sexta-feira, 27 de julho de 2012

Complemento da rodada do Brasileiro e as duas "faces" da seleção na estreia olímpica


A quinta-feira de futebol pelo Brasil teve como principal atração o complemento da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde três partidas foram realizadas, com uma vitória de um mandante, um empate e um triunfo de um visitante.

Vamos destacar primeiramente a partida que devolveu a liderança ao Atlético-MG. Jogando na Arena Independência, o galo bateu o Santos com tranquilidade e reassumiu a ponta na classificação. Com gols de Danilinho e Réver, os mineiros chegaram a impressionante marca de sete vitórias consecutivas e é o time a ser batido neste Brasileiro, estando numa fase excepcional. O peixe, ainda muito desfalcado, vai perdendo muitos pontos e despencando na tabela, mostrando toda a dependência em suas estrelas.


No Engenhão, o duelo entre Flamengo e Portuguesa já não prometia muita coisa, pela fase ruim das duas equipes. E foi isto que realmente aconteceu. Apresentando todas as suas deficiências e fraquezas, ambos tentaram, tiveram boas chances, mas não conseguiram movimentar o placar. O rubro-negro, que promoveu a estreia do técnico Dorival Júnior nesta partida, permanece buscando soluções para seu péssimo momento, soluções estas que parecem cada vez mais distantes das ideiais. A torcida protesta, e com razão, as tropeçadas da atual diretoria, que não consegue achar seu rumo. Enquanto isso, a equipe vai refletindo isso dentro de campo e também na classificação. Já a lusa não pode comemorar muito o empate, pois ainda deixa o clube na zona de rebaixamento.

Finalizando a rodada de meio de semana do Brasileirão, o Bahia foi até a Arena Barueri encarar o Palmeiras. E, apesar de ser pressionado por boa parte do jogo, acabou usando sua eficiência no ataque para conseguir uma importante vitória, sair da zona da degola e ainda passar o rival na tabela. Com dois gols de Souza, o tricolor baiano triunfou na estreia do técncio Caio Júnior e agora tenta se afastar de vez das últimas colocações. Já o Palmeiras segue muito irregular no campeonato, não consegue emplacar uma boa sequência de jogos e permanece beirando o Z-4.


Além do complemento da 13ª rodada do Brasileirão, a quinta-feira do futebol foi também de uma estreia muito aguardada. Mais precisamente em Londres, onde a Seleção Brasileira fazia seu primeiro jogos pelas Olimpíadas, em busca da inédita e tão buscada medalha de ouro. E a partida contra o Egito serviu para o torcedor brasileiro ficar, ao mesmo tempo, confiante e com algumas dúvidas em relação a este time que vai disputar a competição, buscando o único título que falta para o futebol brasileiro.

Isto porque a seleção de Mano Menezes mostrou duas caras totalmente diferentes nesta partida de estreia. Na primeira etapa, apesar do início com dificuldades, a "face" brasileira se apresentava bastante nítida, com muita velocidade, toques de bola rápidos e precisos e jogadas ofensivas agudas e envolventes, principalmente com o quarteto de ataque do time, que contou com Oscar na armação, Hulk e Neymar pelas alas e Leandro Damião dentro da área. Com isto, a seleção mostrou sua superioridade técnica e coletiva para logo abrir três gols de diferença no marcador, marcando com Rafael, Damião e Neymar. Assim, o time buscou controlar a partida e ditar seu ritmo, cadenciando, tranquilizando e tendo o controle do jogo até o fim da primeira etapa.


Porém, parece que outra equipe entrou em campo na etapa final. Um time com uma cara inversa do que foi apresentada no primeiro tempo. Parece que a equipe entrou com um excesso de confiança, com um clima que o jogo já estava decidido, relaxou e acabou tomando um sufoco desnecessário. Dois gols sofridos diante de um um fraco adversário, que, se tivesse mais qualidade, poderia ter complicao a vida da nossa seleção. As mexidas de Mano não surtiram efeito, a equipe continuou apática, mas, mesmo assim, conseguiu a vitória e estreiou com o pé direito nas Olimpíadas.

As conclusões e lições tiradas desta partida tem seus lados positivos e negativos. Positivos pelo futebol que o time apresentou na etapa inicial, utilizando as melhores características de seus jogadores e usando o coletivo para criar jogadas envolventes no ataque e marcar os gols, mostrando que a equipe tem sim potencial de sobra para chegar longe na competição. Porém, os pontos negativos devem ser levados em consideração, até para o aprendizado de todos. Podemos relatar que um dos problemas pode ter sido o tão famoso "peso" da estreia. Pois bem, esta conclusão só poderemos tomar na próxima partida.


Fato é que a equipe se perdeu na segunda etapa, entrou muito desligada e sem gana, e acabou sofrendo dois gols de uma equipe muito fraca. A defesa acabou se atrapalhando em lances fáceis, o meio errando passes bobos e a coisa quase complicou. Resta o técnico Mano Menezes colocar o time novamente nos trilhos para o jogo de domingo, contra a Bielorrúsia. Se for assim, o time tem tudo para vencer com tranquilidade e continuar seu caminho rumo ao ouro olímpico, porque time temos de sobra para ganhar esta medalha inédita. Só não podemos dar este mole novamente.

2 comentários:

  1. Excelente Gabriel! Prefiro ler os seus comentários do que qualquer outro jornal de esportes.... Um abraço,

    Guilherme da Luz

    ResponderExcluir
  2. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!