terça-feira, 10 de julho de 2012

Especulações, confirmações, promessas e expectativas: O mercado esquenta pelo país


Até então ele estava calminho, quieto no seu canto, bem tímido. Porém, nos últimos dias, com a abertura da janela de transferências para o futebol brasileiro, o já tão conhecido, badalado, precioso e também muito enganoso mercado da bola ganhou um destaque todo especial dentro dos bastidores dos nossos clubes, com muitas especulações, propostas e muitos interesses em jogo, todos eles pensando no futuro das equipes para o restando desta temporada.

Já nestes primeiros dias de janela de transferência já tivemos muitas mudanças e transações de jogadores para dentro e também fora do nosso país. E os nossos principais times são os protagonistas de todas estas "mexidas" no mercado, visando principalmente melhorar suas equipes para a disputa do Campeonato Brasileiros, onde temos que lembrar que um elenco forte é essencial, pois se trata de uma competição muito longa e difícil, que vai até dezembro. Então, todos que almejam uma boa classificação no término do torneio e que querem passar as férias do final de ano "numa boa" devem estar sempre de olho neste mercado de grandes jogadas e especulações fora das quatro linhas.

Vamos destacar aqui as principais transações dos clubes brasileiros, onde houveram trocas entre si e também a chegada de jogadores vindos de fora. Um exemplo de aquisição feita por um time do país dentro do Brasil é o Atlético-MG, que trouxe para si o ótimo e experiente goleiro Victor, ex-Grêmio. Por sua vez, o tricolor se reforçou em outros setores, com dois jogadores já bastante rodados. Chegaram ao Olímpico o lateral-esquerdo Fábio Aurélio e o meia Elano, que veio do Santos, onde não vivia boa fase. Este primeiro pode ser considerado uma contratação muito arriscada, pois Fábio sempre viveu com muitos problemas de lesões. Falando no peixe e no tricolor gaúcho, a troca envolvendo Elano trouxe o atacante Miralles para a Vila Belmiro. E, se o Santos trouxe um homem de frente, acabou perdendo um do mesmo setor. Borges, que assim como Elano não estava vivendo uma boa fase no peixe, acabou negociado com o Cruzeiro. Para a raposa, uma ótima contratação, que vai fortalecer ainda mais o setor ofensivo da equipe. Aliás, o time celesta ainda trouxe mais dois reforços: o lateral-direito Ceará, ex-Internacional e que veio do futebol francês, e o meia Martinuccio, ex-Fluminense e que estava no Villarreal.

Partindo para o Rio de Janeiro, uma das contratações de mais destaque desta janela: o holandês Seedor, depois de muita especulação, finalmente foi contratado pelo Botafogo e já irá começar a treinar nos próximos dias. Aquisição de excelente qualidade por parte do alvinegro, que dispensa comentários pelo seu currículo e história. Se estiver bem fisicamente, ajudará (e muito) o time de Oswaldo de Oliveira, que, por sua vez, acabou emprestando o uruguaio Loco Abreu ao Figueirense até o final do ano que vem.  Já pelas bandas da gávea, as novidades são menos badaladas. Chegam ao Fla o meio-campo Cáceres, ex-Libertad, e o lateral-esquerdo Ramon, ex-Corinthians. Peças boas para setores muito carentes da equipe, que ainda corre atrás de um camisa 10. Muitos boatos envolvem a contratação de Diego e Riquelme, sonhos da diretoria. Porém, nada ainda está concretizado. Fato é que o rubro-negro deve trazer reforços, se quiser fazer bonito no Brasileirão. Os rivais Vasco e Flu foram mais modestos nas contratações. O cruzmaltino trouxe o lateral-esquerdo William Matheus, ex-Bahia, e o volante Wendel, ex-Cruzeiro e Santos, e que retornou da Arábia Saudita. Já o tricolor, por enquanto, não se mexeu em relação a reforços.

E, assim como o Fluminense, os rivais Palmeiras e Corinthians, até o momento, não apresentaram novidades. Já o Internacional, a exemplo do Botafogo, teve bastante destaque, tudo por conta da contratação de um estrangeiro com bastante nome no futebol mundial. O atacante uruguaio Forlán, eleito o melhor jogador da última Copa do Mundo, acertou com o colorado e foi recebido como muita festa no Beira-Rio. Mais um jogador de muito renome jogando no nosso país, o que é muito interessante, pois, de uma forma ou outra, eles acabam atraindo ainda mais os olhos de todo o mundo para as nossas competições, que, se já eram muito boas, tendem a ficar ainda melhores. E isto por conta da competência de nossos clubes e do agitadíssimo mercado da bola no Brasil, que promete ainda muitas surpresas, especulações, confirmações e decpeções até o seu fechamento. Enquanto isso, ficamos aguardando o final de intermináveis novelas, esperando sempre o melhor para o nosso futebol, melhorando o nível dos nossos campeonatos e, como consequência, proporcionando um melhor espetáculo ao torcedor.

2 comentários:

  1. O mercado está quente mesmo xará e destaco as contratações do Seedorf e do Forlán, que sem dúvidas são as principais. E podemos ainda ter Riquelme que interessam a Flamengo e Cruzeiro, segundo as especulações.

    Lateral Ramon, que estava no Corinthians, é apresentado no Flamengo
    http://migre.me/9RMua

    Opinando: Critiquem o Felipão agora
    http://migre.me/9RMyx

    Grandes Estádios: Ep.14: Estádio da Luz, Lisboa-POR
    http://migre.me/9RMwY

    ResponderExcluir
  2. Parabens por este blog esportivo, gostei das materias de futebol, legal mesmo.
    um grande abraço de um leitor.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!