segunda-feira, 30 de julho de 2012

Escassez de gols e alterações na parte debaixo da tabela


Depois de três partidas realizadas na noite de sábado, mais sete jogos no domingo fecharam a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. E, nestas partidas, os poucos gols e o equilíbrio (salva uma exceção) predominaram, fazendo com que a tabela de classificação ao término desta rodada não tivesse bruscas alterações nas primeiras colocações, diferentemente das últimas posições, onde houve uma "troca de cadeiras" entre as equipes e colocações.

Neste domingo, ao todo, tivemos três empates com os placares zerados, coisa até difícil de se acontecer no Brasileirão. No Pituaçu, o Bahia como sempre contou com o apoio de sua torcida, mas não saiu da igualdade contra o Corinthians. Ambos proporcionaram um jogo bastante fraco tecnicamente e não mereceram a vitória. Os baianos seguem na degola e o timão no meio da tabela, ficando naquele "meio termo", se vai mesmo engrenar ou vai ser apenas um mero figurante no campeonato. Um pouco mais movimentado, mas nem tanto assim, Sport e Atlético-GO se enfrentaram na Ilha do Retiro, porém, também não saíram do zero. Apesar de ter mais o domínio do jogo, os donos da casa esbarraram na forte marcação adversária e permanecem beirando o Z-4, como os goianos, que permanecem dentro dele.


O outro 0 a 0 da rodada teve mais emoção, disputa e polêmica. O jogo entre o líder do campeonato contra o terceiro colocado prometia muito no Engenhão. Fluminense e Atlético-MG queriam aproveitar o tropeço do Vasco para se assumirem a briga pela ponta. Com o galo melhor na primeira etapa, tendo mais a bola e criando boas chances, e com o tricolor mais ativo no campo ofensivo no segundo tempo, a partida veio por terminar com um lance que causou e ainda vai causar bastante polêmica: já no final de partida, Fred recebeu na frente, driblou Victor e empurrou para as redes, mas o lance acabou sendo anulado, devido a um impedimento que não aconteceu. Muita reclamação dos tricolores, e alívio para o alvinegro. Ambos seguem na mesma situação na tabela de classificação. E o Vasco agradece.

Quem saiu do zero e com grande estilo, se recuperando e dando um alívio na pressão foi o São Paulo, que recebeu o Flamengo no Morumbi e acabou goleando. A partida, que marcava a volta do goleiro Rogério Ceni debaixo das balizas tricolores, acabou sendo amplamente dominada pelo time da casa na primeira etapa, que abriu dois gols de diferença, com um adversário perdido em campo. No início da etapa final, Luís Fabiano marcou novamente e ampliou. As mexidas de Dorival Júnior surtiram resultado, e fizeram o Fla melhorar, tendo mais a bola no campo de ataque e marcar seu gol de honra. Porém, a fragilidade da defesa rubro-negra continuou, e Jadson fechou a conta. Resultado que pode ajudar e muito o São Paulo a embalar uma sequência de bons resultados no campeonato e subir na tabela, almejando as primeiras colocações. Já o Flamengo permanece em situação delicada, com um equipe muito fraca e que parece não ter reação.


O Cruzeiro é outra equipe que tenta engrenar de vez na competição nacional. E deu mais um passo para isso. Jogando em casa, o time derrotou o Palmeiras e encostou de vez no G-4. Contando com uma boa atuação principalmente no primeiro tempo, a raposa marcou duas vezes com o atacante Borges. Barcos ainda diminuiu para o alviverde, que tentou uma reação na etapa final, mas ficou por isso mesmo. O time celeste está a um ponto da zona da Libertadores, e agora busca a regularidade, enquanto o verdão ainda busca se encaixar para sair da zona da degola.

Pra fechar, dois duelos envolvendo equipes do meio da tabela e também da parte debaixo dela. O Santos acabou encerrando o jejum de quatro jogos sem vencer contra a Ponte Preta. Jogando na Vila Belmiro, o peixe venceu no aperto e conseguiu sair do Z-4. Depois de abrir o placar na primeira etapa, o time campineiro empatou, mas Miralles, no final do jogo, garantiu o triunfo. Quem também voltou a vencer e deixou a zona de rebaixamento com a vitória foi a Portuguesa, que bateu o Náutico por 3 a 1 e busca agora se manter longe dela. Já o rival vê o adversário se igualar no número de pontos na classificação.

6 comentários:

  1. Destaco o retorno de Ceni, a lerdeza do Flamengo e o bandeirinha que roubou a cena no Engenhão. Creio que esteja na hora de rever esse tal de impedimento, mas agora com o chip, a FIFA só pensa nisso depois de 2100!!!

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Ae Gabriel blz? bem legal o blog
    Tambem tenho um, sobre os quatro grandes paulistas. Entra lá deixa um comentário sobre o que achou. Posto quase todos os dias.
    www.grandespaulistasfutebol.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      muito obrigado por acessar meu blog, esteja a vontade para entrar quando quiser.
      Vamos fazer uma parceria sim, se puder se cadastre como seguidor do blog para trocarmos mais informações
      Abraços

      Excluir
  3. Enquanto os times brasileiros não entram na Sul-Americana acompanhamos o Campeonato Brasileiro, parabéns pelo blog! Você também pode acompanhar os primeiros jogos dos times sul-americanos com a gente :)

    ResponderExcluir
  4. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir
  5. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar as redes de proteção adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!