quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tensão, dificuldade, drama e virada: a epopeia classificação vascaína

A missão era complicada. O adversário jogava duro. O Vasco vinha de três partidas sem vencer, e precisava reverter o placar de 2 a 0 contra obtido no jogo de ida, no Peru. Mas, mesmo com este panorama desfavorável, o cruzmaltino se superou e, numa incrível virada, venceu o Universitário e garantiu sua passagem para as semifinais da Copa Sul-Americana. Com o apoio de sua grande torcida, a equipe, com tons de drama, reverter o marcador e continua sonhando com o título da competição continental.

Depois do primeiro jogo, no Peru, ter terminado com a vitória do Universitário pelo placar de 2 a 0, o técnico Cristovão Borges resolveu escalar seus titulares para a partida em São Januário, afim de obter a classificação para as semifinais. Tirando Jumar, Rômulo e Felipe, a equipe foi a mesma que está disputando o Campeonato Brasileiro. Time quase que completo, arquibancadas cheias e o jogo no "caldeirão" de São Janu. Mas quem achou que a missão vascaína seria fácil se enganou rodondamente. Com uma postura bastante ofensiva, como deveria ser, o Vasco, desde os primeiros minutos, sufocou o adversário, adiantou as linhas de campo e aniquilou o time peruano no campo de defesa.


Com a subida dos dois laterais, principalmente de Fágner pela direita, além da chegada dos volantes e até dos zagueiros, além da criação dos homens de frente, o time brasileiro dominou todo o primeiro tempo. Depois de acertar a trave do goleiro Llontop, o gol inaugural do marcador saiu tempo depois, em cobrança de pênalti, sofrida por Juninho Pernambucano e convertida por Diego Souza. Porém, mais uma vez a desatenção afetou a defesa cruzmaltina, e, num contra-ataque, como no primeiro jogo, o Univeristário empatou, com Ruidíaz, encobrindo Fernando Prass. Depois disso, o Vasco perdeu um pouco de força na frente, e a etapa inical acabou mesmo empatada. Ao término do primeiro tempo, o clima esquentou entre os jogadores, que trocaram tapas e alguns socos, até no túnel que levava aos vestiários.

O clima tenso continuou na volta para a segunda etapa. O clima da primeira partida ainda afetava os jogadores, que continuaram a brigar antes do início do tempo final. Assim, o juiz Carlos Amarilla expulsou Diego Souza e Gonzáles, afim de acalmar os ânimos exaltados de ambas as equipes. O técnico Cristovão Borges sacou o volante Felipe Bastos e pôs Bernardo, tentando suprir a ausência de seu camisa 10 e dando mais velocidade e movimentação a equipe. Com a bola rolando, o Vasco voltou desligado e acabou sofrendo a virada. Rabanal, em sobra de bola, chutou de fora da área. A bola desviou em Dedé e matou Prass. Porém, a situação voltou a ficar a mesma logo na saída de bola, quando Élton, de cabeça, igualou o placar para os donos da casa, que precisavam de mais três gols para seguirem a diante na Sul-Americana.


Então, Cristovão Borges sacou Éder Luiz, que havia sentido um problema na perna, e colocou Alecssandro, deixando dois homens de referência na frente. Mas quem marcou o terceiro gol foi um zagueiro. Dedé tabelou pela direita, cruzou rasteiro e contou com o frango de Llontop para marcar. Em seguida, o mesmo Rabanal que marcou o segundo gol peruano foi expulso, depois de dar um tapa em Fágner. Embalado pela torcida e com a vantagem numérica dentro de campo e no marcador, porém vantagem esta que ainda não dava a classificação para a equipe, o Vasco aumentou ainda mais a pressão e sufocou de forma incessante o Universitário, que estava totalmente acuado.

E, mesmo com os homens de frente no ataque, foi mais uma vez o ídolo da torcida Dedé que colocou a bola para as redes. Depois de cruzamento, ele testou firme para fazer o quarto e deixar o cruzmaltino a apenas um gol da classificação. Allan ainda entrou na vaga do cansado Fágner, e deu mais fôlego ainda para o ataque vascaíno. Comandados por Juninho Pernambucano, que ditava o ritmo do meio-de-campo, distribuindo bola e armando as jogadas, principalmente pelo lado direito de campo, o quinto gol dos cariocas saiu mais uma vez com a participação direta dos dois principais homens em campo: Juninho e Dedé. O primeiro cobrou escanteio e o segundo desviou de cabeça para Alecssandro, com a ponta da chuteira, tirar do arqueiro peruano e decretar o quinto gol, a classificação cruzmaltina e a festa em São Januário. Com ares de dramaticidade, dificuldade e tensão, o Vasco mostrou mesmo que é o "time da virada" e carimbou sua vaga para as semifinais da Copa Sul-Americana.


A vitória não só deu a classificação para o Vasco, como também serviu e servirá para aumentar a moral da equipe, que andou meio mal das pernas nas últimas rodada do Campeonato Brasileiro, e faz a equipe ganhar um fôlego extra, tanto para a reta final de Brasileirão como para a fase decisiva da Sul-Americana. O fator motivacional, fator este que todos os vascaínos temiam depois da conquista da Copa do Brasil, não vem atrapalhando nem um pouco o cruzmaltino, que, mesmo com a conquista, ainda busca o título nas duas competições que está disputando no momento, e tem plenas chances nas duas. O fato Ricardo Gomes também de uma certa forma está ajudando os jogadores a se decicarem ainda mais em ambas as disputas.

Com a equipe titular, o time mostrou que pode sim levar mais um título nesta temporada, e, a exemplo do Campeonato Brasileiro, segue na briga pela taça. Agora, o clube espera o adversário das semifinais, que sairá do confronto entre Universidad do Chile e Arsenal. Mostrando muita superação, vontade, garra e principalmente motivação, fator decisivo hoje para qualquer equipe vencer uma partida ou um campeonato, o Vasco propicia mais uma momento de muita alegria para seu torcedor, e espera que as conquistas deste ano continuem muito expressivas. O Gigante da Colina vai em busca do título brasileiro e da Copa Sul-Americana, aliando fatores que podem sim caracterizar um verdadeiro campeão.

7 comentários:

  1. Gabriel,
    que grande vitória do Vasco.

    Esse ano o Vasco faz juz ao seu slogan, é o time da virada, de muitas viradas. Fruto de um trabalho sério e competente...

    ainda a salvação para o futebol brasilerio, rsrsrsrs.

    Um abraço.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. VERDADEIRO OU FALSO? - DESAFIO FINAL
    http://britfoot.blogspot.com/2011/11/verdadeiro-ou-falso-10.html

    ResponderExcluir
  3. Grande vitória e o Vasco vem fazendo dessa temporada 2011 uma temporada excelente, parabéns ao Vasco que superou a tudo e a todos.

    CONFIRA >

    CP
    http://www.conexaopaulista.com/

    Futebol Descontraído
    http://gabrieltramarin.voceabolaeeu.com/

    @ConexaoPaulista

    ResponderExcluir
  4. Vascão em 2011 está impossível. A classificação na Sul-Americana mostra mais uma vez que o time está como um touro valente nas disputas. Só espero que não leve o BR, rsrs..o clube merece, planejou, saiu da lama com bravura, e merece a otima fase.abração!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Foi um jogaço. Quando o Vasco tomou o segundo gol, eu mesmo dei por certo a desclassificação da equipe. Porém, o empate logo em seguida me fez pensar: "que time fdp é esse vasco! só falta conseguirem se classificar!". E foi o que aconteceu. Eu estava torcendo pro Universitario, por causa dos salários atrasados, etc, mas não deu =/ rs

    COMENTE

    - Bolão Britfoot

    - Palpites para a rodada do BR no Pimba na Gorduchinha

    .

    SIGA

    @BritFoot

    @Kaique_Pedaes

    ResponderExcluir
  6. Me emocionei perante a grandeza do Vasco e chorei, vamos Brasil, torcer pelo melhor do futebol, é aqui o país do futebol!

    Blog do Nogueira - http://gfnogueira.blogspot.com/

    Desabafo Palmeirense - http://nogueira.voceabolaeeu.com/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!