesa e esperava brechas da defesa vascaína para encaixar seus contra-golpes, o Vasco adiantou suas linhas e tentou impor uma pressão no campo de ataque. Porém, o cruzmaltino só levou perigo pela primeira vez em uma bola parada, depois de cobrança de falta de Bernardo, que passou muito perto do gol de Llontop. Alecsandro teve a melhor chance vascaína na partida, quando recebeu de Allan já dentro da área, mas chutou pra fora. Mas, quando os brasileiros melhoraram no jogo, adiantaram sua marcação e se aproximavam do gol, os peruanos marcaram o segundo.

Em jogada de contra-ataque rápido, Fano recebeu nas costas da marcação vascaína e tocou na saída de Prass para ampliar. Assim, Cristovão Borges sacou Diego Rosa e colocou Leandro, que ficou encarregado de carregar a bola para o campo de ataque. Porém, o Universitário estava bastante fechado, o que dificultou e muito a vida do time vascaíno, que não conseguia penetrar na defesa adversária. No final, a partida ficou mais tensa que o esperado, com os jogadores chegando duro nas disputas de bola e cometendo muitas faltas. Os donos da casa ainda tiveram chance de fazer o terceiro, mas o jogo ficou assim mesmo: 2 a 0 e vantagem peruana para o jogo de volta.

Agora, o Vasco terá que correr atrás do prejuízo na partida de volta, que será disputada na próxima quarta-feira, em São Januário. O time brasileiro terá que vencer por três gols de diferença se quiser ficar com a vaga nas semifinais da Copa Sul-Americana. A exemplo do jogo contra o Aurora, o cruzmaltino terá que fazer o resultado dentro de casa para obter a classificação. Porém, os cruzmaltinos não devem pensar que o Universitário é um Aurora da vida, porque não é. O time peruano tem qualidade, e, mesmo enfrentando uma grave crise financeira, possui jogadores de muito potencial e uma equipe bem arrumada e entrosada, caracterizada pela velocidade no ataque, principalmente pelas extremidades do campo.


Mas, mesmo diante disso, o Vasco tem plenas condições de reverter a situação e conseguir a vaga para a próxima fase, até diria com este mesmo time que entrou em campo. Porém, o time da Colina neste momento esquece da Sul-Americana e volta o foco novamente para o Campeonato Brasileiro, onde, neste domingo, enfrente o Santos, na Vila Belmiro, com a volta de todos os seus titulares. A briga dos vascaínos pelo título se mantém viva nas duas competições. A situação ficou mais complicada na Sul-Americana, mas nada que não seja reversível para o Gigante da Colina.

6 comentários:

  1. Gabriel,
    assisti o jogo, foi um bom jogo, mas o Vasco sentiu a falta de alguns titulares, e convenhamos, para o Vasco tal competição não vale nada, a não ser pelo título ser continental, mas não acho que vão troca-lo pelo brasileirão.

    Aproveito para convidalo a dar sua opinião lá no blog sobre a polêmica de se realizar clássicos em São Januario.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, não vi a partida mas creio que o Vasco tenha condições de passar em São Januário. O jogo contra o Aurora dá grandes esperanças. Belo texto Vlw, abraço!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/2011/11/o-gajo-de-100-gols-em-madrid.html

    ResponderExcluir
  3. Achei um bom jogo também.
    E nem achei os 2 a 0 justo.
    Mas acredito que o Vasco consiga reverter no jogo de volta, apesar de que concordo quando o Cleber fala que entre Sul Americana e Brasileiro, o time da Colina deve preferir o segundo.

    Samira
    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriel, beleza?
    Também gostamos do seu blog.
    Colocaremos o seu link em nossa lista de parceiros e também iremos lhe seguir.
    Abraço.

    futebolmundodabola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    O voceabolaeeu.com me ofereceu um blog e eu aceitei. O link é kaique.voceabolaeeu.com. Eu gostaria de saber se aceitas troca de link.

    Ah, e não deixe de visitar também o britfoot.blogspot.com!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Normalmente eu iria torcer pelo Vasco, mas depois que soube da parada dos salários atrasados no Universitário, estou torcendo para eles.

    COMENTAE!
    kaique.voceabolaeeu.com

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!