terça-feira, 16 de outubro de 2012

Faltam oito: Sem surpresas e muita coisa se encaminhando para a definição


Como o tempo anda bastante curto e com mais uma rodada do Brasileirão prestes a começar neste meio de semana, fazemos agora um resumão do que de mais relevante aconteceu na 30ª rodada, que foi disputada no último final de semana, que foi caracterizada por manter uma "lógica", sem grandes surpresas, e principalmente com as posições e disputas na tabela andando para uma definição antes mesmo do término geral da competição. Faltando oito rodadas para o fim do campeonato, as coisas se encaminharam como o previsto nesta rodada.

Na briga pelo título, o Fluminense manteve a ampla vantagem de nove pontos na liderança ao bater a Ponte Preta, num jogo sofrido para o tricolor e com uma arbitragem muito, mas muito polêmica, que podemos dizer que influenciou diretamente no resultado. Lamentavelmente mais uma vez os juízes brasileiros estão sendo protagonistas (no mau sentido, infelizmente), e estão por cometer erros graves que acabam beneficiando e prejudicando as equipes. Fato é que os cariocas podem nestas duas próximas rodadas confirmarem de vez o título. De uma vez só, enfrentam Grêmio e Atlético-MG. E, mesmo se perderem os dois jogos, a distancia permanece boa. Caso contrário, já podemos colocar definitivamente a faixa no peito dos jogadores e torcedores do Flu. Falando no galo, a equipe mantém o sonho, depois de suar muito a camisa para bater o desesperado Sport. Porém, está mais do que evidente que é um caso quase que impossível do time mineiro tirar a taça dos tricolores.

Assim como a disputa do título, as quatro vagas para a Libertadores já parecem estar bem encaminhadas. Além de Fluminense e Atlético-MG, o Grêmio, mesmo tropeçando na última rodada, cedendo o empate no final de partida para o Botafogo, já se consolidou neste grupo. A mudança neste grupo aconteceu justamente nesta rodada, mas esta já era mais do que esperada e anunciada a um tempo. O São Paulo, depois de vencer com facilidade o Figueirense, tirou a vaga do Vasco, que perdeu mais uma partida, desta vez para o Santos, e abocanhou  o quarto lugar. Nesta altura do campeonato, o tricolor paulista vem muito embalado, enquanto seu adversário direto vive um momento de queda brusca (que se iniciou ainda no final do primeiro turno). Assim, a vaga deve ficar mesmo pelo lados do Morumbi. Internacional, Botafogo e Cruzeiros, os considerados "reis da irregularidade", já dão quase um adeus para o sonho da vaga, depois de passarem mais uma rodada sem vencer.

Falando agora da zona de rebaixamento, as coisas andam de mal a pior para os quatro times da degola. Tirando o Atlético-GO (que conseguiu uma vitória considerada heroica sobre o Internacional), todos os membros do Z-4 foram derrotados. As situações de dragão, Figueirense, Palmeiras e Sport parecem já definidas, com estes não tendo mais forças para se recuperar. A distância para a última equipe fora da zona é grande, e a cada rodadas as derrotas vão se acumulando. Desespero é a palavra certa para a situação, que parece irreversível. O campeonato deve acabar de forma trágica para estes quatro times.

A rodada que se passou foi de afirmações, conclusões e encaminhamento das definições do campeonato, tanto em cima como embaixo da tabela de classificação, que não deve ter grandes mudanças até a última rodada. As duas próximas rodadas serão mais do que decisivas para definir de vez o futuro de quase todas das vinte equipes do Brasileirão. Sendo assim, ficaremos de olho, porque, mesmo com esta previsibilidade notória, sabemos que, se tratando de Campeonato Brasileiro, tudo pode mudar de uma hora para a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos bem-vindos ao Futebol Na Veia. Aqui, todos são livres para expor suas opiniões, independentemente qual seja ela, desde que elas sejam feitas com coerência e passividade. Os comentários não são moderados, então pedimos o bom senso de todos. Fiquem a vontade para comentar. Muito obrigado e voltem sempre!