domingo, 30 de setembro de 2012

Recuperações e tropeços abrindo a 27ª rodada do Brasileirão

O sábado que acabou de se passar foi marcado pela abertura de mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. A 27ª da competição contou com cinco partidas neste data. E podemos destacar entre elas recuperações de equipes tanto da parte de cima da tabela como da parte debaixo, além de tropeços das equipes que lutam pelas primeiras colocações.


Com isso, vamos começar destacando as recuperações. No Rio de Janeiro, o Vasco recebeu o Figueirense buscando a reconciliação com as vitórias depois de dois jogos. E, com o apoio de sua torcida, a vitória voltou a bater na porta de São Januário. Numa partida onde o cruzmaltino foi melhor durante os 90 minutos, se impondo como dono da casa e pressionando o rival com muitas finalizações e chances de gol, o time acabou contando com a estrela do maestro Juninho Pernambucano, que deu duas assistência e marcou o seu na vitória por 3 a 1. Assim, os cariocas já garantiram a manutenção do seu lugar no G-4 para esta rodada, e agora ceca os rivais para ficar mais tranquilo.

Marcelo Oliveira optou por colocar Felipe e Juninho para jogarem juntos, e o resultado acabou sendo que imediato: o desempenho do time aumentou consideravelmente. Outras alterações também contribuíram para este fato, coisa que deixa os vascaínos mais confiantes para o término do Brasileirão. Já a situação do Figueirense se complica ainda mais. Depois de conseguir uma boa sequência de resultados e já vislumbrar uma possível saída do Z-4, a equipe volta a sofrer resultados negativos, e vê o cerco se fechar ao passar de cada rodada.

 
Nos Aflitos, o Náutico recebeu o Atlético-GO com o objetivo de se reabilitar depois da última rodada. E, mais uma vez usando seu estádio como um verdadeiro alçapão, o timbu passou por cima do lanterna e consolida ainda mais sua posição longe da zona da degola. Novamente o atacando Kieza foi o destaque, marcando os dois gols da vitória. Os pernambucanos estão sendo fatais dentro de seus domínios, fazendo uma vítima por atrás da outra. Porém, o desempenho fora de casa atrapalha e muito voos mais altos. O dragão continua afundado na lanterna.

Fechando a lacuna de "recuperações" deste sábado, destacamos o Palmeiras, que conseguiu sua segunda vitória sob o comando do novo técnico Gilson Kleina e vai remando rumo a saída do Z-4. Jogando no Pacaembu e com o apoio maciço da torcida, o verdão contou com a atuação presente de seus dois principais jogadores para vencer a Ponte Preta. O artilheiro Barcos marcou os dois primeiros gols, e Marco Assunção fechou a conta. Jogando na base da garra e da vontade, o porco vai caminhando e conseguindo objetivos jogo por jogo, sempre pensando em sair de vez da degola. O desempenho da equipe já melhorou com Kleina no comando, fato que deixa até uma dúvida no ar: será que com Felipão seria assim? Pois bem, não sabemos. Já a Ponte acaba por perder sua invencibilidade neste segundo turno, e permanece no meio da tabela.


Depois das recuperações, destacamos agora dois tropeços envolvendo equipes da parte de cima da tabela. Uma delas é o vice-líder Atlético-MG, que foi até o Canindé e não passou de um empate com a Portuguesa. Depois de sair atrás do marcador, o galo empatou com Bernard, mas não conseguiu se acertar e chegar a vitória. Assim, os mineiros seguem com sua sina nestes últimos jogos, com uma queda de produção e desempenho visíveis, que deixam a equipe mais longe do título brasileiro. Com um jejum de vitórias, o time pode ver o Fluminense abrir sete pontos na liderança neste domingo, fato este que pode deixar as coisas muito complicadas. A Portuguesa segue tentando se livrar de vez do risco de rebaixamento.

Pra fechar este giro pelo sábado do Brasileirão, destacamos o duelo entre duas equipes que ainda almejam uma vaga no G-4, mas que não passaram de um empate sem gols. Jogando em Varginha, Cruzeiro e Internacional até tentaram, mas não conseguiram balançar as redes, num jogo onde os mineiros saíram reclamando muito da arbitragem (por conta de um lance de penalidade). O resultado acabou sendo bastante ruim para ambos. O Cruzeiro ficou mais distante ainda da zona da Libertadores, depois da vitória do Vasco, que agora abriu onze pontos de diferença do rival. Mesmo com algumas estreias, a raposa não foi eficiente para balançar as redes. Já o Internacional pode ver os rivais abrirem mais vantagem ainda na frente, e, a exemplo do Cruzeiro, viu a distância para a entrada no G-4 aumentar mais ainda.

Um comentário:

  1. O futebol é um esporte fantástico nenhuma modalidade esportiva passa a mesma emoção para a sua torcida, não existe palavras para explicar a sensação que um torcedor sente ao ver um chute certeiro estufar a rede adversaria em uma final de campeonato.

    ResponderExcluir

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!