quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As peças e a formação da seleção


Nesta terça-feira a seleção brasileira entrou em campo pela primeira vez na temporada 2012, buscando iniciar o ano de forma igual e diferente ao mesmo tempo que terminou 2011. Igual porque queria continuar vencendo as partidas, aumentando a boa sequência de vitórias e bons resultados. Porém, diferente também porque buscava vencer e mostrar um bom futebol ao mesmo tempo, com um certo padrão de jogo e entrosamento dos jogadores, coisa que não se viu em nenhuma partida da seleção no ano passado.

E o que vimos dentro de campo no dia de ontem não foi muito diferente do que nos acostumamos a ver na última temporada. Vitória, sim, mas sem brilho, entrosamento e bom futebol dos nossos jogadores. Contra a Bósnia, uma seleção considerada de nível mediano, a nossa seleção mais uma vez penou para sair com o triunfo e encontrou muitas dificuldades, tanto dentro como fora de campo, seja pelos atletas ou pela interpretação do treinador Mano Menezes, que ainda busca impor sua filosofia dentro da equipe, mas que, por enquanto, está obtendo resultados pouco satisfatórios, para um projeto a longo prazo, que visa as Olimpíadas e a Copa do Mundo de 2014.

Já em sua convocação, Mano arrancou algumas críticas, por conta de alguns jogadores que foram chamados. Foi o caso de Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, que ao meu ver, pelo futebol que está apresentando, atualmente não merece nem a reserva da nossa seleção. A presença do R10 em campo só aumenta as especulações que existe alguma jogada fora de campo que está de uma certa forma "colocando" ele para vestir a amarelinha. No jogo de ontem, mais uma vez ele foi muito discreto e apático, não fazendo jus ao seu nome, seu história e o número da camisa que carregava.

Mano utilizou na partida na Suíça uma formação buscando o ataque. Ele entrou com um 4-2-3-1, com Sandro e Fernandinho nas cabeças-de-área, Hernanes e Neymar pelos lados, Ronaldinho pelo meio e Leandro Damião na frente. Assim, a seleção até começou empolgando e mostrando que 2012 poderia começar diferente para o torcedor brasileiro. Marcelo marcou depois de uma boa jogada do ataque canarinho. Porém, o time voltou a apresentar algumas falhas defensivas, como já foram vistas em partidas anteriores, levou o empate e não se encontrou. Na segunda etapa, com algumas mudanças, o time melhorou, criou e chegou perto do gol, que só veio mesmo aos 45 minutos, e com um gol contra.

Em relação a equipe, alguns pontos devem ser levantados. Começando pela defesa. Apesar da falha no gol bósnio, Júlio César segue intocável debaixo as traves, e acho que Mano está certo com relação a isso. A linha de quatro da equipe não deve mudar, com Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. É o que temos de melhor hoje, e opções também existem. O zagueiro do Chelsea se atrapalhou em muitos lances ontem, estava inseguro, mas tem muita qualidade. Se for para mudar, temos Dedé e até Lúcio pode retornar, até visando a Copa do Mundo. Thiago Silva, com a faixa de capitão, foi muito regular como sempre, e está no caminho certo para cravar sua vaga de vez na nossa seleção.

Passando para o setor de meio-de-campo, na minha visão, acho que necessitamos de pelo menos um volante de mais experiência na equipe. É claro que Mano tem na cabeça a visão para as Olimpíadas. Até pode ser que, para o Mundial, nomes como Sandro, Fernandinho, Lucas Leiva e Elias já estejam com alguma bagagem a mais, pois todos já estão atuando na Europa. Porém, para este momento, veria com bons olhos a escalação de uma dupla de volantes com Hernanes atuando como segundo cabeça-de-área, vindo de trás e sendo um "elemento surpresa". Ontem, ele atuou mais avançado, pelos lados do campo, que não é bem sua característica. Mano poderia testar uma formação como esta, deixando Sandro ou Lucas atuando na frente da zaga.

No setor de criação, está mais do que provado que Ronaldinho Gaúcho não tem condições de vestir a 10 e ser o homem de criação. A bola da vez está com Paulo Henrique Ganso, que vem recuperando o bom futebol no Santos neste começo de temporada. Junto com ele, temos opções como Lucas, que imprimem mais velocidade. Na frente, Neymar e Leandro Damião estão se consolidando, mas os concorrentes estão aí. Hulk é um deles, está mostrando o futebol que está apresentando no Porto também na seleção. Alexandre Pato, se voltar a jogar em bom nível, também pode brigar, além de Jonas. Robinho parece que amadureceu de vez na Europa nesta temporada e está fazendo por merecer uma convocação.

Como podemos perceber, opções existem, e muitas, tanto visando as Olimpíadas como o Mundial no Brasil  em 2014. Mano Menezes tem as peças a disposição, no futebol brasileiro e também na Europa. Com jogadores jovens e promissores, a equipe talvez necessite de mais experiência, que só vai ser adquirida se a seleção conseguir formar uma "cara" e ganhar o entrosamento e o padrão de jogo necessários para deslanchar de vez nesta nova fase. O caminho é árduo e complicado, depender somente de amistosos e pouquíssimas competições para formar uma equipe é bastante difícil. O percurso é longo, com muitas pedras e conflitos. Porém, Mano aceitou o desafio e tem este papel de formador. As peças estão aí. Agora falta encaixá-las para a seleção ficar pronta.

13 comentários:

  1. A seleção está com as peças que precisa, claro que sempre ficarão de fora da lista alguns grandes jogadores. Mas o futebol jogado ainda é limitado e lento. Pra falar a verdade a seleção brasileira não tem cara de seleção há muito tempo, sinto os atletas muito acomodados em campo. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que peças para renovação nós temos. Nas Olímpiadas seremos fortes candidatos, mas o que me incomoda é a falta de transparência no trabalho. O futebol contribuiu muito para a criação de uma identidade nacional, porém essa vem sendo arranhanda desde a década de 90. Acho que o maior desafio de Mano é recuperar o apoio e interesse da torcida brasileira, mas não tem logrado êxito.

    http://aquestaoeofutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Como falasse Gabriel, nada mudou da última temporada, sempre na mesma, jogando um futebol bem pobre, de poucas opções e criações de jogadas, ainda há muito o que melhorar, Mano tem muito trabalho

    SANGUE AZUL

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo entender, sinceramente.

    Bons jogadores, bom técnico, boa comissão...

    Mas está faltando um borogodó nessa equipe, a tal renovação do Mano está muito estranha, né? Ronaldinho Gaúcho e Júlio Cesar, já eram! Quer experiência? O Kaká está numa super fase! Não dá para entender porque não está funcionando.

    Abraços,
    Samira

    http://oquedeuerradofc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Peças tem, mas não sei se são tão boas quanto dizem, não vivemos uma boa fase no nosso futebol, mas também está longe de ser ruim. Temos potencial para mais.

    Abraços,
    Ederson

    http://arquibancadasp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? Partida insignificante. Pô, os caras treinam 1 dia e vão lá jogar para somente 17.000 pessoas contra a Bósnia? Tá de brincadeira, hein?!

    http://gfnogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. mais um site sobre futebol

    www.sofutebol.net

    ResponderExcluir
  8. Falta mais vontade do que time, simples.

    Abraços

    conexaopaulista.com

    ResponderExcluir
  9. Aiiiiii galera, axei um ótimo jogo... É de graça e vc pode jogar com seus amigos... Além de poder ganhar prêmios, e ser totalmente on line...
    É um jogo estilo Brasfoot, espero que gostem !

    http://futmanager.com/futebol-online/rmfca.html

    ResponderExcluir
  10. Não perca, Maykon revela em exclusivo para o Contra-Ataque, porque saiu do União de Leiria. Revelações Inéditas !!
    contra-ataque1.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. ola
    Nos somos do Planalto futebol Clube,time amador de viamão-RS,e estamos começando,e gostaria de saber s você não poderia fazer uma postagem sobre nosso clube,para ajudar a divulgar o nosso blog e nosso clube,ai nos colocamos o seu blog como parceiro no nosso, e tudo mais ,pq varzea tbm é futebol!!! aguardo resposta
    http://planaltofutebolclube.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Todos criticavam o Dunga por chamar apenas os mesmos, mas pelo menos ele tinha uma seleção base. a Seleção do Mano esta uma bagunça... cada dia é um diferente sem entrosamento nenhum!

    ResponderExcluir
  13. Brasil não está fazendo bem este ano.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!