sábado, 19 de maio de 2012

O retorno do Futebol Na Veia - Libertadores e Brasileirão 2012


As mais calorosas saudações futebolísticas, caros amigos, parceiros e visitantes do Futebol Na Veia. Como alguns já puderam notar a algum tempo, o blog ficou por pouco mais de dois meses sem postagens novas, sendo a última publicada ainda em março. Pois bem, amigos, este blogueiro que vos fala vai tentar explicar a situação ocorrida.

No mês de março acabei entrando em uma nova fase da minha vida. Dei início a uma faculdade, estou cursando Administração, no 1º período. E, como já era de se esperar, a correria do dia-a-dia triplicou. Nos dias da semana, o trabalho e a faculdade me tiram todo o tempo, ainda mais que estou cursando em outra cidade, onde o deslocamento é mais demorado. Sendo assim, meu tempo para o blog ficou muito curto, ficando quase que impossível postar sobre assuntos relacionados ao futebol. Mesmo assim, aquela minha velha vontade e aquele antigo sonho ainda estão dentro de mim. Por isso, deixar o Futebol Na Veia de lado foi uma necessidade, porém deixá-lo acabar não está nos meus planos. Sendo assim, este teimoso blogueiro continua acompanhando (e muito) o futebol pelos quatro cantos do mundo e pretende continuar o blog, com dificuldades, é claro, mas sempre tentando fazer o melhor e deixá-lo o mais atualizado possível.

Então, acho que podemos dizer que o Futebol Na Veia está devolta!

Passado as considerações, explicações e esclarecimentos iniciais, vamos voltar a falar do assunto que mais importa aqui e que mais amamos: o futebol. E, especialmente nesta semana que se passou, tivemos fatos e competições que mexeram com clubes e torcedores pelo planeta. Vamos começar falando da abertura da fase de quartas-de-final da Taça Libertadores da América. Quatro confrontos de tirar o fôlego agitaram o meio de semana. O primeiro deles foi entre Libertad x Universidad de Chile, que acabou empatado em 1 a 1. Apesar do equilíbrio, o favoritismo é todo do time chileno, e aposto que, dentro de seus domínios, carimbe a vaga para as semifinais.


Talvez a partida mais esperada por nós brasileiros dentro desta fase foi entre Vasco x Corinthians. O pimeiro duelo do atual campeão e vice-brasileiros foi muito parelho, pegado e principalmente truncado, sem muitas emoções. Nitidamente jogando com o regulamento, o timão não quis se expor e segurou o 0 a 0, bom para as suas pretenções. Já o cruzmaltino lamentou a igualdade, porém comemorou não ter tomado gols dentro de casa. O técnico Cristovão Borges, na minha visão, está mexendo muito mal na equipe nas últimas partidas, e, se tivesse jogado melhor as boas peças que tem nas mãos, talvez tivesse conseguido um resultado melhor. A vaga está totalmente em aberto. Mas o Corinthians, jogando no Pacaembu, é o favorito e meu palpite para ficar com a vaga, apesar do duro duelo que os vascaínos prometem travar.

Nas duas partidas complementares, dois duelos entre brasileiros e argentinos, também muito travados. E os nossos hermanos acabaram levando a melhor nas primeiras partidas. Jogando em seus domínios, Boca Juniors e Vélez Sarsfield venceram Fluminense e Santos, respectivamente, pelo placar mínimo. O Boca, jogando em La Bombonera, foi ajudado com a expulsão de Carlinhos ainda na primeira etapa para bater o Flu, que podia ter saído com um prejuízo ainda maior. Sem Fred e Deco, o tricolor encontrou dificuldades, e promete encontrá-las também no jogo de volta. Porém, ainda acho que o time passa da fase, pois possui um plantel de jogadores mais qualificados.


Já a missão do peixe, ao meu ver, é mais dura. A equipe foi dominada e envolvida pelo Vélez, acabou perdendo e terá que jogar o que sabe no jogo da volta se quiser defender o título. Os argentinos anularam completamente as principais peças do peixe, Neymar e Ganso foram muito mal, e a defesa santista, que não é das melhores, acabou pagando o pato. Agora, jogando dentro de casa, o Santos terá uma missão complicada pela frente. Jogo duríssimo, mas ainda aposto nos meninos da Vila. Porém, a equipe não pode ficar sempre presa na dependência individual de seus jogadores, que quando não vão bem, a equipe também não vai.

Depois de falarmos da Libertadores, um assunto que não poderia ficar e fora de jeito nenhum é o início de mais um Campeonato Brasileiro. A 41ª edição da competição mais difícil do mundo tem sua rodada inaugural neste domingo, prometendo mais uma vez um equilíbrio fora do comum, muita emoção e uma disputa ferrenha pelo título mais uma vez. Porém, como já estamos acostumados, sabemos que teremos que esperar o final da participação das equipes brasileiras na Libertadores e o término da Copa do Brasil para adentrarmos de vez na disputa do Brasileirão, ver quem é quem mesmo e definir os objetivos das equipes dentro da competição.


Favoritos, candidatos a taça, as vagas continentais e ao rebaixamento sempre temos, mas devemos ter noção que o Campeonato Brasileiro é uma competição completamente distinta de qualquer torneio no planeta, onde tudo pode mudar a qualquer momento, surpresas surgirem e gigantes caírem. Então, nos resta avaliar e principalmente apreciar estas primeiras rodadas, já analisando jogadores e equipes, para então sim entrar de cabeça na disputa. Com certeza todos já estavam com muita saudade, até pelas últimas edições de Brasileiro, onde as disputas foram ferrenhas e o espetáculo foi completo. Seja muito bem-vindo e sinta-se a vontade, Brasileirão 2012!

3 comentários:

  1. Que bom que voltou Gabriel!
    Começando o Brasileirão, finalmente, e agora a Libertadores cada vez mais ficando decisiva

    SANGUE AZUL
    ------------------------------------
    Curta o Sangue Azul no Facebook!

    ResponderExcluir
  2. É bom tê-lo de volta, Gabriel. Estamos e estaremos sempre por aí, bronqueando!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  3. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!