domingo, 10 de junho de 2012

Eurocopa, Seleção Brasileira e Brasileirão

Nesta semana e também final dela tivemos muita bola rolando nos campos do Brasil e do mundo tanto envolvendo seleções como clubes, com a disputa do Campeonato Brasileiro, já que o calendário de competições nacionais da Europa já teve seu término.


Então vamos começar falando mesmo do futebol do velho continente. Nesta sexta-feira teve início mais uma edição da Eurocopa, uma espécie de "Copa do Mundo" das seleções europeias. A competição está sendo realizada em dois países simultaneamente, Polônia e Ucrania, e promete uma dsputa bastante interessante e acirrada pelo título. Já na primeira fase teremos confrontos muito expressivos, com clássicos entre grandes seleções. Os favoritos a taça são aqueles já tradicionais, como a atual campeão europeia e mundial Espanha, além de Alemanha, Holanda, Itália, Portugal, entre outras. Porém, aquele famoso animal que todos os amantes do futebol já conhecem pode dar suas caras, como já aconteceu na primeira rodada do torneio. Neste sábado, a Dinamarca fez seu crime contra a favorita Holanda, e já complicou os laranjas no "Grupo da Morte", que ainda tem Alemanha e Portugal, que fizeram o outro confronto do grupo, que terminou com vitória dos alemães. A Eurocopa é uma excelente oportunidade para nós brasileiros apreciarmos um futebol de boa qualidade e analisar os possíveis adversários da nossa seleção em 2014. A disputa promete ser muito boa, e vale muito a pena ficar de olho na competição.


Depois de falarmos das seleções europeias, vamos destacar a nossa seleção, que fez seu último jogo neste sábado da série de quatro amistosos agendados. E o "gran finale" ficou reservado para um dos maiores clássicos do planeta. Brasil x Argentina entraram em campo na cidade de New Jersey para mais um confronto entre os tradicionais rivais. Nós brasileiros jogamos com nossa seleção olímpica, repleta de jovens e promissores jogadores, enquanto nossos hermanos foram com força total, liderados pelo melhor do mundo Lionel Messi. O jogo prometia ser bom. Porém, acho que nenhum torcedor brasileiro nem argentino imaginou que o confronto seria como foi. Muito gols, disputa, equilíbrio e já tradicional rivalidade entre duas grandes escolas do nosso futebol, que proporcionaram um grande jogo.

Mano Menezes repetiu a escalação das partidas contra Estados Unidos e México, com duas mexidas. Rafael e Bruno Univi entraram nas vagas de Danilo e Tiago Silva, respectivamente. A partida teve seu início com o maior predomínio brasileiro das ações. Com uma marcação adiantada e sob pressão, nossa seleção conseguiu criar dificuldades ao adversário e chegava com facilidade ao ataque, com as rápidas investidas dos atacantes. Com isto, o gol saiu, mas não com alguma homem da frente. Rômulo aproveitou cobrança de falta e abriu o placar. Até aquela altura, a marcação brasileira estava encaixada, conseguindo anular as investidas de Messi e cia. Porém, dois erros fizeram a Argentina virar o jogo ainda no primeiro tempo. E os erros foram cometidos justamente em cima do melhor do mundo, que não perdoou e anotou os dois da virada hermana. O jogo era equilibrado, muito franco e com os ataques das duas equipes muito rápidos em cima das fracas marcações. Mesmo assim, o Brasil tinha mais o predomínio do jogo, mas acabou saindo derrotado na primeira etapa.


Veio o segundo tempo, e, sem alterações, a partida continou como na primeira etapa: muita movimentação, correria e equilíbrio. A nossa seleção sempre chegava com mais perigo. E, depois de estar apagado no começo de partida, o camisa 10 Oscar marcou o gol de empate, depois de tabela com Leandro Damião. Com o gol, a seleção foi mais pra cima ainda. Neymar e Hulk provocavam correria, Oscar aparecia para armar e os laterais ajudavam. O gol da virada foi sair num escanteio, que Hulk aproveitou. Com isto, a Argentina se lançou ao ataque, e logo empatou novamente, também em cobrança de escanteio. E, novamente como no primeiro tempo, a seleção deu uma única brecha para Messi, que mais uma vez não desperdiçou. Golaço do melhor do mundo, que definiu o jogo quase que sozinho e garantiu mais um triunfo argentino em cima do Brasil.


O saldo que podemos fazer deste período de quatro amistosos da seleção brasileira pode ser considerado positivo por alguns fatores. Pela primeira vez desde sua chegada, Mano Menezes teve um tempo considerado apropriado para poder fazer todo um trabalho de preparação com os jogadores, conhecendo melhor eles e ensaindo jogadas e posicionamentos. Isto é bastante positivo, e os efeitos dentro de campo já puderam ser vistos. Hoje, o Brasil, se ainda não possui uma "cara" totalmente definida, pelo menos já tem uma boa prévia de quem vai vestir a amarelinha daqui pra frente. Muitos podem dizer que esta seleção é olímpica, muito jovem e que não visa a Copa do Mundo ainda. Mas, se fizermos uma visão do futuro, veremos que a maioria destes jogadores que disputaram esta série de amistosos faz parte da seleção principal e tem grandes chances de estarem no Mundial de 2014. Os jogos serviaram também para os pontos fortes e fracos da seleção serem visualizados. O nosso ataque anda bem, com diversas opções, com características de bastante velocidade e objetividade. Porém, a defesa ainda necessita de muitos reparos. Por isso, esta preparação foi muito válida, e hoje o Brasil já surgi com um "algo a mais", com um melhor futebol e com uma nova cara, para jogar as Olímpiadas e continuar sua preparação visando a Copa.


Pra finalizar, nada melhor que falarmos do nosso tão popular Campeonato Brasileiro, que já está em sua quarta rodada. O começo da nossa maior competição ainda está em ritmo lento, com as equipes ainda buscando se arrumar e achar seu melhor futebol, em busca do título brasileiro. Já temos algumas equipes se destacando na parte de cima da tabela e depontanto como favoritas, mas muito coisa ainda vai e pode mudar, para melhor ou pior. As transações de jogadores continuam, a dança dos treinadores já está prestes a começar, e muita água por debaixo da ponte ainda vai passar. Neste final de semana teremos a realização da quarta rodada do Brasileirão, e, apesar da competição apenas estar no seu começo, é bom ficarmos de olho em nossas equipes, para evitar possíveis surpresas e já traçar os objetivos finais para dezembro, quando a competição termina. O bom mesmo é estar focado, pois, numa competição tão imprevisível e disputado como o Brasileiro, qualquer deslize pode ser fatal.

8 comentários:

  1. Bom dia Gabriel, muito bom seu blog!!!!

    Como escrevi no meu blog ontem, acho o futebol europeu pragmático e sem graça, só que, logico, não posso negar sua eficiência. Vão ter grandes confrontos e estou de olho neste torneio.

    Quanto a nossa seleção, achei um bom teste e que nossos meninos se comportaram muito bem, acredito que desta vez o título olímpico pode vir para o Brasil.

    Abraços!!!

    Jeferson Ribeiro Barbosa
    http://prorrogacaodarodada.net/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Gabriel, muito bom seu blog!!!!

    Como escrevi no meu blog ontem, acho o futebol europeu pragmático e sem graça, só que, logico, não posso negar sua eficiência. Vão ter grandes confrontos e estou de olho neste torneio.

    Quanto a nossa seleção, achei um bom teste e que nossos meninos se comportaram muito bem, acredito que desta vez o título olímpico pode vir para o Brasil.

    Abraços!!!

    Jeferson Ribeiro Barbosa
    http://prorrogacaodarodada.net/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabriel, vi no Face que você estava voltando. Seja bem vindo!
    Pode publicar minha foto com a blusa sim, sem problemas.

    E por falar em prêmios tem alguns rolando lá no Apenas um Ponto Esportivo, hoje estou aqui também para convidá-lo para a festa de 3 anos do blog, muitos convidados especiais escrevendo por lá e muitos prêmios na promoção de aniversário, você pode concorrer um audiolivro no valor de R$25,00 via Twitter ou uma mala de viagem da 3BRIO e 2 biografias do tenista Rafael Nadal ( livro Rafa, Editora Sextante)via Facebook/ Blog - te espero por lá. Não fique de fora da nossa festa!

    Contamos com você!
    Um abraço
    Rafaela.
    ( http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. Olá Sou do blog: http://futebolnas4linhas.wordpress.com/

    Adorei o blog!

    Quanto a seleção. Precisamos de um centroavante mais competente e volantes.

    O Brasileirão muito morno, temos que exigir times completos, jogos em horários alternativos. No sábado as 21h00 jogaram Palmeiras e Atlético e no domingo, clássico as 18h30 (em dia que não havia outros jogos na cidade de Sp). Ai é brincadeira!

    Lucas Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom? Muito bacana o seu blog. Também estou cubrindo e comentando A Eurocopa 2012. Depois passa lá no blog pra dar uma conferida.

    http://blogfutebolclube.com.br/

    Valeu, abs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostamos muito do seu blog, também temos um http://entrandoemcampo-com-elas.blogspot.com.br/ e gostaríamos de saber se você nos tornaria suas parceiras, porque o nosso blog é novo e não temos tantos seguidores.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o futebol é o esporte que os brasileiros são mais apaixonados, a paixão vem do berço com o incentivo principalmente da parte do pai, que normalmente acaba influenciando o filho a torcer para o time do coração dele. Isso faz com que a criança cresça com a vontade de assistir cada jogo do seu então time do coração e torcer para que a rede do adversário balance várias vezes.

    ResponderExcluir
  8. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!