quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Estreia amarga, mas nada de desespero

A noite desta quarta-feira que se passou foi de estreia para mais uma equipe brasileira dentro da Taça Libertadores 2012. Depois da vitória do Fluminense na terça, foi a vez de mais um clube carioca entrar em campo para a primeira batalha na competição continental. Também dentro de casa, com o apoio da torcida e cercado de expectativas, porém, o Vasco não conseguiu repetir a façanha do rival tricolor. Diante do Nacional-URU, o cruzmaltino acabou sendo envolvido pelo ótimo futebol os uruguaios e foi derrotado em sua estreia.

Com muitas dificuldades desde os primeiros minutos de partida, os vascaínos bem que tentaram se impor dentro do caldeirão de São Januário, mas viram mesmo o Nacional tomar conta do jogo, com um toque de bola rápido e envolvente, com uma marcação bastante avançada, uma reposição muito rápida tanto no campo de defesa como no de ataque e uma obediência tática impressionante. Assim, eles abriram o placar logo na primeira etapa, numa cobrança de escanteio, e se aproveitaram do cochilo da defesa cruzmaltina no início do segundo tempo para ampliar. O time brasileiro até tentou uma reação, mas pouco conseguia criar no campo ofensivo. Cristovão promoveu algumas mudanças, o time conseguiu ficar mais com a bola, mas as chegadas ao gol eram bem remotas. Numa triangulação do ataque vascaíno, Alecssandro conseguiu diminuiu o marcador, dando esperanças a torcida. A equipe foi em busca do empate, até marcou outro gol, mas este foi corretamente anulado, e saiu de campo mesmo com a derrota. Início amargo e com o pé esquerdo para o Vasco.


Apesar do revés na partida de estreia na Taça Libertadores, o Vasco não tem motivos para se desesperar. Alguns problemas ainda afetam o clube neste início de temporada, tanto dentro como fora de campo. Os salários continuam atrasados, apesar da quitação de algumas parcelas. Os jogadores continuam abdicando das concentrações antes das partidas, um fato que é expressivo. Porém, mesmo com estes problemas, o elenco vascaíno é profissional, experiente e maduro suficiente para não levar estas questões para dentro de campo. Eu pelo menos acho isso.

Dentro de campo, outras dificuldades afetaram o cruzmaltino nesta estreia. O peso da volta a Libertadores depois de onze anos, apesar de um grupo bastante experiente. Com alguns desfalques, o time sentiu a falta de alguns pilares da equipe no ano passado. Fágner, destaque neste início de temporada, era um desafogo para a defesa, estava suspenso e não jogou, prejudicando também a criação de jogadas pelo lado direito. Seu substituto direto, Allan, estava machucado, assim como Rômulo, o principal homem de combate no meio-de-campo vascaíno. As peças de reposição fora colocadas no tabuleiro, mas sem a qualidade dos titulares, o que prejudicou muito o time. Melhores suplentes são necessários no elenco cruzmaltino.


Com todos os problemas existentes dentro e fora das quatro linhas, o Vasco segue seu caminho, sem motivos para desespero, é claro, pois ainda há uma longa estrada pela frente. O time foi mantido da temporada de 2011, tem entrosamento e muita qualidade, além boas peças de reposição em alguns setores. Porém, ainda faltam as demais peças para fechar um elenco que quer ir longe numa Taça Libertadores da América. O grupo é bastante difícil, pode ser até considerado o "grupo da morte" da competição. Mas todos nós sabemos que não existe jogo fácil se tratando de Libertadores, e nem tempo para lamentações. Apesar da derrota na estreia, o Vasco tem totais condições de avançar, mas é importantíssimo não tropeçar mais em casa. O próximo desafio é no dia 6 de março, contra o Alianza Lima, do Peru. Até lá, o Gigante da Colina tentará contornar os problemas extra-campo e se acertar também dentro dele, para enfim entrar de cabeça na competição mais importante das Américas e principal objetivo da equipe neste primeiro semestre.

3 comentários:

  1. oi gabriel,,novidade, em vez de colocar todos os parceiros em links e banners na barra lateral resolvi por somente uma imagem linkando rara todos os parceiros, assim dou destaque a vcs e ocupa menos espaço aqui. Diz algo. abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. VIP. - Os melhores do ranking ganham prêmios a cada mes. - http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html - Promoção quem fazer o cadastro ganha 5 dias de vip corram e faça sua conta - Como cadastrar : - Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha ! - depois é só vc logar, criar a equipe ! - Obs: Não precisa baixar Cadastrem ai galere, vamos la começar a jogar essa nova sensação da internet http://futmanager.com/futebol-online/a-c-genoa.html

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!