domingo, 20 de novembro de 2011

Posições provisórias e rebaixamentos

Neste sábado tivemos a abertura da 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro Três importantíssimas partidas foram realizadas, e definiram algumas mudanças na tabela, pelo menos até o complemento dela, que acontece neste domingo, e definiram também duas equipes rebaixadas para a segunda divisão o ano que vem.

Vamos começar falando então do novo líder do campeonato, o Vasco, que recebeu o Avaí em São Januário, venceu e assumiu a liderança provisória do Brasileirão. O cruzmaltino entrou em campo com um esquema mais ofensivo em relação aos dois últimos jogos, voltando a atuar com quatro homens na frente, mais Juninho Pernambucano fazendo uma função de volante-meia. Assim, o time da casa dominou toda a partida, teve a ampla maioria da posse de bola, criou inúmeras chances e não deu chances ao desesperado adversário. No primeiro tempo, os vascaínos pressionaram muito, mas não conseguiram furar a retranca avaiana e o inspirado goleiro Moretto. Porém, na segunda etapa, mesmo sem mudanças, o Vasco desencantou e contruiu sua vitória de uma forma bastante tranquila. Logo no começo, Juninho achou Felipe no meio. O camisa 6 cortou a marcação e acertou um lindo chute, abrindo o placar e aliviando os cruzmaltinos, que ainda viram Élton ampliar o marcador tempo depois, de cabeça. Com o placar resolvido, o Vasco apenas administrou o placar a garantiu os três pontos, que levaram a equipe a liderança provisória do Brasileiro. Já o Avaí, com mais uma derrota, confirma matematicamente o rebaixamento a Série B de 2012.

No Morumbi, o São Paulo se recuperou da derrota na última rodada, venceu o América-MG, rebaixou os mineiros e voltou ao G-5, mesmo que de forma provisória. Fazendo uma partida como a algum tempo o torcedor tricolor não via, a equipe contou mais uma vez com os gols de Luís Fabiano para continuar vivo na briga por uma vaga na Libertadores da próxima temporada. Leão entrou em campo com um esquema mais ofensivo, que surtiu efeito ainda no primeiro tempo. O tricolor paulista foi para o vestiário já com a vantagem de dois gols no marcador. Luís Fabiano marcou duas vezes e colocou o time em vantagem. No segundo tempo, o pleno domínio dos donos da casa na partida continuou, a ofensividade também e o placar aumentou. Juan, logo no comecinho da etapa final, marcou o terceiro gol. Porém, o tricolor ficou com um jogador a menos em campo, depois de expulsão de Xandão, Leão teve que recompor a equipe e viu o América-MG diminuir o marcador, com Alessandro. Mas, mesmo assim, os são-paulinos conseguiram controlar bem o jogo e garantirem a importante vitória, que recoloca a equipe no G-5. Já o coelho confirma seu rebaixamento e, mesmo depois de três vitórias nas últimas três rodadas, não conseguiu manter o fôlego e volta a segunda divisão.

Pra finalizar, no Olímpico, o Ceará não tomou conhecimento do Grêmio, dominou o adversário, venceu com autoridade e continua na briga para fugir da zona de rebaixamento. Atuando com seu habitual esquema, o tricolor gaúcho, que não almeja mais muita coisa neste Campeonato Brasileiro, viu o Ceará se defender bem e saber explorar de forma muito eficiente seus contra-ataques. E os cearenses logo abriram o placar, com Felipe Azevedo. Porém, Douglas igualou o marcador para os donos da casa, ainda na primeira etapa. No início do segundo tempo, mais uma vez Felipe Azevedo colocou os visitantes na frente do placar, convertendo pênalti. O atacante, em noite inspirada, ainda fez o terceiro dele e do Ceará na partida. Jogando muito mal, o Grêmio viu sua torcida protestar contra a saída do treinador Celso Roth do comando da equipe, vendo uma pífia atuação do time, que foi dominado dentro de casa por um candidato ao rebaixamento. Com o resultado, o Ceará fica na porta de saída da zona de rebaixamento, iguala o número de pontos do Cruzeiro e joga pressão pra cima da raposa, que joga neste domingo. Já o Grêmio apenas cumprirá tabela nestas duas últimas rodadas do Brasileirão.

4 comentários:

  1. Campi, a vitória do Corinthians sobre o Galo mostrou que nunca nada está perdido. Está tudo em aberto. Uma pena o América-MG ter começado tarde a sua reação, e tenha caido a série B. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!