domingo, 5 de agosto de 2012

Seleção olímpica nas semifinais e resumão do Brasileirão


Este final de semana que se passou foi marcado por uma agenda cheia nos gramados do nosso país e também em Londres, onde estão sendo disputados os Jogos Olímpicos. Então, nada melhor que um resumão sobre tudo que se passou pelos campos, onde a bola rolou e a rede balançou com bastante frequência.

Vamos começar falando da nossa seleção brasileira, que, mesmo no sufoco, passou por Honduras e chegou às semifinais da Olimpíada. A partida prometia até um domínio brasileiro e uma vitória teoricamente tranquila, mas, dentro de campo, a história foi bem diferente. Mano Menezes promoveu duas alterações na equipe titular: o goleiro Gabriel e o atacante Leandro Damião permaneceram na equipe depois da vitória sobre a Nova Zelândia e carimbaram sua vaga dentro dos onze jogadores. E, mesmo com estas mudanças, mais uma vez o Brasil pecou na defesa, e acabou sofrendo o primeiro gol logo no início de jogo. Com um adversário muito bem postado, que não jogava apenas para se defender, mas também para incomodar a retaguarda brasileira, nossa seleção teve muitas dificuldades de imprimir seu jogo e chegar perto do gol. Apenas depois da expulsão de um jogador hondurenho (que cometeu duas faltas num intervalo de menos de um minuto) é que o time começou a se soltar e criar oportunidades. Ainda assim, o gol de empate só veio no término da primeira etapa, quando Damião, mais na raça do que na técnica, empurrou de carrinho para as redes.


O segundo tempo veio e o Brasil se jogou para o campo de ataque, buscando marcar logo no início. Porém, o inverso aconteceu. Assim como na etapa inicial, a seleção de Honduras não ficou assustada por estar com um jogador a menos dentro de campo e continuou jogando da mesma forma, atacando a nossa seleção. E foi assim que o segundo gol veio, depois de mais uma cochilada da zaga canarinha. Mesmo nesta situação, um ponto positivo do Brasil foi ter mantido a calma mais uma vez em uma situação de dificuldade, e o segundo gol veio naturalmente, com Neymar, que converteu penalidade sofrida por Leandro Damião. Aliás, estes dois que estavam fazendo a diferença no campo ofensivo brasileiro, já que Hulk estava sumido e Oscar tentava, mas não conseguia repetir as atuações anteriores. E foi mais uma vez com o nosso camisa 9 que a virada veio. Usando de sua principal característica, Damião girou e bateu no canto do goleiro hondurenho, fazendo a seleção ficar pela primeira vez com a vantagem no marcador.

Depois disso, Mano Menezes colocou Lucas na partida, o time ficou mais veloz no ataque, criou algumas chances, mas não conseguiu aumentar. Enquanto isso, a zaga segurava o ímpeto do adversário, que ainda teve mais um jogador expulso. Vitória brasileira no sufoco, mas que valeu a classificação às semifinais dos jogos. Agora, o Brasil terá pela frente a Coreia do Sul, onde irá buscar a vaga na final da Olimpíada, para quem sabe confirmar a medalha de ouro inédita. A vitória e a classificação contra Honduras veio na base do sufoco, coisa que ninguém esperava. O time continua com alguns "velhos" problemas, como a defesa e suas laterais, sobrecarregando os volantes. Mesmo assim, o ataque continua se mostrando bastante entrosado, envolvente e decisivo quando tem que ser, mostrando muita tranquilidade e frieza para decidir no momento certo. O ouro parece estar cada vez mais perto.


Depois de falarmos da Olimpíada, destacamos aqui mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, a 14ª da competição, onde tivemos como grande destaque as vitórias dos primeiros colocados, mais uma vez. Tivemos uma partida que acabou sendo adiada, entre Flamengo x Atlético-MG. Com isso, o segundo colocado, Vasco, tinha a oportunidade de assumir a liderança provisoriamente. Porém, o time da Colina, jogando em casa, acabou não aproveitando a chance. Errando muito, os vascaínos não saíram de um empate sem gols contra o Corinthians, numa partida bastante truncada. Quem agradeceu foi o Fluminense, que foi até o Couto Pereira e bateu o Coritiba, se aproximando do vice-líder e se consolidando mais ainda no G-4.

Outro tricolor que continua embalado e firme na zona da Libertadores é o Grêmio, que venceu bem o Bahia dentro de casa e não deu brechas aos adversários. Mesmo assim, seu rival, Internacional, se manteve na cola, somente um ponto atrás do quarto colocado. O colorado conseguiu uma importante vitória contra o Palmeiras e não deixou os times da frente desgarrarem. São Paulo e Botafogo também venceram e continuam a caça pelo G-4. O tricolor paulista venceu o Sport no sufoco dentro do Morumbi e agora busca seguir com as vitórias para entrar na zona. Já o Botafogo foi até o Serra Dourada no sábado e venceu de virada o Atlético-GO, contando com o primeiro gol do holandês Seedorf com a camisa do clube, numa linda cobrança de falta.


Quem destoou um pouco foi o Cruzeiro, que acabou surpreendido em casa. Mais uma vez a Ponte Preta aprontou pra cima de um grande e fez o time celeste cair na classificação. Falando agora da parte debaixo da tabela, a Portuguesa recebeu o lanterna Figueirense no Canindé e venceu pelo placar mínimo, se afastando ainda mais das últimas colocações e afundando ainda mais o time catarinense. Pra fechar, o Santos continua na sua péssima fase. Foi até o Recife e acabou derrotado pelo Náutico, permanecendo na rabeira da zona de rebaixamento. No meio da semana tem mais Brasileirão, com a realização da 15ª rodada.

CONFIRA! : Recomendo a todos os parceiros, visitantes e apreciadores do Futebol Na Veia a fazerem uma visita no mais novo blog sobre goleiros, o "Paixão pela Um". O autor é meu caro irmão, Lucas Campi, que vai abordar os mais variados temas referentes a mais árdua posição dentro do futebol. Os posts já começaram a ser divulgados, e o primeiro deles destaca um tema bastante discutido nos últimos dias: o posto de camisa 1 na nossa Seleção Olímpica. Fica aqui a dica. Vale a pena conferir! "Paixão pela Um".

3 comentários:

  1. Tomara que nossa seleção consiga o ouro, né!
    Espero tua visita em meu site, se quiser fazer troca de links, estamos ai.
    www.elaeofutebol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    pelo nível dessa olímpiada o Brasil tem sim obrigação de conquistar o ouro. Sei que futebol não é matemática, mas o Brasil é superior que seus adversários em tudo que é quesito, mas é preciso foco. A soberba é o nosso maior adversário.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa seleção passou sufoco, só conseguiu marcar com um a mais em campo... mas o outo está cada vez mais próximo, mesmo com os problemas no time. E a rodada sem dúvida foi de Grêmio e Fluminense, que entraram de vez na briga pelo título.
    abraços!

    http://paixaopelaum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!